9 vantagens de viajar de ônibus pela Europa

Nem sempre a forma mais barata é ruim, pelo contrário

Por: Redação | Comunicar erro

Todo viajante busca a melhor forma de se locomover entre as cidades e países e, para cada tipo de viagem, um transporte se encaixa melhor. Quando se quer economizar tempo, buscamos meios de transporte mais rápidos, como trem e avião. Porém, nem sempre aquele mais veloz é o melhor para todos os casos. 

Em nossa viagem de volta ao mundo, mais do que nunca, temos que estar sempre em busca da melhor opção, já que temos bastante tempo, mas nem tanto dinheiro. Então, buscamos as formas mais baratas para se locomover e, geralmente, são as mais demoradas também (estou escrevendo este texto dentro de um trem de Bangcoc para Chiang Mai, que vai demorar umas 14 horas, porém, pagamos R$ 50 para 2 pessoas).

Onibus-pela-Europa
Geralmente os preços de passagens de ônibus são muito atraentes, principalmente na Europa

Mas nem sempre a forma mais barata é ruim, pelo contrário, nesse post, vamos falar das vantagens de viajar de ônibus pela Europa: 

1- Preço da passagem

Geralmente os preços de passagens de ônibus são muito atraentes, principalmente na Europa, onde a concorrência é maior. Empresas como Flixbus  brigam entre si para disputar os passageiros. Na maioria das nossas viagens a Flixbus foi a que mais compensou, mas vale comparar os preços sempre. No site Omio é possível comparar horários e preços de várias empresas.

2 – Peso da bagagem 

Aqui está uma outra enorme vantagem de viajar de ônibus. Você deve ter falado: “Ah! Eles não conhecem as companhias low cost, com passagens muito baratas”. É então que lhe pergunto se você já tentou adicionar uma bagagem de porão ao seu voo low cost? Sim, voos low cost costumam não ter bagagem de porão e, para adicionar, muitas vezes, acaba saindo mais caro que a passagem. Já no ônibus, é de graça e, quando não, tem um custo muito baixo. 

3 – Antecedência para o embarque 

Para uma viagem internacional de avião pede-se para chegar com 3 horas de antecedência, já no ônibus, pede-se 30 minutos e, mesmo se você chegar em cima da hora, ainda pode embarcar sem problemas, como já aconteceu com a gente. 

4 – Wi-fi e tomada 

Sim, os ônibus pela Europa têm wi-fi e tomada para cada passageiro. Claro que a internet tem limite, eu nunca estourei ele, já a Mari estourou quando tentou assistir seu seriado favorito (conseguiu apenas assistir a um episódio e meio, 70 minutos de filme online).

Mas tem outra questão aqui, o wi-fi geralmente só funciona no país em que ele é de origem, por exemplo, se você fizer uma viagem da Itália para a Croácia e a linha for italiana você só terá internet na Itália, agora se a linha for croata você só terá na Croácia. Mas isso eles não comentam no momento da compra, apenas dizem que tem wi-fi. 

5 – Economia na hospedagem 

Para ganhar tempo na viagem e economizar, você pode se deslocar enquanto dorme, pegando um ônibus noturno. Claro que não é tão confortável quanto dormir em uma cama, mas você economiza uma diária e não perde tempo durante o dia. 

6 – Saída e chegada 

Outra vantagem para quem viaja de ônibus é que geralmente ele sai e chega à estação central da cidade e quem viaja de avião tem que gastar tempo e dinheiro para chegar ao aeroporto do centro e vice e versa. 

7 – Compra da passagem sem muita antecedência 

Você não precisa comprar com muita antecedência os tickets de ônibus e os preços não mudam como os de avião. A compra pode ser feita pela internet, paga com o cartão de credito internacional e até paypal. 

8 – Tempo de viagem 

Aqui eu explico porque uma viagem de ônibus pode ser mais rápida do que uma de avião. Vamos supor que você comprou uma passagem onde o voo tem uma duração de duas horas.

Se for um voo internacional, você deverá chegar com três horas de antecedência, mais uma hora que se perde para desembarque e se locomover até o centro, no total você gastou seis horas, onde no ônibus basta chegar com 30 minutos de antecedência.

Se a viagem de ônibus for de até cinco horas, eu acho vantagem pois você vai chegar no centro e ainda aproveita wi-fi, energia elétrica e as paisagens da estrada.

9 – Paisagens 

Para finalizar as vantagens, além das citadas acima, você ainda pode ir apreciando a vista dos vilarejos e cidades da Europa que, diga-se de passagem, com suas cidades antigas e seus campos verdinhos e floridos, é uma lembrança inesquecível. Surgindo até ideias de voltar para conhecer uma determinada região.

Dicas
  • Leve comida e bebida para as viagens de ônibus pois, além de ser mais barato que nas lojas de conveniência, existem alguns trajetos que não fazem paradas, já que o ônibus possui banheiro, e a fome e sede com certeza vão aparecer;
  • Fique atento com o visto, você pode ir ou atravessar algum pais que precise de visto. (Vimos um homem ser barrado, pois não tinha o visto para aquele pais);
  • Uma ótima dica é aproveitar das vantagens do Google Maps para os deslocamentos. Explico como aproveita-las aqui.

E para você, qual é a sua forma preferida de viajar pela Europa? Deixe sua pitada abaixo!

Por Alexandre Seixas e Mariana Carneiro, do blog Uma Pitada de Mundo

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …