8 lugares históricos para visitar em Amã, capital da Jordânia

Há evidências do passado longínquo da cidade por todos os lados

Amã, capital da Jordânia, é uma fascinante cidade de contrastes –uma mistura única do antigo e do novo, situada em uma área de colinas entre o deserto e o fértil Vale do Jordão.

No coração comercial da cidade, edifícios ultramodernos, hotéis, restaurantes, galerias de arte e lojas convivem harmoniosamente com cafés tradicionais e oficinas de artesãos. Há evidências do passado longínquo da cidade por todos os lados.

Vista da cidade antiga de Amã, capital da Jordânia
Créditos: David Bjorgen/Wikimidia Commons
Vista da cidade antiga de Amã, capital da Jordânia

Devido à moderna prosperidade da cidade e ao clima temperado, quase metade da população da Jordânia está concentrada em Amã. Os bairros residenciais consistem principalmente em ruas e avenidas arborizadas, ladeadas por elegantes e quase uniformes casas brancas.

O centro da cidade é muito mais antigo e tradicional, com pequenas empresas produzindo e vendendo de tudo: desde joias em ouro e em prata a itens domésticos do dia a dia.

Confira abaixo oito lugares históricos para visitar em Amã durante uma viagem ao país:

1 – O complexo do Palácio dos Omíadas, que data de 720-750 d.C. O grande portão monumental, com a sua forma de cruz e quatro nichos abobadados, leva a um pátio e rua com colunatas, que atravessa o complexo de prédios em ruínas em ambos os lados.

Ruínas do Templo de Hércules, em Amã
Créditos: لا روسا/Wikimedia Commons
Ruínas do Templo de Hércules, em Amã

2 – O Templo de Hércules, construído durante o reinado do imperador Marco Aurélio (161-180 d.C.).

3 – A igreja bizantina, que acredita-se datar do século 6 ou 7. Colunas coríntias marcam o local.

4 –  O Teatro Romano restaurado, que remonta ao século 2, é construído em três lados da encosta e tem assentos para aproximadamente 6.000 pessoas. Ainda hoje é utilizado para apresentações.

Ruínas do Fórum Romano na cidade de Amã
Créditos: VisitJordan
Ruínas do Fórum Romano na cidade de Amã

5 – O Fórum Romano. É uma praça pública, fronteira com o teatro e o Odeon, e estava entre os maiores do Império. A fileira de colunas na frente do teatro é o que resta das colunatas que uma vez o ladeou.

6 – O Nymphaeum. As cidades romanas sempre tiveram jardins ornamentais e chafarizes públicos. A fonte principal fica perto do complexo de teatro e remonta ao final do século 2.

Freedom\'s Falcon/Wikimedia Commons" loading="lazy" decoding="async" class="wp-image-1765919 size-large" src="https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2019/03/1200px-amman-nymphaeum-sabil-el-houriyat-910x683.jpg" alt="Parque Arqueológico Nymphaeum, no centro de Amã" width="910" height="683" srcset="https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2019/03/1200px-amman-nymphaeum-sabil-el-houriyat-910x683.jpg 910w, https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2019/03/1200px-amman-nymphaeum-sabil-el-houriyat-450x338.jpg 450w, https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2019/03/1200px-amman-nymphaeum-sabil-el-houriyat-768x576.jpg 768w" sizes="(max-width: 910px) 100vw, 910px">
Créditos: a href="https://en.wikipedia.org/wiki/Nymphaeum_(Amman)#/media/File:Amman_Nymphaeum_Sabil_El_Houriyat.jpg">Freedom's Falcon/Wikimedia Commons
Parque Arqueológico Nymphaeum, no centro de Amã

7 –  A Grande Mesquita de Husseini. A apenas uma curta caminhada de distância, está decorada com pedras rosas e brancas e foi construída pelo Emir Abdullah, em 1924, no local de uma mesquita muito mais antiga, do período omíada. A restauração foi realizada no reinado do falecido rei Hussein, em 1987.

8 – A Ferrovia Hejaz. Este famoso trem foi várias vezes sabotado pelas tropas árabes do Emir Faisal e por Lawrence da Arábia para derrotar os otomanos. Embora os dias de Lawrence estejam muito distantes, a ferrovia ainda mantém seu apelo sentimental.