São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional em breve
A expectativa é iniciar as obras ainda no primeiro semestre de 2025
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) concluiu mais uma importante etapa para a implementação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, localizado em Olímpia (430 km da capital).
Com a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a Infraero viabiliza a utilização de recursos destinados à construção do novo aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Olímpia é considerado um marco para o desenvolvimento futuro de toda a região, no transporte de passageiros e na infraestrutura logística. O terminal será construído em uma área de 200 hectares, adquirida pela prefeitura, localizada 20 quilômetros da cidade, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda.
- Alura e Google abrem 300 mil vagas em curso gratuito de IA
- Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos na área da construção civil
- 3 países baratos para brasileiros tirarem a viagem internacional do papel
- Rotary oferece 90 bolsas de pós-graduação em vários países
Com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo no futuro se expandir para 2.500 metros, o aeroporto estima chegar a ter capacidade para atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano, recebendo grandes aeronaves de carga, com um pátio de aeronaves de 200 metros para taxiar simultaneamente até seis aeronaves tipo Boeing ou Airbus.

Olímpia, a “Orlando brasileira”
Chamada de a “Orlando brasileira”, Olímpia recebe anualmente 4 milhões de turistas que buscam às águas termais de seus dois parques aquáticos –Thermas dos Laranjais, o mais visitado da América Latina, e o Hot Beach.
Com 54 operadoras de turismo e uma robusta rede hoteleira de mais de 34 mil leitos, distribuídos por mais de 80 meios de hospedagem (hotéis, resorts e pousadas) –a segunda maior do Estado, inferior apenas à capital–, a cidade reúne condições ideais para expandir sua capacidade de recepção e atratividade turística.

A construção do aeroporto conta com um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão fundamentais para custear as obras e desenvolver uma infraestrutura moderna e eficiente.
“A chegada do Aeroporto Internacional do Norte Paulista será um marco para Olímpia, transformando a dinâmica econômica e turística da cidade e da região”, afirma o prefeito Geninho Zuliani.
A expectativa é iniciar as obras ainda no primeiro semestre de 2025. O novo aeroporto promete fortalecer o turismo local, facilitar o acesso de visitantes de diferentes regiões do País e do exterior e impulsionar o desenvolvimento econômico do interior paulista