7 lugares para conhecer na Costa Esmeralda da Flórida

O Juju na Trip esteve na Costa Esmeralda da Flórida e conta para a gente como foi

A Costa Esmeralda da Flórida é uma região banhada pelo Golfo do México e conhecida pelos seus parques naturais e sua água cristalina e em tons que vão do turquesa ao esmeralda.

Além do mar estonteante, a região também é famosa pelas suas cidades –como Panama City Beach e Destin—  e pela 30A, uma rota cênica a beira-mar que reúne as comunidades charmosas de Alys Beach, Rosemary Beach e Seaside, todas elas vibrantes e com um lifestyle bacanésimo.

O Juju na Trip esteve lá, e conta aqui como foi essa viagem.

7 lugares para conhecer na Costa Esmeralda da Flórida

Conhecer Rosemary Beach

Rosemary Beach fica na 30A, uma rota cênica na Costa Esmeralda da Flórida com quase 40km  que liga Destin e Panamá City, e que reúne 12 comunidades praias super charmosas. A 30A não tem lojas de rede, ou grandes resorts.

No seu lugar, estão casas, marcas locais, e uma vida relax que inclui trocar o carro pela bicicleta. Na 30A, é possível, seguro e gostoso ir de uma comunidade à outra pedalando.

Visual das casas da 30A: esqueça prédios altos e resorts
Créditos: juju na trip
Visual das casas da 30A: esqueça prédios altos e resorts

Cada comunidade tem uma identidade diferente. Rosemary Beach faz parte delas, e tem os ares de Riviera Francesa, mas com uma arquitetura remetentes as construções antigas da Inglaterra vitoriana nos anos 1800s.

O centro da comunidade é o Barrett Square. De um lado da praça tem um grande gramado de frente ao oceano. Do outro tem um centro de vida, repleto de lojas e restaurantes. Além disso, toda quinta-feira e domingo acontece uma feira, onde produtores locais vendem doces e salgados artesanais, frutas e mais.

Rosemary Beach, na Costa Esmeralda
Créditos: juju na trip
Rosemary Beach, na Costa Esmeralda

Passear por Seaside

Seaside é outra cidade da 30A. Vale dizer que foi a primeira dessas comunidades a serem construídas, nos anos 80.

É uma cidade beira mar, e o coração dela é a praça central , rodeada por lojas, casas, restaurantes e um posto de correio instagramável toda vida. Toda a cidade parece um cenário de filme.

Seaside e seu Posto de Correiuos: mais uma comunidade linda da Costa Esmeralda
Créditos: Juju na Trip
Seaside e seu Posto de Correiuos: mais uma comunidade linda da Costa Esmeralda

Passeio de barco em Crab Island

Crab Island é um grande banco de areia onde barcos e lojas flutuantes de reúnem. Em fim de semanas ensolarados, a “ilha” enche, mas não vira farofa.

O barco do Emerald Coast Boats: recomendo
Créditos: Juju na Trip
O barco do Emerald Coast Boats: recomendo

Moradores e visitantes se dirigem para lá em barcos, paddles, caiaques. Até lojas e até restaurantes são instalados no mar. É tão divertido e desencanda que há quem monte mesa de ping pong flutuante.

Mas fica a dica: só vale a pena ir quando a maré estiver alta.  Para o passeio, a gente indica o Emerald Coast Boat, do Brasil. Eles são ótimos, e você pode tanto alugar o barco e dirigir, quanto contratar o tour.

Crab Island
Créditos: Juju na Trip
Crab Island

O que fazer na Costa Esmeralda: Camp Helen State Park

O Camp Helen State Park é uma das grandes atrações da Emerald Coast, sendo um parque estadual que se estende por 2 km, e guarda uma variedade de vegetação e ecossistema. Há lá uma mistura de biomas como um ecossistema de costeiros e florestas de pinheiros, além do Lake Powell, um lago de água doce que deságua no oceano,

Há trilhas para fazer, caiaque e paddle para alugar, e o mar com muita vida marinha (raias são muito comuns),  O parque abre às 8h e fecha ao pôr do sol. O preço de entrada é 6usd por carro.

Camp Hellen
Créditos: Juju na Trip
Camp Hellen

O que fazer na Costa Esmeralda:St. Andrews State Park

St. Andrew State Park, um dos muitos parques estaduais da Flórida, na nossa opinião é o mais lindo de todos. Ele se estende por 5 km quadrados. Dentro dele há duas praias, uma menor e uma maior. A maior é beijada pelo Golfo do México, enquanto a menor é rodeada por dois recifes de pedra. Quanto mais você anda mais lindo fica, portanto, aproveite bem o tempo e explore cada centímetro. A água é típica da região, super azul, com areia branquíssima, super fina.

St Andrews: a praia do canto foi a que mais gostamos na Costa Esmeralda
Créditos: Juju na Trip
St Andrews: a praia do canto foi a que mais gostamos na Costa Esmeralda

Nossa recomendação é passar o dia todo lá. É possível alugar diversas atividades, como snorkel,  scuba e surfing, passeios de barco, caiaques e pranchas. Não só isso, como o parque também oferece várias trilhas para fazer, podendo explorar biomas como pântanos e ver as famosas dunas de areia. O preço de entrada para o parque é de 6usd por carro

Dunas e mar protegido em St Andrews
Créditos: Juju na Trip
Dunas e mar protegido em St Andrews

Pier Park

Pier Park é um dos maiores centros de comércio da Emerald Coast, e um dos mais charmosos. A visão é um shopping ao céu aberto, parecendo uma grande rua. Lá tem uma coleção de lojas, restaurantes e bares, além de ter a roda gigante.

Além disso, oferece também um dos melhores pontos para ver o pôr do sol na cidade, o Russell-Fields Píer, que fica em frente ao shopping. Recomendamos fazer umas comprinhas, ver o sol abaixando e terminar o dia com um bom jantar.

Créditos: Juju na Trip

Harbour Walk

Harbour Walk parece o coração de Destin. É uma rua programada para parecer uma vila de pescador, e parece um cenário de filme. Lá existe uma grande aglomeração de comércio, cheio de lojas, boutiques, restaurantes e cafézinhos, além de ter diversas sedes de agências que organizam passeios como parasailing e viagens para Crab Island.

Uma tarde perfeita é passear pelo centro, tomando um sorvete e agendando os passeios do próximo dia.

O Harbourwalk em Destin
Créditos: Juju na Trip
O Harbourwalk em Destin

Onde se hospedar na Costa Esmeralda da Flórida

Destin:

O Hilton, em Panamá City Beach
Créditos: Juju na Trip
O Hilton, em Panamá City Beach

Panama City Beach: 

30A: 

Onde se hospedar na Costa Esmeralda: o the pearl
Créditos: Juju na Trip
Onde se hospedar na Costa Esmeralda: o the pearl

Seguro Viagem Internacional: É sempre indicado contratar um seguro viagem, ainda mais se a viagem for para os Estados Unidos, que não oferece uma rede pública de saúde, e qualquer intercorrência sai caríssimo. O Juju na Trip viaja sempre com o seguro da Assistcard, que cobre atendimento médico e hospitalar, além de imprevistos como atraso de voo o perda e extravio de bagagem

Em parceria com jujunatrip

O Juju na Trip é um blog de viagens que mostra as aventuras de uma família pelo mundo curtindo o melhor da vida. Por Gabriela Temer, Rico Sombra e Juju (a filhota!).