CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Conheça Curaçao, um dos destinos mais procurados no Caribe

Curaçao é também a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesa

Por: Papo de Turista/Alan Viana

Um cenário que mais parece sonho e que é banhado por mar azul turquesa transparente. Não bastasse tamanha beleza, os moradores recebem a todos tão amigavelmente que é impossível não se sentir acolhido. Acertou quem pensou em Curaçao, uma das principais ilhas do Caribe.

Não importa quantas vezes você já pisou no destino. Em todas você colecionará memórias e surpresas inesquecíveis.

Curaçao
Crédito: Divulgação/Curaçao Tourist BoardCuraçao é também a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesa

Quer conhecer um pouco mais desse paraíso caribenho? Então se prepare para as 7 Maravilhas que encontramos por lá.

Cores vívidas

Como não se impressionar com um lugar tão cheio de cores e que exprime vida? Mesmo as regiões mais distantes, as cores vibrantes das construções são de encher os olhos.

Em especial a capital, Willemstad, que de tão linda mais parece um cartão postal ou uma legítima pintara de se atribuir a um talentoso artista.

A Rua Handeskade é uma das que mais atrai turistas. Com seus casarões de estilo colonial, pintados em cores fortes, e que abrigam lojas de comércio local a grandes grifes internacionais. Sem exageros. Uma fotografia tirada na Handeskade seguramente virará um belo plano de fundo ou protetor de tela no seu dispositivo.

Edifícios coloridos da capital de Curaçao, Willemstad, são famosos por suas cores vibrantes

Maya, uma guia turística nos narrou sobre esses edifícios coloridíssimos. No passado, tudo era pintado em tons bem claros e, curiosamente, os moradores da ilha, inclusive o governador, sentiam dores de cabeça intensas. Ele [governador], então, chegou à conclusão que esse mal coletivo poderia estar ligado à claridade da luz do sol refletida nas paredes da cidade.

Foi então que veio o pedido: que as casas fossem pintadas com cores fortes. Assim nasceu a Curaçao que hoje conhecemos. Viva.

O ninguém esperava era que o governador fosse dono da fábrica de tintas. Esse segredo só foi descoberto após sua morte. Desde então, não é mais permitido que governadores tenham negócios.

Até hoje, os edifícios são coloridos e recebem até arte de grafiteiros. Sempre com muito bom gosto e cores vibrante

Praias e mar azul

Quanta exuberância! As praias de Curaçao são verdadeiros cartões postais. O mar é azul turquesa transparente por causa da formação rochosa da região, o calcário, que gera uma areia super branquinha. Já as tonalidades do azul são  criadas pelo reflexo da luz quando atravessa a água e bate na areia.

Klein Curaçao é um lugar imperdível. A exuberância da pequena ilha vale a travessia de catamarã que dura cerca de 2h
Litoral é formado por 38 praias também famosas por suas águas cristalinas e forte tonalidade azul. A poucos quilômetros de Punda e Otrobanda você vai encontrar resorts à beira-mar

Dá pra afirmar com toda certeza que as praias são as protagonistas da ilha, que é relativamente pequena (444 km2) e, em poucos dias, é possível conhecer as que você quiser. São trinta e oito no total, então, é só se programar.  Difícil mesmo vai ser você conseguir eleger uma favorita!

Entre as rochas da Praia de Cas Abao há inúmeros tipos de peixinhos que você pode apreciar por horas e horas com snorkel

Mas tem um detalhe que é importante saber: para entrar em algumas delas, você terá que pagar entre US$ 3 a US$ 6. Porém, encontrará uma boa estrutura para desfrutar seu passeio com tranquilidade, como banheiros limpos, duchas, barracas com bebidas e até piscina. Já as praias públicas, comparadas a outras do Caribe, são bem limpas e organizadas.

Atividades aquáticas

Depois de tantas belezas que as praias e o mar de Curaçao oferecem, é hora de conhecer de perto os seres que vivem debaixo da água. Uma dica valiosa para os turistas visitarem é o Curaçao Public Sea Aquarium. Nele é possível admirar as inúmeras atrações para todos os gostos e bolsos.

No Sea Aquarium a água utilizada no refúgio é do próprio mar, para que os animais se sintam em casa.

Construído em 1984, o Sea Aquarium tem atividades incríveis e inovadoras, diferentes de tudo o que você já viu. E olha só que legal: a água utilizada no refúgio é do próprio mar, para que os animais se sintam em casa.

Em algumas das atrações na piscina, os turistas podem tocar as espécies que lá se encontram. Mesmo que você já tenha conhecido outros lugares do mundo que possuem aquários no mar, vai se emocionar.

Outra atração imperdível é o Ocean Lens, onde você tem a impressão de mergulhar a cinco metros de profundidade, só que sem se molhar. Parece estranho? Pois é fascinante! Para chegar ao fundo, é preciso descer uma escada que chega a uma espécie de câmara com uma janela arredondada enorme. A vista através da lente é impressionante e você fica confortavelmente deitado em almofadas observando as criaturas do mar passando a poucos centímetros. Tem até ar condicionado para deixar a temperatura no ponto. São 30 minutos de puro encantamento que vão ficar para sempre na memória.

Crédito: Angela Karam/Turismo S/ADá para embarcar em um mini submarino que leva até cinco pessoas para passar algumas horas no fundo do mar, a 300 metros de profundidade

Para quem gosta de sensações bem mais radicais, o Sea Aquarium de Curaçao oferece uma atração exclusiva. O visitante pode embarcar em um mini submarino que leva até cinco pessoas para passar algumas horas no fundo do mar, a 300 metros de profundidade! Sim, é isso mesmo, acredite! Um instrutor e um marinheiro comandam essa aventura de tirar o fôlego! O interior do submarino é confortável e dispõe de tudo o que você pode precisar.

Parque Nacional Shete Boka

Pense em uma paisagem selvagem, com praias escondidas na costa rochosa de calcário. Não foi à toa que escolhemos esse Parque Nacional como uma das Sete Maravilhas de Curaçao. Shete Boka significa Sete Bocas, no idioma “papiamento”, na língua caribenha.

É uma referência às baías que ficam no parque que são como bocas, enormes buracos nas rochas. Há quatro pontos de observação que facilitam  visualizar os magníficos shows que levam muitos turistas ao local. Em certo ponto é possível apreciar um espetáculo incrível em que as águas do oceano disparam ao redor de uma cratera com uma força inacreditável.

Há quatro pontos de observação que facilitam visualizar os magníficos shows que levam muitos turistas ao local

Jardim das Plantas Poderosas

A última das maravilhas inesquecíveis dessa ilha tão exótica é também um dos motivos que atrai gente de todos os continentes. Navios lotados de turistas fazem uma parada para conhecer as “fazendas” de plantas medicinais. São enormes plantações onde se cultiva vários tipos de ervas medicinais. Uma delas merece meu destaque: a Aloe Vera, também conhecida como Babosa, planta que traz inúmeros benefícios à saúde e que é muito importante para a economia de Curaçao.

São vários produtos, chás, ervas para dietas, medicamentos naturais para problemas cardíacos, circulatórios, respiratórios, nervosos, de digestão, entre outros. Eu preferi mergulhar no mundo dos cremes para a pele e outras maravilhas que pude comprovar que são realmente poderosas. Tudo é fabricado ali mesmo e pode ser comprado na lojinha que ela mantém no local.

Dica extra: não deixe de conhecer e visitar Caverna Hato. O visual misterioso e sinistro é um convite a uma viagem ao passado. Afinal, essa caverna tem mais de 300 mil anos e é a maior e mais importante de Curaçao. Por fim, a Destilaria do Licor Curaçao. Mas por quê. Ora,  aqui não se produz um licor qualquer.

*Colaboração Ângela Karam/Turismo SA

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Papo de Turista/Alan Viana

Dicas de destinos, hotéis e resorts e as melhores experiências de viagens. Acompanhe-nos nas redes sociais em instagram.com/blogpapodeturista e instagram.com/alaovianna

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Papo de Turista/Alan Viana da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.