Argentina barra voos da Europa, EUA, Japão e China
O governo também decretou a suspensão de espetáculos e o fechamento de espaços públicos
A Argentina decidiu suspender todos os voos procedentes dos Estados Unidos, Europa, China, Japão, Coreia do Sul e Irã. A medida vale por 30 dias por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país.
O decreto assinado nesta quinta-feira, 12, pelo presidente Alberto Fernández também suspendeu temporariamente a emissão de vistos para iranianos, sul-coreanos e japoneses.
As companhias aéreas poderão operar até segunda-feira, 16. Depois desse período, apenas a companhia aérea estatal Aerolíneas Argentinas poderá repatriar residentes.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Aerolíneas Argentinas lança promoção para brasileiros que querem ir para Buenos Aires
- Vai tirar férias em outubro e não sabe para onde viajar? Descubra agora os melhores destinos
- Argentina é um excelente destino para turismo de aventura e vamos provar isso
“Dentro dessa restrição, o decreto dispõe que serão implementadas medidas para facilitar o regresso desses países de residentes na Argentina”, disse Alberto Fernández.
Segundo a Agência Brasil, no decreto estabelece-se ainda um “isolamento obrigatório por 14 dias” em quatro casos, entre os quais aparecem pessoas que tenham estado na Europa.
Turismo será afetado pela medida
O presidente da Câmara Argentina do Turismo, Aldo Elías, lamentou a decisão do governo e disse que a quarentena imposta aos estrangeiros significava, na prática, que ninguém irá à Argentina.
“Essa quarentena para estrangeiros que chegam ao país já significava, na prática, que ninguém viria à Argentina. Isso afeta muito o turismo no país”.
O presidente Alberto Fernández advertiu que “aquelas pessoas que infringirem o isolamento terão responsabilidades penais” e que “o decreto obriga a cada pessoa a reportar sintomas compatíveis com coronavirus”.
O Código Penal argentino determina “pena de prisão de seis meses a dois anos a quem violar medidas adotadas para impedir a introdução ou propagação de uma epidemia”.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
-Usar lenço descartável para higiene nasal;
-Não compartilhar objetos de uso pessoal;
-Manter o ambiente ventilado;
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.