7 motivos que fazem de Lisboa o destino preferido dos jovens

1 – Lisboa é pequena, fácil, e muito prazerosa para ser conhecida a pé. Mas os viajantes contam ainda com um metrô eficiente que chega até o aeroporto, além dos táxis cujos preços são bem camaradas. E mais, o charmoso e mítico bonde 28 que num ritmo mais lento percorre vários bairros, sobe e desce pelas colinas, e passa diante das principais atrações da cidade.

Lisboa também é destino ideal para os jovens

Curtiu algum lugar? É só descer explorar à vontade, tomar um expresso ou taça de vinho fresco, e depois pegar o próximo bonde, ou mesmo um tuk-tuk cujo motorista dá dicas dos locais onde a moçada descolada está se reunindo na noite lusitana.

2- Bateu aquela fome inesperada? Que tal uma paradinha para um sanduíche com um dos renomados ‘enchidos’ com pão crocante? No Mercado da Ribeira, recentemente reformado pode-se saborear desde um lanche rápido até pratos assinados por chefs de renome em ampla ala dedicada a gastronomia.

Mercado da Ribeira é ideal para matar a fome

Mas o mercado oferece mais: é um convite aos sentidos. Percorrer suas alas é sentir seus aromas, degustar, enfim uma plena e verdadeira descoberta dos sabores portugueses.

3 – O que levar para casa, ou com o que presentear amigos em época de grana curta? Resposta fácil: conservas de peixes! É uma lembrança com gosto de Lisboa, e deliciosa para os amigos gourmets, ou parentes apaixonados por Portugal. E, nem pense que só existem conservas de sardinhas, não! Tem enlatados de atum, enguia, polvo, lula, mexilhões, ovas, bacalhau, ou cavalinha, conservadas em molho escabeche, no azeite de oliva, ou ambos.

As latas de conservas de peixes são ótimas lembranças para dar de presente

As embalagens de tão bonitas dão até pena de abrir, sem contar o preço, a partir de 1,00 euro cada latinha. Como resistir?

4  – Quando as casas viram telas. Cheios de vida que até mesmo parecem saltar das paredes, os animais grafitados por Artur Silva arrebatam. Sua tag —nome que no universo do grafite define a assinatura do writter, grafiteiro– é Bordalo II. Sua obra já é considerada uma das melhores do mundo, pois vai além do grafite. Ele inclui na pintura todo tipo de coisas que foram parar no lixo como celulares, pneus, computadores, plástico, casacos peludos, torneiras…uma maneira de mostrar o consumismo desenfreado do homem. A fusão dos elementos mais díspares com a pintura cria um surpreendente efeito 3D.

Um dos grafites de Artur Silva

E, porque animais? Ele deseja despertar a consciência das pessoas para essas vítimas do abandono, da poluição, do desmatamento, enfim, da destruição dos seus ambientes naturais.

5 – Localizado em antigo palacete no coração do centro histórico, próximo ao Cais do Sodré onde ficam as saídas de ônibus, dos simpáticos elétricos, das estações do metrô, e pertinho do tradicional Mercado da Ribeira, no Lisbon Hostel a hospitalidade esbanja charme.

Interior do premiadíssimo Lisbon Hostel

Há diferentes tipos de quartos para serem compartilhados com hóspedes do mundo todo, mas se a ideia é ter privacidade, algumas suítes se abrem para um prazeroso jardim interno, com redes, cadeiras e mesinhas.

Nas salas comuns a todos os hóspedes, computadores com internet free, uma mesa de bilhar e de pebolim, TV, um violão, uma ensolarada sala de café da manhã além de cozinha bem equipada e moderna (www.lisb-onhostel.com)

6 – Agora algo muito difícil de definir e que só quem já foi poderá tentar explicar –a cordialidade portuguesa. Há quem diga que é o idioma comum entre brasileiros e portugueses que facilita nossa aproximação, além da quantidade de diminutivos que soam como um aconchego aos nossos ouvidos. Outro carinho? Ouvir o fado, gênero cult que nasceu masculino e hoje se fez mulher, o conjunto Madredeus, ou ainda António Zambujo.

Algo muito difícil de definir e que só quem já foi poderá tentar explicar –a cordialidade portuguesa

Outros afirmam que é porque temos as mesmas raízes, os mesmos sobrenomes, a mesma fé, ou porque nossa arquitetura é tão familiar…

Na verdade, é um não sei quê, que não se decifra apenas com o olhar, e que pode estar num singelo aviso de uma lojinha de bairro.

7 – Para que os jovens possam curtir tudo isso, e pensando neles, a TAP criou um stopover que permite ficar dois ou três dias sem mais custos e usufruindo de benefícios. Segundo a renomada revista de viagens do mundo “Condè Nast Traveller”, é a melhor opção de stopover, além de merecer o primeiro lugar entre dez programas semelhantes, e já conquistou os públicos americano e brasileiro.

Lisboa é pequena, fácil, e muito prazerosa para ser conhecida a pé

A TAP associou-se a uma rede de mais de 150 parceiros que oferecem preços exclusivos em hotéis, restaurantes, lojas, além de experiências gratuitas. Saiba mais aqui.

Lisboa também é destino ideal para os jovens

Em parceria com Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.