7 lugares incríveis da Índia que você deveria conhecer

Saiba por que você deveria incluir a Índia nos seus planos de viagem

Por: 360meridianos | Comunicar erro

Dólar e euro nas alturas e a busca por destinos mais econômicos –e, por que não, que fujam do básico. Nesse contexto, que tal colocar a Índia no seu radar de viagens? Nós, que passamos seis meses lá, garante: essa é uma das viagens mais impactantes e inesquecíveis que você pode fazer. Tá aí uma listinha de lugares que provam esse ponto.

Aproveite para conhecer o que nós, do 360meridianos, que passamos seis meses no país, já escrevemos sobre como organizar um roteiro de viagem para a Índia.

Varanasi

Varanasi
Crédito: Arquivo pessoalVaranasi é tudo aquilo que você ouviu falar

A Índia como ela é. Varanasi é uma das cidades mais antigas do mundo e consagrada a Shiva, o principal deus Hindu. Banhada pelo Rio Ganges em seu momento mais sagrado, esse é o local onde milhões de indianos gostariam de morrer. E incontáveis deles fazem isso, migrando para Varanasi quando se aproxima a hora da última viagem. Não espere encontrar uma beleza de cartão-postal, mas pode ter certeza que Varanasi marca profundamente todos os viajantes que passam por ali.

McLeod Ganj

McLeod Ganj
Crédito: Arquivo pessoalMcLeod Ganj é mais é a sede oficial do governo do tibetano

McLeod Ganj é um vilarejo fora do comum. Perdida no meio dos Himalaias, essa vila é a prova de que a Índia vai muito além daquele estereótipo de deserto, camelos e marajás: por ali, muita neve no inverno, casas nas nuvens e um local de refúgio e contemplação. Tanto é que McLeod Ganj é a casa do Dalai Lama e a sede do governo em exílio do Tibet.

Rishikesh

índia viagem
Crédito: 360meridianosRishikesh, na Índia, e o rio Ganges

Outra cidade às margens do Ganges, mas num ponto bem acima dele, mais próximo da nascente e do Himalaia. Em Rishikesh o Ganges é limpo – dá pra nadar e até fazer esportes de aventura, como rafting. Bonita e relativamente tranquila, Rishikesh se tornou famosa fora da Índia a partir dos anos 1960. Culpa dos Beatles, que viveram uma de suas fases mais criativas num Ashram ali. E de quebra colocaram a Índia no mapa turístico mundial.

Udaipur

Udaipur
Crédito: Luiza AntunesUdaipur é uma cidade para ser apreciada de cima e de baixo

Poucas cidades indianas são mais agradáveis que Udaipur. Os lagos, palácios e templos provam isso – não é à toa que esse cantinho da Índia é chamado de Veneza do Oriente. Ali, o compromisso do turista é descansar: escolha um terraço para observar o pôr do sol, visite locais religiosos e veja a vida passar na beira do lago Pichola. Em dois dias dá pra ver tudo, mas Udaipur é o tipo de lugar onde dá vontade de ficar bem mais.

Amritsar

O Templo Dourado dos Sikhs em Amritsar
Crédito: Luiza AntunesVista do Templo Dourado em Amritsar

Na fronteira com o Paquistão, Amritsar é uma cidade que costuma ficar de fora do roteiro daquele turista que passa rapidamente pelo país. E isso é uma pena, afinal ali está o Templo Dourado, um local sagrado para o sikhismo, a quinta maior religião do mundo em número de adeptos. Cenário de episódios importantes da história indiana –e muitos deles nada pacíficos–, o Templo Dourado encanta pela religiosidade. Amritsar é o centro do mundo sikh.

Agra

Taj Mahal, em Agra, na Índia
Crédito: 360meridianosTaj Mahal, em Agra, na Índia

Maravilha do mundo moderno e o principal cartão-postal da Índia. Esse é o Taj Mahal, mausoléu que o imperador Shah Jahan mandou construir para Mumtaz Mahal. O Taj fica em Agra, que está a cerca de três horas de trem a partir de Nova Delhi. Como capital do império mogol na Índia, Agra também tem outras construções importantes, como fortes, jardins e mais mausoléus.

Se você ficou interessado em conhecer o maior cartão-postal da Índia, temos um texto que explica a história do Taj Mahal.

Goa

Goa: a Índia que já foi portuguesa
Crédito: Rafael Sette CâmaraAs vacas são animais sagrados na Índia

O passado que Índia e Brasil dividem está em Goa (e também no Kerala, mais ao sul). Foi ali que os portugueses desembarcaram, depois da tal “descoberta” do Brasil. Repleta de casas e igrejas em estilo lusitano e com ruas e sobrenomes que até hoje conservam o bom e velho português, Goa é um lugar único. As praias, que todos os anos atraem milhares de estrangeiros, de russos a australianos, também ajudam.

Compartilhe:

Autor: 360meridianos

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário 360meridianos da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …