Aragarças atrai por suas águas termais com propriedades medicinais

Uma das atrações da região é o Complexo Thermas Água Santa, onde existem nascentes em que a água aflora naturalmente a 39ºC

Por: Redação

Falou em águas termais e Goiás a associação remete logo a Caldas Novas. Mas o Estado oferece águas quentes em outros destinos também.

Um dele é o município de Aragarças, a 345 km de Goiânia. Considerada a capital do “Rio Araguaia”, a cidade encanta com suas praias de areia branca que atraem turistas de todos os cantos do país.

Crédito: Ulisses Siqueira/DivulgaçãoPiscinas termais do Complexo Thermas Água Santa

Uma das atrações da região é o Complexo Thermas Água Santa, onde existem nascentes em que a água termal aflora naturalmente a 39ºC.

O fenômeno das águas quentes ocorre às margens do Rio Araguaia, único em todo seu leito com mais de dois mil quilômetros.

Crédito: Ulisses Siqueira/DivulgaçãoPraia exclusiva do Complexo Thermas Água Santa

No Thermas Água Santa, somente em um dos poços, ela chega a mais de 100 mil litros por hora com uma perfuração de apenas 17 metros. Outro benefício é que a água encontrada na localidade é mineral e medicinal. Possui na sua composição química 0,18 mg/L de Fluoreto e a rara presença de 0,012 mg/L de Lítio em sua composição, elemento químico natural que traz vários benefícios ao organismo humano.

Crédito: Ulisses Siqueira/DivulgaçãoPoço de água termal no Complexo Thermas Água Santa

O lítio, por exemplo, é uma substância muita usada para medicamentos que tratam a depressão. “Embora não possa ser considerado um tratamento contra a depressão, o lítio encontrado nas águas termais de Aragarças contribui bastante para amenizar o problema”, diz Sebastião Peixoto Filho, especialista em hidrogeologia.

Já o fluoreto, é altamente benéfico para a saúde dos ossos e dos dentes. “O consumo de água floreada é muito indicado para crianças até os 2 anos e também para mulheres grávidas”, explica Sebastião.

Estrutura

Para receber o turista, o Complexo Thermas Água Santa oferece um parque aquático termal de águas correntes, poço natural e praia. O visitante pode adquirir o day use ou se hospedar na pousada, que foi totalmente reformada para esta temporada.

Crédito: Ulisses Siqueira/DivulgaçãoInterior de um dos quartos da pousada no Complexo Thermas Água Santa

Os quartos possuem de 35m² e 25m², todos varanda privativa,  frigobar, camas boxes, TV a cabo e wi-fi gratuito. Duas suítes são dotadas de banheiras jacuzzi e camas king-size.

Um dos atrativos da pousada é a paradisíaca e exclusiva praia de água doce, que frequentemente recebe a visita dos botos, e fica a exatos 50 passos do empreendimento.

O parque aquático conta com piscinas adulto e infantil, balde aquático, cascata de 5 metros, quatro quiosques para churrasco e redário.

Instagramável

E para quem quiser ver toda a beleza do lugar do alto e fazer belas fotos, uma passarela suspensa, com cerca de 42 metros de comprimento, dá acesso a um mirante a 12 metros de altura que oferece uma visão privilegiada para o rio Araguaia.

Crédito: Ulisses Siqueira/DivulgaçãoPôr do Sol no mirante do Thermas Água Santa

Em outra passarela suspensa, o visitante pode atravessar uma reserva natural que dá acesso a outra praia exclusiva de areia branca e fina.

Completam a estrutura do empreendimento turístico uma loja de conveniência e um restaurante com capacidade para 150 pessoas, especializado na gastronomia regional.

Crédito: Ulisses Siqueira/DivulgaçãoMirante do Complexo Thermas Água Santa

Como chegar

O Thermas Água Santa fica no município de Aragarças, na divisa com o Mato Grosso. Para quem sai de Goiânia de carro, a distância é de 345 km. O acesso principal de carro a Aragarças é pela GO-070, saída para Inhumas. Por quase a metade do caminho, até a Cidade de Goiás, a pista é duplicada.

É possível ainda fazer o trajeto de ônibus através da Viação Empresa Moreira com saídas diárias de Goiânia às 6h e 10h. A companhia Azul Linhas Aéreas também possui voos diretos às terças, quintas e sábados de Goiânia para Barra do Garças (MT).

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …