As mais belas cidades de Portugal e suas atrações turísticas

Um lugar recheado de atrativos históricos, naturais e culturais, que oferece incrível gastronomia, assim é Portugal

Ouça este conteúdo

Portugal é um dos países europeus que mais recebe turistas durante o ano inteiro. Localiza-se na Península Ibérica, fazendo fronteira com a Espanha, às margens do Oceano Atlântico.

O país tem muitas cidades com pontos turísticos belíssimos, contando com belezas naturais como praias de tirar o fôlego, e belezas arquitetônicas como castelos e parques. Desde a capital Lisboa até as famosas cidades de Porto, Faro, Sintra e Cascais, o país é cheio de lugares deslumbrantes e atrações turísticas para todos os gostos, que valem a pena a visita.

 

Conheça uma lista com as mais belas cidades turísticas para incluir em seu roteiro em Portugal!

Cidades portuguesas e suas atrações turísticas

Para aproveitar mais a sua visita ao país, selecionamos as principais cidades turísticas. Confira quais são!

1 – Lisboa

A capital lusitana é parada obrigatória para quem visita Portugal. Visitar o bairro de Alfama, sentar-se a um bar ou restaurante ouvindo fado, essas são algumas das atrações que o turista tem a seu dispor ao visitar Lisboa. Veja outros atrativos!

Torre de Belém

A Torre é um dos destinos mais procurados de Lisboa, sendo um emblema da época do Descobrimento de Portugal, além de ser um dos monumentos mais importantes do país. Lá, você pode se deliciar com o famoso doce português Pastel de Belém.

Castelo de São Jorge

Uma das construções mais antigas de Lisboa, o Castelo é uma imersão ao passado do país, nos tempos do Império. Uma das torres está aberta para visitação, onde se tem uma vista privilegiada das paisagens da capital.

Praça do Comércio

Localizada na lateral do Rio Tejo, tem imensa importância histórica, com diversas construções cheias de detalhes. Além disso, conta com diversos restaurantes para apreciar os pratos da culinária lusitana.

Bairro Alfama

É o bairro mais antigo da capital, trazendo tradições como as festas de Santo Antônio e muito fado tocando pelas ruas. Nele, ficam o Castelo de São Jorge, além de outras construções como a Sé de Lisboa e o Museu do Fado.

2 – Sintra

Um lugar incrível e recheado de mistério, Sintra é dona de uma natureza fascinante que atrai todos os perfis de turistas. Não é à toa que se tornou patrimônio cultural mundial pela Unesco. Além das mais belas praias, o local reúne palácios e castelos, bem como um parque natural fascinante. Entre os atrativos, estão:

Quinta da Regaleira

Composta por jardins, grutas, construções enigmáticas e um palácio exuberante, é considerada um dos pontos turísticos principais de Portugal. O edifício principal é chamado Palácio da Regaleira, localizado na encosta da serra.

Palácio Nacional da Pena

Considerado uma das Sete Maravilhas do país, conta com um Parque Nacional e seu Palácio com arquitetura da época do Romantismo, sendo a primeira construção deste estilo na Europa. O Palácio é considerado como um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Cabo da Roca

É o ponto mais ocidental de Portugal, assim como da Europa Continental. As visitas são permitidas até uma certa parte, numa zona com 140m de altitude. Luiz de Camões descreve o Cabo da Roca como “onde a terra se acaba e o mar começa”. Ali, é possível ver a imensidão do Oceano Atlântico, numa vista privilegiada.

(Imagem: Cabo da Roca  Instagram @Westie_Matilda)

3 –  Cascais

A cidade conta com diversos tipos de atrações turísticas, como museus, faróis, praias e restaurantes. Veja uma lista de atrações por lá!

Boca do Inferno

Um precipício localizado a beira-mar, sendo um dos principais cartões postais da cidade de Cascais. A vista é imperdível, e a visita pode ser um ótimo programa. Nos arredores, restaurantes e lojas completam o passeio. Recebe esse nome por conta da forma das rochas e do impacto assustador que a formação causa.

Praia do Tamariz

Uma das mais visitadas da região, conta com uma piscina de água salgada para mergulhar tranquilamente, além de possuir várias atrações nos arredores como bares, restaurantes e danceterias.

Farol do Museu de Santa Marta

O museu conta a história da região, com uma coleção de peças náuticas antigas e exposições multimídia. No alto da torre do Farol, os visitantes tem uma bela vista da cidade de Cascais.

4 – Região de Algarve

Praia da Falésia.  (Imagem: Instagram @Westie_Matilda)

A região Sul de Portugal é chamada de Algarve, um dos pontos mais visitados de Portugal, especialmente no verão. Na região se encontram cidades como Faro, Portimão e São Lourenço.

Sé de Faro

A catedral de Faro, capital da região do Algarve, está na lista dos principais pontos turísticos da região. Localizada no centro de Faro, é conhecida também como Igreja de Santa Maria, sendo construída em 1251, em cima de uma antiga mesquita.

Praia da Marinha

Uma das praias mais bonitas do Algarve e uma das 10 mais fascinantes em toda a Europa. Localizada na cidade Lagoa, é conhecida pela água cristalina que permite ver o fundo do mar. Além disso, suas formações rochosas, conhecidas como falésias, são outro atrativo que deixam a paisagem mais interessante e inesquecível.

Praia da Rocha

Outra praia na lista das mais conhecidas do Algarve, a Praia da Rocha tem cerca de um quilômetro e meio de costa. Recebeu esse nome por conta das rochas que ficam situadas entre o mar e a areia. É uma das praias mais visitadas pelos turistas em Portugal.

Então preparado para curtir e aproveitar cada um dos atrativos listados e que vale a pena conhecer ao fazer turismo em Portugal?

Em parceria com eurodemand

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário eurodemand

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.