Alagoas: roteiro de cinco dias pelo paraíso nordestino

Roteiro por São Miguel dos Milagres, Maragogi e Maceió.

Neste roteiro de Alagoas, detalhei o que fazer para aproveitar bem cino dias nessas praias tão bonitas do estado de alagoas. Passando por São Miguel dos Milagres. Maragogi e Maceió.

Deixei no roteiro várias opções de praia por dia, para que cada um possa escolher de acordo com sua preferencia. Mas o recomendado é alugar um carro, assim fica mais fácil a locomoção entre os destinos.

Foto próximo as piscinas naturais de Milagres
Créditos: Foto por Eduardo Bochis
Foto próximo as piscinas naturais de Milagres

1º DIA

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Praia do Toque: depois da praia Porto da Rua está a praia do Toque, considerada um verdadeiro refúgio para os turistas que estiverem à procura de sossego na viagem.  A praia do Toque é uma das mais conhecidas de São Miguel dos Milagres porque foi uma das pioneiras em relação ao turismo local. A praia geralmente é calma e tem piscinas naturais à sua frente, que se pode visitar através de jangada. Fizemos o passeio de jangada no período de maré baixa e gostamos muito da experiência. As piscinas do Toque são cristalinas e bem preservadas, sem confusão de gente e grandes grupos de passeio

Praia de Porto da Rua
Porto da Rua é uma espécie de “centrinho” de São Miguel dos Milagres. Sua praia é longa, com muitos coqueiros a sua frente e consequentemente forma muitas piscininhas no período de maré baixa. Por isso, é uma praia ótima para crianças, já que com a água represada entre os arrecifes, o cenário fica ótimo para quem procura piscinas rasinhas. No período de maré baixa, o mar se “retrai” e é preciso andar vários metros para conseguir acessar a água.

Foto proximo as piscinas naturais de Milagres

Praia do Riacho
Créditos: Foto por Livia Soares

Praia do Riacho
Créditos: Foto por Livia Soares
Praia do Riacho

SÃO MIGUEL A NOITE

Depois de uma manhã e uma tarde bem agradável curtindo algumas das praias de São Miguel dos Milagres, separe a noite do seu primeiro dia de roteiro para um jantar delicioso em um dos melhores restaurantes da cidade.

2º DIA

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Praia de São Miguel dos Milagres: é a praia que está localizada bem ao centro. Ela é bastante movimentada, possui uma estrutura completa (restaurantes, bares, barraquinhas de comida e cadeiras/guarda-sóis). Essa é a praia que deu nome à região. Com coqueiros ao seu redor e bancos de areia que surgem no período de maré baixa, a Praia de São Miguel dos Milagres tem águas bem calmas e rasas. A partir da praia você pode fazer passeios para as piscinas naturais com jangadas ou então passar o dia em um dos quiosques simples que ficam na beira do mar. A praia é linda, tem um cenário muito diferente na maré baixa e vale super a pena conhecê-la. Os bancos de areia são deliciosos.

Praia do Riacho: é uma praia bastante recomendada para as pessoas que estiverem em uma viagem em família, com os filhos, principalmente pelo fato do mar não ter muitas ondas. Muito calminha, a praia do Riacho é uma opção de praia em Milagres para quem busca alguma estrutura, já que por longos trechos de areia você caminha pelas praias sem ter acesso a uma barraca. Na região central das praias ficam duas barracas, sendo uma das delas a Mi Casa, um dos espaços com melhor estrutura de praia de São Miguel dos Milagres.

IR PRA MARAGOGI A NOITE

Noite de Maragogi
Maragogi não é um destino voltado para badalação e vida noturna. A verdade é que a cidade vive uma atmosfera mais tranquila, ideal para descansar, realizar atividades diurnas e curtir o mar. Portanto, não viaje esperando muito entretenimento à noite.

3º DIA

MARAGOGI

Foto proximo as piscinas naturais de Maragogi
Créditos: Foto por Eduardo Bochis
Foto proximo as piscinas naturais de Maragogi

Para o seu primeiro dia de roteiro em Maragogi, separamos uma manhã/tarde bem especial por lá. E, é claro que tinha que ser nas deliciosas praias desta cidade. Abaixo, citaremos algumas das melhores delas, que farão com que a sua trip seja inesquecível!

Praia de Barra Grande: Bastante sugerida para quem estiver em uma viagem em família, com os filhos, ela possui uma água do mar bem limpa e calma e areia fininha. No quesito estrutura, ela não é tão completa, por isso aconselhamos você a levar algumas comidas e bebidas para ir petiscando ao longo do dia.

Praia do Peroba: Esta praia é um daqueles refúgios para quem quer ter dias mais relaxantes. Por lá, será possível encontrar vários peixinhos, de todos os tamanhos e cores, principalmente na maré baixa.

Praia Ponta do Mangue: Ela possui aquela imensidão marítima em tom esverdeado que todo mundo ama – bem parecido com o mar do Caribe. Se você quiser ter o visual mais deslumbrante desta localidade, a dica de ouro é que vá até lá o mais cedo possível, que é quando a maré, na maioria das vezes, está baixa.

Praia de Antunes: É uma praia propícia para um banho de mar em grande estilo. Além disso, ela conta com bancos de areia que propiciam os deliciosos passeios de buggy. É demais.

Praia de Maragogi: Diferente das praias que já citamos neste texto, ela possui uma infraestrutura bastante completa, com restaurantes, bares, comércios, feirinhas de artesanato, hotéis e etc. Por lá, acredite, a diversão estará mais do que garantida.

Praia Japarating: Com a água do mar em tom verde esmeralda, coqueiros e piscinas naturais, ela é ótima para descansar em meio a um clima ensolarado da região.

MARAGOGI A NOITE

Depois de ter relaxado em uma das espetaculares praias de Maragogi, deixe a sua noite neste destino para fazer um passeio pelo centrinho. Nele, você poderá parar em algum restaurante para comer, comprar lembrancinhas e souvenirs para os parentes e amigos ou simplesmente observar a movimentação da cidade com os diversos turistas que circulam por lá.

4º DIA

MARAGOGI

Não tem como fazer um roteiro em Maragogi e deixar de fora um atrativo que é a marca registrada deste lugar. Estamos falando das piscinas naturais. Portanto, deixe a sua manhã e tarde do segundo dia para visitá-las.

As piscinas naturais mais famosas desta região são as das Galés. Sabe aqueles cenários paradisíacos que muitas vezes encontramos na Internet? Pois bem, é disso que estamos falando. Maravilhosas, elas abrigam muita vida marinha, fazendo com que o seu passeio seja ainda mais bacana. Para chegar até lá, é simples, basta contratar uma lancha ou catamarãs na orla!

Maragogi
Créditos: Foto por Livia Soares
Maragogi

IR PRA MACEIO A NOITE

Feirinhas de artesanato em Maceió
Se você é daqueles que adora comprar lembrancinhas e souvenirs em suas viagens, não pode deixar de conferir as feiras de artesanato de Maceió. As de Pajuçara são consideradas as mais famosas da região, portanto parada obrigatória para a sua trip. Nelas, você poderá adquirir: imas, canecas, roupas, toalhas, acessórios, tapetes, comidas típicas e vários outros itens bacanas. Vale muitíssimo a pena fazer uma caminhada pela área curtindo o clima agradável da noite em Maceió.

Restaurantes em Maceió
Esta é uma opção mais voltada às pessoas que querem experimentar o melhor da culinária alagoana em um jantar agradável e tranquilo na cidade de Maceió.

5º DIA

Praia de Ponta Verde:

Um pouco mais movimentada que Jatiúca, talvez em função do maior número de hotéis na sua orla, possui as mesmas características da praia anterior, tornando a perfeita para passar o dia curtindo o mar.

É aqui que fica o famoso letreiro EU AMO MACEIÓ, que foi instalado para marcar os 200 anos de Maceió.

Praia de Pajuçara:

Talvez a mais conhecida e famosa das praias urbanas da cidade, é também a mais movimentada. É daqui que saem os passeios de jangada para as piscinas naturais. A Feira de Artesanato e o Pavilhão de Artesanato também ficam aqui, um quase em frente ao outro, e funcionam todos os dias. Se você procura lembrancinhas para levar para casa, camisetas, jogos americanos, toalhas de mesa, produtos de renda e utensílios de praia, aqui é um bom lugar para comprar. Mas não é aquele lugar que indicaria para um passeio imprescindível.

Em parceria com LiviajanteOficial

Blog de viagem, dicas, positividade, histórias e muito mais. Por duas melhores amigas. Partiu para: viagens, lugares, conhecer pessoas, vivenciar experiências, positividade...