Aeroporto de Munique tem mercado de Natal e até fábrica de cerveja

Tem biergarten o ano todo no aeroporto de Munique, um dos melhores do mundo. E mais: mercado de Natal no inverno e já teve surfe no verão

Por: Como Viaja

O aeroporto de Munique, na Alemanha, foi eleito por 12 vezes o melhor da Europa na premiação da Skytrax, consultoria britânica especializada no mercado de aviação. Considerado o Oscar desse segmento, o prêmio conta com o voto de milhares de viajantes, que analisam a qualidade da estrutura e dos serviços oferecidos pelos melhores aeroportos do mundo.

Para planejar sua viagem à capital da Baviera, confira nossas dicas grátis e completas num guia online de Munique (Alemanha).

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoNo Aeroporto de Munique, há muito o que fazer

Para entender o valor da premiação, é como se, pelos próximos anos, o ator Rami Malek levasse para casa outras 11 estatuetas além daquela que conquistou pela interpretação de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody. Tem tanto o que fazer nos terminais do melhor aeroporto da Europa que daria para morar lá, ao estilo de Tom Hanks no filme O Terminal. Obviamente, com muito mais conforto do que o encontrado pelo personagem principal do longa, Viktor Navorski.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoRestaurantes à disposição do público

Em dezembro de 2019, o Aeroporto de Munique entra novamente em cartaz no circuito de voos da Lufthansa, que partem de São Paulo com destino à capital do estado da Baviera. Sucesso de público entre os visitantes, o Estado é o mais visitado do país, embora seja Berlim (Alemanha), no mapa ao norte, a cidade que recebe mais turistas.

Depois de 3 anos afastada das telas de chegadas e partidas, a rota São Paulo-Munique volta a ser uma alternativa para quem desejar visitar o sul do país e seus vizinhos. As três frequências semanais devem aumentar a bilheteria de Munique entre os destinos escolhidos por brasileiros entre as principais cidades da Alemanha para turismo em cartaz.

Melhores aeroportos do mundo

No ranking dos aeroportos cinco-estrelas, o de Munique é o único representante europeu, contracenando com terminais na China, no Azerbaijão, no Catar, entre outros novos ricos do planeta. Como ocorre com a premiação do cinema, aspectos técnicos também são valorizados pelo Oscar da aviação.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoSinalização e tempo de conexão contam para o prêmio

A sinalização e o tempo de conexão de 30 minutos colaboram para a fama do Franz Josef Strauss Flughafen (nome oficial em alemão). No entanto, peculiaridades também o levaram a ser reconhecido um dos melhores aeroportos do mundo.

Fábrica de cerveja e campeonato de surfe

Quando se está na terra da Oktoberfest Alemanha e da cervejaria Hofbräuhaus, a mais famosa do país, natural que até o Aeroporto de Munique tivesse um cantinho dedicado à bebida símbolo do país, cuja fabricação segue os padrões da lei da pureza da cerveja alemã. Fundada em 1999, a Airbräu é a primeira e única fábrica de cerveja do mundo que funciona dentro de um aeroporto.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoFábrica de cerveja Airbräu, com restaurante

Além de um salão onde são servidas comidas típicas da Alemanha, do lado externo há um biergarten (jardim de cerveja), com capacidade para atender até 600 pessoas. Fica entre os terminais 1 e 2, numa área coberta utilizada para verdadeiras superproduções, como a realização de eventos esportivos.

No passado, já houve disputa de campeonato de surfe em pleno aeroporto. Não é de se espantar quando se sabe que a modalidade é praticada há muito nas águas do Isar, rio que corta o Englischer Garten, o maior parque da cidade.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoJá teve até campeonato de surfe no aeroporto

De hotel de luxo a cochilo em cabines

Como num roteiro adaptado, daria para viver no Aeroporto de Munique feito Tom Hanks na comédia romântica O Terminal. Só que com zero perrengue quando comparado às situações enfrentadas por Viktor Navorski, um viajante sem visto que fica retido assim que desembarca nos Estados Unidos.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoConforto na suíte do Hilton

Não é preciso se acomodar nos bancos dos saguões quando se tem à disposição o Hilton Munich Airport. Este hotel cinco-estrelas oferece 550 quartos e o Fit & Fly Spa, com tratamentos na medida para aliviar aquele jet lag. Do lado de fora, o Novotel Munich Airport é um notável coadjuvante, distante apenas três minutos do aeroporto.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoNovotel fica a três minutos do aeroporto

Aos que só precisam do equivalente a um trailer em vez de um longa-metragem em matéria de descanso, as Napcabs são perfeitas. Espalhadas em quatro pontos do aeroporto, espaçosas cabines de cochilo são alugadas por período.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoCabines para descansar na conexão

Feito estrelas de Hollywood, viajantes que nunca negam mordomias encontram na Vip Wing serviços pagos à parte, como bar exclusivo, banheiros e lounges privativos, além de suítes luxuosas para relaxar ou ter encontros de negócios.

Lojas de grife e souvenir, além de mercado de Natal

O prêmio de melhor figurino pode ser conferido a uma das cerca de 150 lojas do segundo maior aeroporto da Alemanha. De Hermès a Gucci, chegando a Boggi Milano e Zegna boa parte das marcas passariam pelo crivo de Miranda Priestly, a exigente editora de moda de O Diabo Veste Prada.

A tradição do mercado de Natal na Alemanha também está presente. Montado no coração do aeroporto, ele faz sua pré-estreia geralmente uma semana antes do início oficial da temporada das festas de fim de ano, por volta da segunda quinzena de novembro. Pista de patinação no gelo, apresentações de corais, compras e o famoso glühwein (o vinho quente alemão) aquecem o terminal no inverno há 21 anos.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoMercado de Natal com pista de patinação

Aviões reais ou miniaturas, recreação e wifi grátis

Fãs de aviação podem levar para casa qualquer miniatura de aeronave vista no aeroporto. Basta dar uma chegada na lojinha de souvenir do Visitors Park, onde ver o sobe e desce dos aviões é um roteiro bem clichê. Nesse parque aberto aos visitantes, há também um playground com aviões expostos e uma exibição interativa, que mostra como funciona e ainda curiosidades do melhor aeroporto da Europa.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoVistors Park, com aviões e atividades interativas

Um dia nos terminais de passageiros pode proporcionar tanto diversão às crianças na área de recreação infantil (Kinderland) quanto ainda a chance de admirar esculturas e exposições temporárias organizadas nos saguões.

Crédito: Flughafen München GmhB/DivulgaçãoRecreação infantil enquanto espera o voo

Se nada disso for suficiente para manter o viajante entretido, saiba que o sinal de wifi é gratuito e está disponível em todo o aeroporto. Com sorte dá para espantar o tédio assistindo num streaming qualquer a um campeão de bilheteria.

Por Nathalia Molina e Fernando Victorino

Por: Como Viaja

Nathalia Molina e Fernando Victorino escrevem o Como Viaja, com dicas de viagem e destinos. Jornalistas, os dois adoram conhecer culturas, hotéis e gastronomia. Na montanha, na praia ou na cidade. Sozinhos, a dois ou com o filho, Joaquim. Veja mais em comoviaja.com.br e @ComoViaja nas redes sociais

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Como Viaja da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …