Baleia devolve celular de turista que caiu no mar na Noruega

Hammerfest é conhecida por ser a cidade mais setentrional do mundo

A norueguesa Ina Mansika estava com um grupo de amigos num píer na cidade de Hammerfest, na Noruega, observando uma baleia beluga quando deixou o celular cair no mar.

 Vídeo registra baleia beluga devolvendo celular de turista que caiu no mar na Noruega

O que a jovem não esperava é que o animal recuperasse o aparelho e o devolvesse. As imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram o momento que a baleia com o celular na boca entrega para Ina Mansika.

O smartphone não funciona mais, mas a Ina disse a jornais locais que se surpreendeu com o ato do animal.

As autoridades norueguesas suspeitam que o animal tenha sido treinado pelos russos como uma arma militar, já que ele estava com uma espécie de colar de identificação no qual estava escrito “Equipamento de São Petersburgo” em russo, de acordo com a agência Associated Press.

Também havia espaço para uma câmera esportiva ser acoplada na coleira. Autoridades russas negaram que ele fosse usado para este fim.

A baleia será encaminhada para um santuário de vida marinha na Islândia.

A cidade onde a noite dura 60 dias

Vista da cidade portuária de Hammerfest, na Noruega, no inverno
Créditos: MichelR45/iStock
Vista da cidade portuária de Hammerfest, na Noruega, no inverno

Hammerfest, localizada na ilha de Kvalo, em Finnmark, tem cerca de 10 mil habitantes e é conhecida por ser a cidade mais setentrional do mundo. Ela fica a 480 km ao norte do Círculo Polar Ártico.

Outra curiosidade da região é que durante o inverno, entre os meses de novembro e janeiro, o sol não aparece por cerca de 60 dias.  Já entre meados de maio e final de julho, ele nunca se põe –é o chamado sol da meia-noite.