5 motivos para conhecer a bela e fascinante Jordânia

País é seguro e oferece diversos atrativos históricos

Por: Redação | Comunicar erro

A Jordânia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Lugar de cidades perdidas e de aventuras épicas narradas pela literatura mundial, é destino que deve ser visitado ao menos uma vez na vida.

Entre os países do Oriente Médio, a Jordânia é um dos mais conciliadores, moderados e abertos ao turismo, sobretudo pelo sítio arqueológico de Petra.

Jordânia
Crédito: Leonid Andronov/iStockRuínas de uma igreja bizantina nos arredores de Amã, na Jordânia

Como elemento transversal do Oriente Médio, a Jordânia e a Palestina serviram de ponto estratégico de ligação à Ásia, África e Europa.

Por isso, desde o início da civilização, a geografia da Jordânia desempenhou um papel vital no comércio e nas comunicações, ligando o ocidente ao oriente, o Norte ao Sul.

Jordania
Crédito: vvita/iStockA paisagem surreal no Mar Morto, na Jordânia

Além de templos milenares, paisagens exuberantes, o país é dono da maior reserva de cloreto de magnésio do mundo.

É seguro

Ao contrário das maioria dos países da região, a Jordânia é um país muito seguro. A capital Amã não registra atentados há anos e, na maioria dos lugares com fluxo de público, o governo trata de policiar fortemente.

O deserto de Wadi Rum

As belezas naturais da Jordânia são os aspectos mais atrativos para o turismo no país.

Wadi Rum
Crédito: vanbeets/iStockVista do deserto de Wadi Rum, na Jordânia

Do Mar Morto ao Mar Vermelho, passando pelo deserto entre eles, a natureza oferece diversas paisagens ao longo do território jordaniano. Um dos principais destinos naturais é o deserto de Wadi Rum, considerado Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco.

Sun City Camp
Crédito: Divulgação/Sun City Camp Tendas futuristas no Sun City Camp em Wadi Rum, o maior deserto da Jordânia

A área possui um terreno incomum e repleto de cores que chamou a atenção de diversos filmes e documentários cujos roteiros previam analogias com Marte ou com a Lua. Uma das melhores formas de conhecer Wadi Rum é se hospedar em campings organizados dentro do deserto e que permitem uma maior incursão no clima e no espírito do lugar.

Amã

Jordânia
Crédito: Joel Carillet/iStockRuínas do Templo de Hércules, em Amã

A capital da Jordânia é uma cidade grande e excitante para passar um tempo. Para os turistas interessados em história, há lugares na metrópole que remetem ao século 13 a.C, como o topo da cidadela, onde há ruínas gregas e romanas, até os velhos mercados onde se vende de tudo: de comidas a tecidos.

No entanto, Amã não é só passado: ela é também uma cidade moderna com shoppings, restaurantes estrelados e uma noite pulsante que atrai turistas de outros países do Oriente Médio e da Ásia.

A gastronomia

Jordania
Crédito: Jordan Tourism BoardUm dos pratos da gastronomia árabe

Baseada em influências do Mediterrâneo e do Oriente Médio, a comida na Jordânia é uma das excentricidades do país.

Os pratos vão desde o tradicional homus até o ghanoush. Alguns restaurantes incluem carnes em seus pratos, como o mais famoso deles: o mansaf, prato nacional da Jordânia feito de cordeiro, iogurte fermentado, especiarias e arroz.

Petra

Petra
Crédito: Yoav Peled/iStockO Tesouro é o primeiro edifício que se avista ao sair desfiladeiro Al-Siq

A história está em todo lugar da Jordânia, mas em Petra é onde está seu centro. Uma cidade nabantina antiga que outrora foi o ponto focal do comércio entre África, Oriente Médio, Europa e Ásia, os viajantes de hoje reconhecem nas ruínas do lugar por causa de algumas cenas do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989), que foram filmadas em um dos prédios do local.

Petra, no entanto, vai além da obra cinematográfica: ela é uma vasta cidade que precisa de ao menos dois dias para ser completamente explorada.

Monte Nebo
Crédito: Rhombur/iStockMemorial em homenagem a Moises no Monte Nebo

Não tão longe de Petra ainda se encontram outros lugares históricos, como o Monte Nebo, onde judeus e cristãos acreditam que Moisés viu a Terra Prometida, o Mar Morto, e Madaba, onde uma igreja guarda o mapa em mosaico mais antigo do Oriente Médio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …