Acidente com navio em Veneza reacende debate sobre turismo de massa

O navio MSC Opera teve falha mecânica quando tentava atracar em um terminal de passageiros

Um navio de cruzeiro colidiu com um barco turístico no cais de Veneza, na Itália. Quatro pessoas ficaram feridas.

O acidente ocorreu na manhã deste domingo (2) quando o MSC Opera tentava atracar no cais de San Basilio, no canal de Giudecca, no centro da cidade italiana, em plena alta temporada.

O navio MSC Opera teve falha mecânica quando tentava atracar em um terminal de passageiros em Veneza
Créditos: Reprodução
O navio MSC Opera teve falha mecânica quando tentava atracar em um terminal de passageiros em Veneza

O incidente acontece em meio à insatisfação crescente de moradores com turismo de massa.

De acordo com a MSC, o navio apresentou uma falha no motor. Dois rebocadores ainda tentaram parar o navio até que um dos cabos se rompeu atingindo o barco River Countness.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento exato em que o gigante de 13 andares avança e colide com o cais e a outra embarcação, causando pânico nos turistas que estavam no local.

Em 2011, o MSC Opera teve problemas mecânicos durante uma navegação pelo mar Báltico. O navio tem capacidade para até 2,5 mil passageiros e conta com um parque aquático e um teatro.

“O incidente de hoje no porto de Veneza mostra que grandes navios não devem mais passar por Giudecca . Depois de tantos anos de inércia, estamos finalmente perto de uma solução definitiva para proteger tanto a lagoa quanto o turismo”, disse o ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, Danilo Toninelli à Ansa.

Toninelli disse ainda que o governo proporá uma “solução definitiva” até o final do mês.