5 dicas para quem quer alugar um motorhome nas próximas férias

Uma ótima opção para quem gosta de maneiras diferentes de viajar

Por: Redação

Nos últimos anos, viajar (e até mesmo viver) de carro virou tendência e não faltam referências de viajantes exibindo seus “quintais” extraordinários nos mais diferentes cantos do mundo. Eu mesma vivi em um carro por cerca de três anos e conheci boa parte do Brasil e 57 países desfrutando do conforto de ter um lar sobre rodas para chamar de meu.

Crédito: Arquivo pessoalMaria e Plácido viajando com seu motorhome pela Chapada Diamantina (BA)

Mas não são só os famosos nômades digitais que podem fazer uma viagem desse tipo e, em alguns países, o uso dos veículos recreacionais já é popular há um tempão! Sendo assim, se nas próximas férias você quiser ter o gostinho de passar uma temporada vivendo sobre rodas, as dicas desse artigo são para você! Aqui listo cinco dicas para quem quer alugar um motorhome nas próximas férias.

Nos países em que o uso de motorhomes é comum, a oferta de veículos é muito grande, com diversos modelos e opções que se adequam às necessidades dos mais diferentes tipos de viajantes. Alguns exemplos de onde você vai encontrar vans e motorhomes para alugar: Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, Austrália, Nova Zelândia. Aqui na América do Sul também já vi viajantes usando vans alugadas e no Brasil esse mercado começa a aparecer.

1 – RENT RV

Normalmente, no exterior, a forma mais popular de se referir a esse tipo de veículo é RV, então busque por RENT RV  + o lugar que vc vai. Por exemplo RENT RV CALIFORNIA.

Você vai ver que tem muitas opções de locadoras e você poderá pesquisar quais são os modelos disponíveis, os preços, condições da locação, etc. Não pense que só vai encontrar aqueles motorhomes grandões, não! Tem de tudo: vans, carros com barraca de teto, trailers, ônibus… enfim, bastante opção para todo tipo de viagem. Se você viaja com a família, essa pode ser uma modalidade bem econômica, já que vai economizar com hospedagem.

Na hora de escolher o veículo, nos principais sites, já vai aparecer as opções e você pode filtrar por tamanho, quantidade de passageiros, preço, localidade onde vai retirar e assim por diante. Caso você não entenda inglês, pode usar um tradutor para o site ou buscar aqueles que ofereçam mais de uma língua no atendimento.

Crédito: Arquivo pessoal Confira cinco dicas para quem quer alugar um motorhome nas próximas férias

2 – Habilitação

Essa questão sempre gera muitas dúvidas e é importante ter certeza de que a sua habilitação é suficiente para o aluguel do motorhome que você deseja ANTES de definir o aluguel. Em geral, no próprio site essa informação será fornecida.

É importante saber não apenas o tipo de habilitação que você precisa, mas também a idade mínima necessária para a locação. Em cada país a regra pode ser diferente e, em alguns casos, a regra pode mudar de Estado para Estado, por isso, confirme antes com a locadora. Ela é a melhor fonte de informação segura e atualizada nessa parte de burocracia!

Vale reforçar que se você vai alugar um veículo grande e não está habituado com isso, precisa estar atento à segurança. Por mais que sua habilitação permita que você alugue um ônibus, não faça isso se não tiver certeza de que poderá conduzir o “monstrão” com segurança para você, para quem está no veículo consigo e também quem está fora.

3 – Seguro

Como todo veículo alugado, o motorhome terá o valor do seguro acrescido ao custo das diárias. Quando solicitar o orçamento, certifique-se de que o seguro está incluído no preço, para não ter surpresas depois. Quanto mais completo o seguro, melhor. Não queira economizar, porque o barato pode sair caro.

Aliás, você deve estar atento a todas as cláusulas do contrato, como limite de quilometragem, abastecimento, multas, etc. Se não entender o contrato por causa do idioma, use um tradutor para ter certeza de que compreendeu direitinho seus deveres e direitos. Lembre-se que em outros países as regras mudam, inclusive as de trânsito, então não custa informar-se bem. Ao mesmo tempo, as empresas costumam passar a maior parte das informações necessárias já de forma compulsória no momento da locação.

4 – Funcionamento

Ao pegar o carro, certifique-se de aprender tudo sobre o seu funcionamento. Motorhomes têm muitos detalhes e você não vai querer descobrir que não sabe como usar o chuveiro quando já estiver longe, à noite e cansado, certo? Tire todas as suas dúvidas, peça demonstração de uso, anote o que precisar.

5 – Como economizar

Essa é para quem quer economizar. Você sabia que é possível locar um RV por valores muito acessíveis? Sim! Existem muitos sites especializados no que chamamos de RV RELOCATION DEALS.

Mas o que é isso? A realocação de veículo é quando uma locadora precisa realocar um veículo de uma localidade para outra. Isso acontece, por exemplo, quando um cliente aluga o carro num lugar e devolve em outro. Nesse caso, o cliente paga uma taxa, espécie de multa, e a pessoa que vai realocar o carro para o lugar certo acaba tendo um desconto, já que o outro cliente já pagou por esse serviço.

Qual a vantagem de alugar por Relocation Deal? Os preços! Alguns sites especializados nisso oferecem locações de até U$1 a diária. O preço varia caso a caso e, em alguns, eles pagam o combustível ou até mesmo um valor para que você possa cobrir parte dos custos com camping. Legal, né?

A desvantagem desse sistema é que você precisa se adequar ao prazo e roteiro que a locadora necessita. Por exemplo, ela pode te dar 3 dias para ir da cidade X para Y. Mas, é possível encontrar boas opções, capazes de proporcionar uma experiência bacana de viagem.

Os sites que mais funcionam para essa modalidade são iMoova, Jucy e Transfer Car. No Canadá e na Europa não existem tantas ofertas para isso, mas na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos isso é bem comum!

Dica bônus

Para você que chegou até aqui, vou dar uma última dica. Pesquise o seu destino antes de decidir fazer uma viagem de motorhome. É legal saber o tipo de estrutura que você vai precisar e o que vai encontrar , qual melhor veículo a escolher, quanto vai gastar…

Por exemplo, determinados tipos de MH não têm tanta autonomia e precisam estar sempre conectados à água, energia, esgoto. Com isso, você já sabe que vai precisar pagar campings todos os dias. Faça as contas e veja se isso está dentro do seu orçamento. Não é porque você alugou uma casa ambulante que não terá que gastar nada com hospedagem!

Viajar com um carro que é também uma casa tem muitas vantagens e é uma experiência inesquecível. É o meu jeito favorito de viajar, por isso, aproveite as dicas e comece a se programar. Com certeza você vai adorar!

Assista abaixo o vídeo que eu e o Plácido Salles fizemos sobre esse assunto.

Por Mariana Beluco

Junto com seu parceiro, Plácido Salles, já passou por mais de 60 países; publicou o livro Livre Partida: causos e contos de uma viagem pelo mundo; ministra cursos e palestras sobre viagens e vive uma grande aventura pelo Brasil através do seu projeto, Livre Partida.

Compartilhe: