7 coisas que você precisa saber antes de embarcar num cruzeiro

Se você nunca fez um cruzeiro, é necessário ficar atento a algumas regras antes de embarcar no navio

A temporada brasileira de cruzeiros 2023/2024 começou no último domingo, 29, e promete ser a maior e mais longa dos últimos anos 11 anos.

Com 195 dias de duração e podendo injetar R$ 4 bilhões na economia nacional, de acordo com estimativas da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia-Brasil), a expectativa é de que muito mais pessoas escolham passar suas férias no mar.

Algumas poucas pessoas não sabem o que realmente é necessário na hora de embarcar num cruzeiro
Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre
Algumas poucas pessoas não sabem o que realmente é necessário na hora de embarcar num cruzeiro

Se você nunca fez um cruzeiro, seja nacional ou internacional, e está pensando em fazer um, é necessário ficar atento a algumas regras antes de embarcar no navio.

Conversamos com a influenciadora Renata Porto, que trabalhou embarcada por quase cinco anos em um navio. Ela listou sete dicas que você precisa saber antes de embarcar neste passeio tão adorado pelos brasileiros.

7 coisas que você precisa saber antes de embarcar num cruzeiro

1 – Escolha bem sua cabine

“As cabines que ficam nas extremidades do navio balançam mais, enquanto as que ficam mais no meio e em andares mais baixos balançam menos”.

2 – Internet

“Quando o navio está em alto mar, não temos dados móveis (sinal 3g, 4g, 5g…). No entanto, é possível ‘comprar’ o Wi-Fi do navio. Mas não fique tão empolgado, porque o valor é bem alto”.

3 – É permitido levar bebidas a bordo?

As regras variam de acordo com as companhias, mas na Royal Caribbean, por exemplo, você pode levar bebidas não alcoólicas como bagagem de mão no dia do embarque. Bebidas não alcoólicas não podem exceder 12 latas, garrafas ou caixas padrão (500 ml) por cabine, neste caso.

Créditos: Divulgação

4 – O que é proibido levar

Não pode levar velas, incenso, cafeteiras, ferros de passar roupas, chapinhas ou quaisquer itens que geram calor ou produzem uma chama aberta. Fogo é um dos maiores perigos a bordo, por isso, esses itens são proibidos.

5 – Chegue cedo para embarcar

Além de conseguir fazer o check-in evitando filas, você pode começar a aproveitar sua viagem o quanto antes.

6 – Aproveite para fazer umas comprinhas

Dentro do navio existem lojas duty free, ou seja, lojas que vendem produtos livres de impostos. Geralmente, eles fazem uma noite especial que os preços ficam muito bons. “Vale super apena e os descontos só ótimos”.

7 – O que levar na mala

Por último, mas não menos importante, é preciso saber o que é essencial para levar na bagagem em uma viagem de cruzeiro. Documentação, sendo passaporte, RG e vistos, não podem faltar.

De acessórios, são imprescindíveis roupas confortáveis, de ginástica e de banho para curtir o navio de dia e mais chiques à noite para festas temáticas, além de casacos para usar nos ambientes fechados, onde costuma fazer muito frio por causa do ar condicionado.

A influenciadora Renata Porto trabalhou embarcada por quase cinco anos em um navio
Créditos: Divulgação
A influenciadora Renata Porto trabalhou embarcada por quase cinco anos em um navio

Ainda nos acessórios, escolha um tênis confortável para o dia e um mais estilosos para as festas noturnas. Não esqueça dos óculos escuros, protetor solar, boné, itens de higiene pessoal, adaptador de tomada universal e, claro, remédios para enjoo, caso seja sensível.