Últimas notícias:

Loading...

Amsterdã remove letreiro cartão-postal da cidade

Esculturas eram uma das atrações mais fotografadas pelos turistas

Por: Redação

Se você já foi a Amsterdã com certeza tem uma foto em frente ao famoso letreiro “I amsterdam” (“Eu sou Amsterdã”, em português). Se não tem, dançou!

É que a prefeitura capital holandesa retirou as enormes letras vermelhas e brancas que ficava da Museumplein (Praça dos Museus). O lugar era um dos mais fotografados pelos turistas.

Amsterdã
Crédito: Serts/iStockO famoso letreiro ‘I am Amsterdam’, na Museumplein, foi removido pela prefeitura de Amsterdã no começo de dezembro

O painel foi instalado na praça onde ficam os museus Rijksmuseum, Van Gogh, Moco e Stedelijk, em 2004, pelo escritório de promoção turística da cidade.

De acordo com o jornal holandês “Het Parool”, a remoção foi um pedido do partido ambientalista Groenlinks, que consideravam o painel “num símbolo do turismo de massa” e do “individualismo exagerado” em uma “cidade que representa solidariedade e diversidade”.

No site da ação, o motivo da retirada do painel foi “porque estava atraindo uma multidão muito grande para um espaço já limitado”.

Ainda segundo o site, agora o letreiro –que tem 2 metros de altura e 23 metros de largura— vai percorrer os bairros da cidade.

Apesar de ser o mais conhecido, o letreiro gigante da Museumplein não é o único em Amsterdã. Há outros espalhados pela cidade, como no aeroporto Schiphol e no lago Sloterplas.

Compartilhe:

?>