Informar

7 passeios que você não pode deixar de fazer em Porto Alegre

Do pôr do sol no Guaíba à cervejinha na Cidade Baixa, montamos um roteiro express na capital gaúcha

Por: Viajala Brasil | Comunicar erro

O Viajala escolheu os sete programas mais bacanas (e tipicamente gaúchos) de Porto Alegre, com espaço para comer, beber e curtir momentos de cultura, futebol e natureza na bela capital do Rio Grande do Sul.

1. Tomar um café na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro…

O antigo Hotel Majestic presta homenagem ao poeta gaúcho

O luxuoso Hotel Majestic, cuja construção data de 1916, teve seu auge nas décadas de 1930, 1940 e 1950, quando hospedou presidentes como Getúlio Vargas e João Goulart, mas foi o poeta, morador do local entre os anos 60 e 80, que ficou com a homenagem. Mario Quintana nasceu em Alegrete, mas mudou-se para a capital gaúcha na adolescência e lá viveu até o fim da vida. O prédio imponente, adornado de sacadas e arcos, funciona hoje como centro cultural, com bibliotecas, teatros e salas de cinema, além de um café convidativo no sétimo andar.

2. …Ou tomar uma cerveja na Cidade Baixa

A gente já falou dos nossos bares favoritos de Porto Alegre aqui no blog do Viajala, e grande parte deles fica mesmo na Cidade Baixa, o bairro mais boêmio da capital. Bem central, ele concentra o maior número de bares por metro quadrado em POA. Tem de tudo: cervejaria, hamburgueria, bar conceitual, boteco, balada… Se a missão de escolher um só for complicada, aproveite a proximidade entre eles e conheça mais de um!

3. Comprar uma lembrancinha no Brique da Redenção

No Brique da Redenção, tem performance, música e antiguidades todos os domingos

Com quase 40 anos de existência, essa feirinha é um programa clássico dos fins de semana porto-alegrenses. Ela acontece todos os domingos, das 9h às 17h, na Avenida José Bonifácio, em frente ao Parque Farroupilha – também conhecido como Redenção. É um passeio bem tranquilo: caminhe pelas banquinhas de arte, artesanato, antiquário e brechó, prove alguma comidinha típica e se encante com a performance de uma banda bacana que estiver tocando por ali.

4. Comer um xis no Cavanhas

Um dos mais tradicionais pontos de xis da capital gaúcha não pode ficar de fora do roteiro: a lanchonete Cavanhas existe desde 1984 e serve várias opções de xis fartas, com batata-frita. Para quem não conhece o lanche, vale explicar: o xis é um sanduíche no pão “massinha”, um pão redondo, massudo e levemente adocicado, que é conhecido como, claro, pão de xis. O recheio vem da chapa: filé, bacon, frango, calabresa, coração de frango… se quiser tudo isso junto, também pode!

5. Ver um jogo no Beira-Rio ou na Arena

O Beira-Rio foi reformado para a Copa do Mundo 2014

Em dia de jogo, Porto Alegre respira futebol – se for dia de clássico Gre-Nal, então, melhor ainda! Quem gosta do esporte deve saber que dois dos estádios mais bonitos do país estão lá: o Beira-Rio, recém-reformado estádio do Internacional, que sediou jogos da Copa do Mundo em 2014; e a novíssima Arena do Grêmio, inaugurada há apenas cinco anos.

6. Assistir ao pôr-do-sol no “Rio” Guaíba

O pôr-do-sol do Guaíba é quase um patrimônio gaúcho

Não, ele não é um rio. É um lago. Mas o nome “Rio Guaíba”, pelo tamanho dessa grande bacia, acabou pegando e tem quem o chame assim até hoje. O pôr-do-sol no Guaíba é quase um patrimônio gaúcho – e é realmente algo lindo de se ver. Anote os melhores pontos para assisti-lo: pode ser nos arredores da Usina do Gasômetro ou em frente à Fundação Iberê Camargo (aproveite para dar uma olhada nas exposições que rolam nesses dois centros culturais!).

7. Terminar o dia com um pastel e um sucão na Lancheria do Parque

Essa lancheria (“lanchonete” em gauchês) tradicional do Bom Fim é parada obrigatória no bairro. Ela fica aberta o dia todo e está sempre cheia. Lá, os pratos baratinhos servem facilmente duas pessoas e o suco natural, que também serve dois, vem na jarra do liquidificador, sem frescura nenhuma. Tudo é feito na hora e chega à mesa muito rápido. Meio pitoresca e cheia de personalidade, é uma das melhores opções baratas para comer em Porto Alegre.

Compartilhe:

Autor: Viajala Brasil

O Viajala é um metabuscador de voos que compara preços de companhias aéreas e agências de viagens, permitindo que você escolha a passagem mais barata sem custo e sem taxas adicionais.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viajala Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.