8 benefícios de uma viagem para a saúde

Viajar deixa as pessoas mais leves e alegres

Por: Redação | Comunicar erro

Você gosta de viajar? Então já deve ter percebido que esse hábito promove uma série de melhorias na qualidade de vida. Se quiser saber mais sobre esse assunto, acompanhe esse artigo e conheça os benefícios de uma viagem para a saúde.

Pessoas que gostam de viajar sabem bem todos os benefícios que uma viagem pode oferecer. Seja para a alma ou para ganhar conhecimento, visitar novos lugares, ter acesso às culturas diferentes e fazer novas amizades é muito bom.

Crédito: martin-dm/iStockViajar deixa as pessoas mais leves e alegres

Além dessas melhorias pessoais, esse hábito também causa muitas vantagens à saúde. Se você está pensando em começar a viajar mais, é interessante que conheça quais são os benefícios de uma viagem para a saúde.

Veja abaixo quais são os 8 benefícios de uma viagem para a saúde

  1. Fuga da rotina

O primeiro e talvez mais importante benefício de uma viagem é a fuga da rotina, que por muitas vezes se torna pesada e altamente estressante. Afastar-se, mesmo que apenas por uns dias dessa rotina, e esquecer por um período dos problemas focando apenas em descansar promove um bem-estar imenso.

  1. Maior criatividade

As viagens sempre aguçam a criatividade, e o motivo disso acontecer é simples. Quando nos mantemos presos a uma rotina, nossa visão do mundo acaba sendo reduzida. Logo, ao viajarmos mais, nos mantemos sempre em contato com coisas novas, o que aumenta a criatividade em todos os sentidos.

Crédito: martin-dm/iStockO primeiro e talvez mais importante benefício de uma viagem é a fuga da rotina
  1. Maior confiança e autoestima

Por mais que uma viagem seja cuidadosamente planejada, sempre podem acontecer imprevistos e, ao conseguir superá-los, invariavelmente, sua confiança e autoestima serão elevadas.

  1. Maior adaptação a mudanças

Não eventualmente, a capacidade de melhor adaptação também é aumentada. Isso acontece porque as alterações de planos promovidas em viagens são constantes, o que acaba tornando as pessoas que viajam mais ágeis frente a mudanças e com uma maior aceitação das mesmas.

  1. Aumento da capacidade cognitiva

O acesso à informações e culturas novas invariavelmente faz com que a capacidade de aprendizado seja aumentada. Durante uma viagem, muitas experiências são vividas e isso promove uma significativa melhora no processo cognitivo.

Benefícios de viajar para saúde
Crédito: molchanovdmitry/iStockViajar acaba com o sedentarismo e ajuda a fazer novos amigos
  1. Melhora a função cardíaca

O sedentarismo é um dos maiores responsáveis por problemas cardíacos atualmente. Pessoas que viajam com frequência são menos sedentárias e, consequentemente, sofrem menores chances de ter problemas no coração, aumentando assim sua expectativa de vida.

É importante frisar que, caso você já tenha problemas cardíacos, deve antes procurar um médico para verificar os cuidados que deve tomar durante a viagem. Além disso, se tiver um plano de saúde, verifique se a cobertura se estende ao seu destino de viagem para que possa consultar um profissional diante de qualquer imprevisto. Se não tiver um, um seguro viagem saúde pode ajudar bastante.

  1. Aumento da habilidade social

Pessoas tímidas e com problemas de socialização se tornam capazes de superar essas condições quando criam o hábito de viajar porque durante uma viagem é praticamente impossível evitar o contato social.

  1. Criação de boas lembranças

Viajar faz bem para saúde
Crédito: rez-art/iStockViajar agrega diversos benefícios para a saúde

Outro dos benefícios de uma viagem para a saúde, não menos importante que os demais citados é a criação de boas lembranças. Ter boas memórias é fundamental para se manter feliz nos períodos em que não está viajando, e evitar assim problemas como a depressão, por exemplo.

Isso acontece porque boas lembranças aumentam a produção de serotonina e de outros hormônios, como a endorfina, que é conhecida como um poderoso analgésico natural do organismo humano.

Depois de conhecer todos os benefícios de uma viagem para a saúde, certamente não existem mais dúvidas de que viajar faz muito bem à saúde.

1 / 8
1
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
2
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias …
3
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
4
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …
5
02:17
Por trás da expulsão de Frota, existe o grande inimigo de Bolsonaro
O deputado federal Alexandre Frota foi expulso na terça-feira, 13, do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Entre os motivos …
6
03:18
Câmara aprova MP que libera o trabalho aos domingos e feriados
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 13, o texto-base da medida provisória 881, conhecida como "MP da Liberdade Econômica", …
7
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
8
04:54
Relativizar aquecimento global mostra ignorância de Bolsonaro
A falta de informação do presidente Jair Bolsonaro quando o assunto é aquecimento global acaba disseminando a ignorância quanto ao …