Arraial do Cabo libera praias para banho após esgoto vazar

Apenas a praia dos Anjos segue com a recomendação de imprópria para banho

A prefeitura de Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, liberou na última sexta-feira (1) a praia do Forno para banho. A situação nas prainhas do Pontal do Atalaia, conhecido como “Caribe brasileiro”, já havia sido normalizada no dia anterior.

Apenas a praia dos Anjos segue com a recomendação de imprópria para banho. De acordo com a análise feita pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o local apresentou indícios de contaminação por esgoto doméstico.

Fotos mostram como era e como ficou a praia do Forno após o rompimento de tubulação de água e esgoto em Arraial do Cabo
Créditos: Reprodução/RecordTV
Fotos mostram como era e como ficou a praia do Forno após o rompimento de tubulação de água e esgoto em Arraial do Cabo

Segundo o relatório, as praias do Forno e Prainha já estavam próprias para o banho no dia da coleta, apesar da coloração esverdeada.

A análise leva em consideração a quantidade de bactérias em cada 100 ml de água com base na resolução Conama 274/2000.

Vista da praia do Forno, em Arraial do Cabo
Créditos: Divulgação
Vista da praia do Forno, em Arraial do Cabo

No dia 25 de janeiro, as tubulações de esgoto e águas fluviais se romperam após fortes chuvas que atingiram a região, deixando as águas das prainhas do Pontal do Atalaia, dos Anjos e do Forno escuras.

Multa

A prefeitura multou a Prolagos, concessionária de água e esgoto, em R$ 5 milhões pelo despejo de esgoto nas praias da cidade.

O procedimento foi feito após a Secretaria Municipal avaliar os danos ambientais causados por despejo de esgoto, depois da última chuva do dia 25 de janeiro, que alagou vários bairros na cidade.

Com a intensidade da chuva, a manilha se rompeu na Prainha e o canal da Praia dos Anjos também precisou ser aberto para escoamento da água.

Arraial do Cabo
Créditos: Divulgação

A Prolagos já havia recebido uma multa de cerca de meio milhão, em 2017, pelo mesmo motivo. “A concessionária foi reincidente e por isso a multa foi maior, vamos ver se agora os serviços serão prestados da maneira correta, vamos continuar cobrando”, afirmou o prefeito, Renatinho Vianna.

A obra de construção do cinturão está parada e o prazo de entrega estabelecido venceu no mês de novembro de 2018. De acordo com a Prolagos, os trabalhos serão retomados no dia 11 de março e previsão de entrega no dia 30 de maio.

De acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente, se o cinturão da praia dos Anjos já tivesse sido entregue, com certeza o impacto ambiental seria menor, já que o canal não estaria mais recebendo esgoto clandestino.