8 razões para visitar o Vietnã o quanto antes

São muitos os fatores que fazem do Vietnã um país incrível. Para tentar te convencer disso, o site Skyscanner listou oito das principais razões que motivam mochileiros e outros tipos de viajantes a desbravarem este pedacinho do Sudeste Asiático, carregado de magia e repleto de paisagens deslumbrantes.

 

Veja as fotos e depois nos conte se você foi ou não convencido de que o Vietnã deve fazer parte dos planos das suas próximas viagens.

1 – Hospedagem barata

Pode acreditar: nas principais cidades do Vietnã, é possível encontrar hotéis três estrelas com diárias a partir de R$ 30 e se hospedar em um resort 5 estrelas pagando menos de R$ 300. Não por acaso, cidades como Hanói e Saigon, as duas maiores do país, são um paraíso para os mochileiros que estão desbravando o Sudeste Asiático.

E, ao contrário do que pode parecer, os preços lá embaixo não significam serviços de baixa qualidade. Os atendentes, geralmente, são sempre atenciosos e os hóspedes são recepcionados com mimos como drinques de boas-vindas e cestas de frutas nos quartos. A única desvantagem é que boa parte das recepções fecha à meia-noite e apesar de aceitarem chegadas depois desse horário, o melhor é tentar chegar cedo para evitar surpresas desagradáveis enquanto o recepcionista acorda para acolhê-lo.

2 – Suas grandes cidades

Como já dito, Hanói e Saigon são as duas maiores cidades do Vietnã e, além das hospedagens baratas que oferecem, fazem valer a visita por outras particularidades. A primeira e mais característica delas é o caos que pode ser sentido em suas ruas. O trânsito ali é confuso e o número de pessoas ocupando suas calçadas e avenidas é sufocante, mas é justamente isso que torna estes lugares tão cativantes.

O misto de sons, cores e sabores é capaz de maravilhar os viajantes, especialmente os mais propensos a entrar em contato e conhecer culturas diferentes. Não se assuste com o vai e vem de carros e não deixe de conferir seus mercados populares. Frutas, comidas típicas, roupas, calçados, acessórios e outros serviços são oferecidos aos pedestres, que podem se sentir confusos em um primeiro momento. Para preencher o dia, tanto em Hanói quanto em Saigon, vale a pena visitar seus museus, lojas, espaços culturais e restaurantes, que conquistam os visitantes pelo estômago, literalmente.

3 – Sua riqueza cultural

O traço mais marcante do Vietnã está em sua riqueza cultural. Conhecido no mundo todo pelos seus campos de arroz, o país preserva costumes e tradições milenares, apesar da modernidade e da expansão turística que aos poucos toma conta de seu território. Para conhecer melhor sua cultura, porém, não basta visitar suas plantações.

A dica é participar de suas festividades, caso a estadia por lá coincida com as principais datas. Na primeira semana de janeiro, por exemplo, acontece a tradicional Festa do Tet, e a população faz questão de colorir suas ruas e avenidas com a cor vermelha, que é símbolo da alegria e da felicidade. Outra data festiva é o dia dos mortos, realizada no 15º dia de julho, quando as famílias dedicam frutas e receitas tradicionais aos seus antepassados. Estes e outros elementos da cultura vietnamita são responsáveis por deixar o país ainda mais irresistível.

4 – Sua culinária típica

A culinária asiática é uma fusão de temperos e iguarias e é praticamente uma atração turística por si só, sendo ainda parada obrigatória para os viajantes que não abrem mão de provar novos sabores. As receitas mais tradicionais do país são à base de molho de peixe, arroz, pasta de camarão, limão, pimenta, canela vietnamita, ervas e legumes frescos. Dentre os pratos que devem fazer parte do seu cardápio ao visitar o país, estão o Canh Chua (sopa de ervas e legumes) e Goi Cuon (rolinhas de arroz e legumes).

5 – Suas praias paradisíacas

Apesar do turismo em expansão, o Vietnã ainda preserva praias paradisíacas, que unem os cenários deslumbrantes ao clima interiorano para criar roteiros incríveis. Ao longo de suas ilhas, é possível encontrar praias praticamente desertas e selvagens, onde vivem poucos sortudos e onde não há acesso a luz elétrica ou internet.

Estes lugares são perfeitos para quem quer esquecer o agito do dia-a-dia e viver mesmo que alguns dias longe de comodidades como celular ou secador de cabelo. Outras são mais urbanizadas e contam com a presença de hotéis e resorts preparados para recepcionar os visitantes que não abrem mão do conforto. Os principais destinos do litoral vietnamita são: Nha Trang, Phu Quoc, Hoi An, Mui Ne e Vung Tau.

6 – Seus refúgios naturais

Mesmo sendo um dos destinos mais visitados do Vietnã, Halong Bay continua sendo a maior prova de que é possível encontrar refúgios naturais no país, o que chama a atenção dos viajantes em busca de contato com a natureza e momentos de pura tranquilidade.

As excursões costumam desbravar a região, formada por praias de beleza indescritível e particularidades únicas como as cidades flutuantes. Quem tiver mais tempo pode fazer passeios para explorar suas cavernas e a parte mais remota de seu litoral, durante tours que revelam segredos inimagináveis sobre o Vietnã.

7 – Suas paisagens de beleza deslumbrante

Nos arredores de Saigon e Hanói, é possível encontrar lugares como este apresentado na foto. Os campos de arroz são mais que um subsídio para os vietnamitas e um símbolo cultural para o país. Eles se unem aos cenários paradisíacos do litoral para criar paisagens deslumbrantes, donas de um contraste único. Assim, é impossível se cansar de fotografar os caminhos e os panos de fundo que envolvem os visitantes, que voltam para casa extasiados com tanta beleza.

Assim como nos outros países asiáticos, o Vietnã é intensamente religioso e espiritual, só que é dono de uma peculiaridade: os tradicionais pagodes, que são uma espécie de torre, com múltiplas beiradas dispostas em níveis diferentes, na medida em que detalhes específicos de cada região são incorporados ao modelo original. Dentre os muitos pagodes no Vietnã, um dos mais famosos é o Thien Mu Pagoda, situado às margens do rio Perfume, na cidade de Hué, mas outros valem ser destacados como o Tran Quoc, que fica em Hanói e, por isso mesmo, é um dos mais visitados.

8 – A espiritualidade de seus pagodes

Assim como nos outros países asiáticos, o Vietnã é intensamente religioso e espiritual, só que é dono de uma peculiaridade: os tradicionais pagodes, que são uma espécie de torre, com múltiplas beiradas dispostas em níveis diferentes, na medida em que detalhes específicos de cada região são incorporados ao modelo original. Dentre os muitos pagodes no Vietnã, um dos mais famosos é o Thien Mu Pagoda, situado às margens do rio Perfume, na cidade de Hué, mas outros valem ser destacados como o Tran Quoc, que fica em Hanói e, por isso mesmo, é um dos mais visitados.