5 destinos pelo mundo em que o português é o idioma oficial

Por: Redação

O português é falado, total ou parcialmente, em pelo menos dez países como primeira língua ou como herança dos tempos em que essas nações faziam parte da Coroa Portuguesa. Esses países compartilham com o Brasil, além do vocabulário, tradições culturais, costumes e riquezas que os tornam ao mesmo tempo irmãos de origem e únicos no modo como adaptam suas influências.

E os brasileiros gostam de falar a própria língua quando estão fora do país. De acordo com uma pesquisa do buscador momondo, 37% dos viajantes nacionais tratam logo de puxar conversa quando percebem que há alguém falando português.

Pensando nisso, preparamos uma lista só com destinos onde o idioma é falado. Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e, claro, Portugal, fazem parte da seleção rica em cultura, belezas naturais e variedades de sotaque. Confira abaixo:

Cabo Verde

Crédito: Getty Images/iStockphotoPraia de Santa Mari, na ilha do Sal, em Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde fica a 570 km da costa da África Ocidental, no meio do oceano Atlântico. Formado por dez ilhas vulcânicas, foi importante rota de navegação entre Europa, Índia e Austrália. Tornou-se independente de Portugal em 1975. Atualmente, sua população é de aproximadamente 550 mil habitantes.

Conhecidos por sua hospitalidade, o povo cabo-verdiano tem verdadeira paixão pela música e alguns gêneros próprios do país, como a moma e o funaná, ganharam o mundo. Boa parte do território é deserto. As principais cidades são Mindelo, Santa Maria, Santa Cruz, São Filipe e a capital Praia. Um dos pontos turísticos mais populares é o Pico do Fogo, um vulcão ativo de quase 3 mil metros de altura. Outros locais que valem a visita são a Ilha do Sal, Tarrafal, Boa Vista e Santo Antão.

São Tomé e Príncipe

Crédito: Getty Images/iStockphotoForte de São Sebastião, na ilha de São Tomé

As ilhas de São Tomé e Príncipe foram descobertas por navegadores portugueses no século 15e se tornaram um estado insular em 1975. Situadas junto à linha do Equador, cada ilha possui uma capital administrativa. A população é de aproximadamente 197 mil habitantes e as principais cidades são Santo Amaro, Neves, Santana e as capitais São Tomé e Santo Antônio.

A ilha do Príncipe foi declarada Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco em 2011 e é praticamente inacessível. É São Tomé que atrai a maioria dos visitantes, com suas belas e variadas paisagens naturais, que incluem praias de areia dourada, palmeiras e quedas d’água.  Outras atrações imperdíveis são as históricas roças de São Tomé, o pequenino e paradisíaco Ilhéu das Rolas, o Forte de São Sebastião, o Pico Cão Grande e o Parque Natural Ôbo.

Guiné-Bissau

Crédito: IBAP - en Haut !Vista aérea Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão

Primeira colônia portuguesa no continente africano a ter sua independência reconhecida por Portugal, a pequena Guiné-Bissau encanta os visitantes com seus arquipélagos, parques nacionais e belas praias. Apesar do histórico de instabilidade política, o país possui boa infraestrutura para receber turistas, especialmente em regiões populares como o Arquipélago dos Bijagós e o Parque Marinho João Vieira.

A população é de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes e as principais cidades são Bafatá, Gabú, Bissorã, Bolama e a capital Bissau, conhecida por suas festas e fortes tradições culturais. Por lá, o patrimônio histórico reflete bem a herança da colonização portuguesa.

Moçambique

Crédito: Getty Images/iStockphotoPraia de águas cristalinas no arquipélago de Bazaruto, em Moçambique

Situado no sudeste da África, Moçambique conquistou sua independência de Portugal em 1975 e hoje é uma das joias culturais e naturais do continente africano. A capital Maputo é bastante visitada por europeus, especialmente portugueses. A população do país é de aproximadamente 26 milhões de habitantes e outras cidades importantes são Matola, Beira, Nampula e Chimolo.

Banhada pelo oceano Índico, a costa moçambicana é repleta de praias de águas limpas, em especial as mais distantes dos centros urbanos. É o caso da província de Cabo Delgado, das ilhas Quirimbas e da província de Inhambane, com o lindo arquipélago de Bazaruto. Para quem gosta de ecoturismo, o país é uma ótima opção pois possui vários parques nacionais. Um dos mais populares é o Parque Nacional da Gorongosa, onde é possível fazer safaris de jipe e caminhar por entre belas cascatas.

Portugal

Crédito: Getty ImagesTorre de Belém, um dos cartões-postais de Lisboa

O país responsável por tantos povos falarem a língua portuguesa está, merecidamente, entre os 20 mais visitados do mundo, recebendo mais de 13 milhões de turistas estrangeiros por ano. E não é por menos. Com uma geografia abençoada, história riquíssima, gastronomia invejável, povo mais que acolhedor e tantas outras qualidades, Portugal possui incontáveis Patrimônios Mundiais: dos centros históricos de cidades como Évora, Guimarães e Porto, a monumentos espetaculares como o Palácio Nacional da Pena em Sintra e a Torre de Belém na capital Lisboa.

Com uma população de aproximadamente 10 milhões de habitantes, o país ainda tem praias, parques nacionais, paisagens naturais e sol praticamente o ano todo. As principais cidades são a capital Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto e Cascais. Alguns dos destinos turísticos que não podem faltar numa visita a Portugal são Algarve, Fátima, Madeira, Serra da Arrábida, Açores e Vale Douro.

Compartilhe:

Tags:#Mundo