7 destinos inusitados para ver neve na Argentina e no Chile

Por: Redação | Comunicar erro

Quando os brasileiros começam a planejar as suas férias de inverno com a intenção de se divertir na neve, os primeiros destinos que vêm à cabeça são Bariloche e os arredores de Santiago, dotados de estações de esqui e de ótima infraestrutura turística. Vale saber, no entanto, que a Argentina e o Chile dispõem de inúmeras localidades para aqueles que buscam o contato com a neve.

Seja para sentir o clima e brincar na neve, para caminhar e passear sem compromisso, para ter as primeiras aulas de esqui ou para levar os primeiros tombos no snowboard, as cidades listadas a seguir oferecerem atividades para todos os gostos – além de ficarem especialmente charmosas na estação mais fria do ano.

E o melhor de tudo: como são destinos menos convencionais e com uma estrutura mais modesta, os preços de acomodação e passeios costumam ser bem mais em conta!

O pessoal do site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro, fez uma seleção de destinos onde é possível aproveitar a neve nos nossos vizinhos sul-americanos!

San Martín de Los Andes

Na província de Río Negro, a 120 km ao sul de Bariloche, essa cidadezinha se encontra num vale em meio a imponentes morros e montanhas, como o Cerro Piltriquitrón, com 2.260 m de altura.

El Bolsón foi reduto de hippies nos anos 70 e muito dessa ideologia sobrevive até os dias de hoje, por meio de moradores que buscam sua subsistência em harmonia com a natureza. Não à toa, o cultivo orgânico predomina por aqui.

Os atrativos são as belezas naturais da região: rios de águas cristalinas, lagos glaciais, morros e bosques nativos. No inverno, se destaca o Cerro Perito Moreno, uma pequena estação de esqui sem grandes luxos.

Esquel

Localizada no noroeste da província de Chubut, a 280 km de Bariloche, esta é uma cidade pacata, aos pés da Cordilheira dos Andes[/img]

Apesar de não ter uma data de fundação, Esquel surgiu no final do século 19 com o povoamento de colonos galeses. As duas principais atrações são o Parque Nacional Los Alerces, uma área com lagos e bosques infindáveis, repletos de árvores centenárias –o Alerce Patagônico, típico da região, pode viver até 3 mil anos–, e o centro de esqui La Hoya, a 15km da cidade. O lugar pode não ter a pompa de outras estações de esqui, mas tem uma boa estrutura e ótimas condições climáticas.

Outro passeio bastante popular na cidade é tomar o pitoresco trenzinho a vapor que vai de Esquel a El Maitén –o trajeto mais popular entre os turistas é aquele que vai até Nahuel Pan, uma colônia de descendentes mapuches. Os vagões de madeira cruzam áreas completamente desertas, marcadas pela incrível paisagem.

Cajón del Maipo

Essa região montanhosa, localizada ao sudeste da Região Metropolitana de Santiago, reúne cânions, montanhas, penhascos e maciços, cercados por rios e lagunas.

Cajón del Maipo costuma ser visitado como um passeio de um dia a partir da capital, principalmente no verão, época em que é comum a prática de trekking, cavalgada, escalada, caiaque e rafting.

Em julho, as temperaturas são mais baixas e a chuva, sob a forma de flocos de neve, é constante, impossibilitando algumas dessas atividades. A paisagem, no entanto, não poderia ser mais bonita.

A cidade com maior estrutura é San José de Maipo, a 55 km de Santiago. Na região é possível fazer trilhas pelo Parque Nacional El Morado, esquiar na estação de Lagunillas, ver lagos azul turquesa em Embalse el Yeso e visitar termas vulcânicas em Baños Morales, Bãnos Colina e Termas del Plomo.

Pucón

A 780 km de Santiago e 100 km de Temuco, local onde se encontra o aeroporto mais próximo, Pucón é uma cidade encantadora, situada às margens do lago Villarrica, com uma vista esplêndida para o vulcão de mesmo nome.

Pequena e acolhedora, também é um destino popular no verão, uma vez que seu principal atrativo, o trekking que leva ao cume do vulcão, com 2.874 m de altura, é particularmente difícil durante o inverno – apenas aqueles que têm prática em montanhismo devem tentá-lo. Ainda assim, é possível fazer caminhadas pela base do vulcão e aproveitar o centro de esqui nele instalado, a preços bem convidativos.

Outra atração imperdível são as piscinas de águas termais. Diversos complexos, como as Termas de Huife, as Termas de Menetúe, as Termas de Panqui, Termas de Palguin e Termas de San Luís oferecem estrutura e serviços diferentes.

As mais recomendadas dispõem de piscinas e poços artificiais em meio à natureza, como as Termas de Los Pozones, a 35 km de Pucón, e as Termas Geométricas, no Parque Nacional Villarica, a 80 km da cidade. Esta última merece destaque pela esplêndida arquitetura e paisagismo: uma longa passarela de madeira, pintada de vermelho vivo, ziguezagueia bosque adentro, em um cenário enevoado pelo vapor das águas quentes.

Chillán

Puerto Natales é a porta de entrada para o excepcional Parque Nacional Torres del Paine[/img]

Poucos turistas têm coragem para encarar o inverno no sul da Patagônia. Aqueles que o fazem são recompensados com algumas das paisagens mais incríveis do mundo, praticamente sozinhos.

Situado a 250 km de Punta Arenas, única cidade no extremo sul do país que conta com aeroporto, Puerto Natales é a porta de entrada para o excepcional Parque Nacional Torres del Paine, aberto ao longo de todo o ano (e incrivelmente lotado entre dezembro e março).

Em julho, as condições climáticas não são tão adversas quanto muitos costumam pensar: o incômodo vento, onipresente durante o verão, dá uma trégua e as temperaturas oscilam entre 6ºC e -2°C. Além disso, os dias costumam ser claros, com ótima visibilidade. Embora alguns refúgios e acampamentos no parque fechem entre os meses de junho e agosto, a maioria dos hotéis permanece aberta, oferecendo os mesmos serviços.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …