Alemanha oferece 150 rotas cênicas para conhecer o país

Tamanha oferta permite ao visitante descobrir cada região de acordo com os mais variados e específicos temas

Por: Redação Comunicar erro

Muito além de cerveja, carros e alta tecnologia, a Alemanha oferece um variado leque de atrativos.  Em termos turísticos, há cerca de 150 rotas cênicas por todo o país europeu, que, juntas, oferecem aos viajantes a oportunidade de percorrer distintas regiões segundo aspectos temáticos específicos.

Atrações culturais, históricas ou arquitetônicas são combinadas com as rotas turísticas, assim como os polos gastronômicos ou as cidades que abrigam paisagens de extrema beleza natural.

Rota Romântica
Crédito: RudyBalasko/iStockRua na cidade medieval de Rothenburg , na Rota Romântica, na Alemanha

De acordo com o DZT (Centro de Turismo Alemão, em português), a mais visitada pelos brasileiros é a Rota Romântica, embora, nos últimos anos, outros percursos estejam chamando a atenção.

Com cerca de 400 km de extensão, a Rota Romântica leva os visitantes de Würzburg a Füssen, onde está localizado o famoso Castelo de Neuschwanstein, também conhecido como Castelo da Cinderela.

Würzburg
Crédito: bluejayphoto/iStockCidade histórica de Würzburg, na região da Francônia

O trajeto existe há mais de 60 anos e, pela beleza de seus cenários, aspectos culturais e inquestionável hospitalidade, atrai entusiastas de arte, fãs de história e turistas de todo o mundo em busca de entretenimento durante os diversos festivais que ocorrem em pequenas e bucólicas cidades o ano todo.

Para facilitar o planejamento de quem pretende desembarcar no país, tem até um aplicativo, o “Romantic Road”, que apresenta as 28 cidades e dez atrações ao longo da rota.

 Rota Romântica
Crédito: travelview/iStockCom cerca de 400 km de extensão, a Rota Romântica leva os visitantes de Würzburg a Füssen

Desde 1954, a Rota dos Vinhos Baden conduz os turistas ao que é considerado como o mais belo recanto gourmet da Alemanha. No percurso, pitorescas vinícolas e aldeias com ruas estreitas e casas em estilo arquitetônico enxaimel.

Markgräflerland
Crédito: TouristInfo SasbachwaldenA região de Markgräflerland, ao sul de Freiburg, pertence à Rota do Vinho de Baden
Rota do Vinho de Baden
Crédito: TouristInfo SasbachwaldenUm passeio cheio de prazeres pela Rota do Vinho de Baden, em meio à paisagem maravilhosa entre a Floresta Negra e o Reno

Internacionalmente, reconhecidas castas de uva, como o Riesling da região de Ortenau, além de Pinot Blanc, Pinot Gris, Pinot Noir, crescem nas vinhas ensolaradas entre Baden-Baden e Lörrach. Naturalmente, a melhor dica de hospedagem na região não seria outra senão uma aconchegante pousada dentro de uma vinícola.

Rota da Cerveja
Crédito: Kulmbacher Brauerei AGAo longo da rota, as cervejarias garantem uma cerveja fresca e cada uma tem sua própria receita secreta

Por sua vez, a Rota da Cerveja e a Rota dos Castelos levam o visitante, em um trajeto de cerca de 500 km, de Bad Frankenhausen (Turíngia) a Passau (Baviera Passau). No percurso, é possível admirar um vasto patrimônio artístico e cultural que remete aos dias da Idade Média, exemplificado por castelos românticos, fortalezas desafiantes e ruínas.

Sulzbach-Rosenberg
Crédito: Stadt Sulzbach-RosenbergVista do castelo de Sulzbach-Rosenberg

Nesse cenário os turistas ainda têm a oportunidade de comparar as habilidades dos mestres cervejeiros da Turíngia com as dos seus colegas da Baviera.

Porém, a grande dama das rotas cênicas é a chamada Rota Alpina. Um tour panorâmico único, com 450 km de extensão, entre os cenários e as paisagens dignas de cartão-postal das montanhas do sul da Baviera.

Lindau
Crédito: bbsferrari/iStockVista da baia da encantadora cidade de Lindau, às margens do Lago de Constance

A partir da encantadora Lindau, localizada às margens do Lago de Constance, segue-se para Berchtesgaden, esta situada no Lago Königssee. Ao longo do trajeto, inúmeros atrativos culturais, gastronômicos e infinitas possibilidades de lazer e práticas de esportes ao ar livre.

Baden-Wurttemberg
Crédito: KenWiedemann/iStockVilarejo de Hollsteig, uma das cidades que integram Rota Panorâmica da Floresta Negra

Já a Rota Panorâmica da Floresta Negra oferece, desde 1930, vistas únicas e encantadoras entre a Renânia Palatinado e as montanhas de Vosges. Embora seja uma rota pequena –cerca de 70 km entre Baden-Baden e Freudenstadt–, é uma atração imperdível para todos os que visitam a região. A melhor forma de percorrê-la é a bordo de um carro conversível ou, se preferir, em cima de uma motocicleta.

Hanau
Crédito: Divulgação/Germany TravelA Rota dos Contos de Fada começa em Hanau, cidade natal dos irmãos Grimm

Mas, para quem viaja com crianças, a mais indicada é a imperdível Rota dos Contos de Fada. No caminho, todas as dicas para seguir os passos dos irmãos Grimm –os pais dos contos de fadas – nesta encantadora rota de 600 km que tem início em Hanau, berço dos escritores, e termina na casa dos Músicos de Bremen, conhecidos no Brasil pela fábula “Os Saltimbancos”, no norte da Alemanha.

Mais rotas estão disponíveis no site germany.travel e apresentadas em um mapa interativo.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …