8 atrações imperdíveis para conhecer em Santiago, no Chile

Capital chilena é vista como uma cidade organizada, limpa e habitada por um povo bem-educado

Por: oviajante | Comunicar erro

Batizada inicialmente como Santiago del Nuevo Extremo, a capital do Chile foi fundada em 12 de fevereiro de 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia. Passados exatos 475 anos, a cidade de mais de 5 milhões de habitantes se tornou uma das grandes metrópoles da América do Sul.

Não há um grande monumento, bairro ou edificação que a sintetize, mas sim um conjunto de atrações que compõem uma harmoniosa metrópole. Vista como uma cidade organizada, limpa e habitada por um povo bem-educado, Santiago pode ser uma bela introdução à cultura contemporânea chilena.

Conheça oito atrações para visitar em Santiago: 

Palacio de La Moneda

O Palacio de la Moneda é a sede do governo federal chileno
O Palácio de la Moneda é a sede do governo federal chileno

Símbolo da capital chilena, o palácio foi inaugurado em 1805 como Casa da Moeda, mas atualmente é a sede do governo federal. É possível participar de visitas guiadas gratuitas, mediante agendamento, e conhecer alguns espaços internos, como salões e pátios, enquanto se aprende sobre a história do Chile. Como todo palácio que se preze, tem troca de guarda a cada dois dias.

Cerro Santa Lucía

Do topo do Cerro tem-se uma bela vista da cidade e da Cordilheira

Do topo desse morro de 70m, localizado na região central da cidade, em dias claros tem-se uma bela vista de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Um passeio por aqui envolve apreciar monumentos, fontes e jardins. A atmosfera e a tranquilidade do morro é das mais contagiantes, só não é muito recomendável caminhar por aqui durante a noite.

La Chascona – Casa Museo Pablo Neruda

Detalhes dos objetos de Neruda no Museu La Chascona
Detalhes dos objetos de Neruda no Museu La Chascona

Nesta casa, destinada a difundir a vida de Pablo Neruda, é possível saber mais sobre o poeta enquanto se confere seus objetos pessoais e se percorre os cômodos da residência. O nome do museu é uma homenagem à Matilde Urrutia, amante de Neruda (chascona, ou “descabelada”, seu apelido) que anos mais tarde se tornaria sua terceira esposa.

Patio Bellavista

Patio Bellavista oferece uma variada oferta gastronômica

Espécie de complexo gastronômico e comercial, o Patio Bellavista, localizado no bairro de mesmo nome, reúne restaurantes descolados e lojinhas de artesanato e de design diferenciado. Um passeio por aqui pode ser ideal tanto para um almoço num restaurante de culinária chilena, italiana ou irlandesa, como para uma pausa em uma cafeteria durante a tarde.

Museo de la Memoria y dos Derechos Humanos

Fachada do museu
A arrojada arquitetura do museu dedicado às vítimas da ditadura de Pinochet

Por meio de fotos, vídeos e materiais diversos, esse museu homenageia as vítimas e os desaparecidos durante a ditadura do governo Pinochet. Sem dúvida, uma bela aula da história recente da América Latina. De bônus, a arrojada arquitetura do prédio, que ajuda a tornar a visita ainda mais instigante.

Parque de las Esculturas

Escultura “Desterrando”, de Jorge Abbondanza e Enrique Silveira

Uma espécie de museu ao ar livre, esse parque no bairro de Providencia é o único do gênero na América Latina. O local foi inaugurado em 1986 para expor, num ambiente natural, obras de artistas plásticos chilenos consagrados. No total, são mais de 30 esculturas contemporâneas, de diversos materiais, tamanhos e formatos.

Sky Costanera

Costanera Center, o prédio mais alto do Chile e da América do Sul, se destaca

Inaugurado em 2015, o Sky Costanera é o mirante mais alto da América Latina – está a 300m de altura e proporciona uma vista panorâmica de 360º da cidade. A atração está nos dois últimos andares (61º e 62º) do prédio comercial Costanera Center, o mais alto do Chile, no bairro de Providencia.

Centro Artesanal Pueblito Los Dominicos

Crédito: Marco AnelliLocal ideal para comprar artesanato em Santiago

Para quem curte levar lembrancinhas dos destinos visitados, esse centro de artesanato, que reúne mais de 150 expositores, é o lugar ideal. O grande diferencial fica por conta da charmosa estrutura do local, cujas casas feitas de barro e palha parecem uma pequena amostra do Chile rural.

Confira mais sobre Santiago e outros destinos do Chile no “Guia O Viajante Chile“.

Leia mais sobre o universo de viagens no site do O Viajante.

Autor: oviajante

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário oviajante da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …