Aplicativos ajudam reduzir tempo na fila em aeroportos

De reservas de hotéis a compartilhamento de viagens, a tecnologia facilita a vida do viajante. E não seria diferente em aeroportos.

Duas plataformas prometem reduzir o tempo gasto por passageiros na fila em aeroportos. Uma delas é a TripI Pro, que está sendo testada em quatro terminais americanos –Austin, Orlando, Denver e Phoenix—e funciona como uma espécie de radar.

Fila no controle de passaporte no aeroporto de Miami, na Flórida
Créditos: Getty Images
Fila no controle de passaporte no aeroporto de Miami, na Flórida

De acordo com a Bloomberg, a plataforma vai incorporar dados de espera nas filas da TSA — a agência do governo americano encarregada de zelar pela segurança nos aeroportos– a informações de trânsito e status de voo para sugerir ao passageiro a hora de sair para o aeroporto, com base em sua localização por GPS.

A TripI Pro ainda está em fase de testes e não está disponível para os usuários.

Mas uma tecnologia parecida já é realidade no aeroporto de Gatwick, em Londres. A ferramenta foi lançada no final do ano passado e informa, em tempo real, situação das filas no check-in e no sistema de imigração, alertas de voos e promoções em lojas e restaurantes do terminal.

Brasil

Em 2016, o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro lançou um dispositivo que oferece informações de voos, localização dos terminais de check-in, lojas e serviços, além de traçar rotas dentro do terminal.