Belezas naturais e culturais: saiba o que visitar em Foz do Iguaçu

Belezas naturais e culturais: saiba o que visitar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR), na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina, tem atraído cada vez mais turistas. Os viajantes que chegam até a cidade encontram preços mais econômicos de hospedagem e alimentação, além de boas condições para chegar até o destino, seja de avião, veículo particular ou ônibus.

Durante o verão, a viagem até o Foz fica ainda mais interessante, trazendo a agradável sensação de ver de perto as Cataratas do Iguaçu, em meio a uma biodiversidade bastante rica.

Vista das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina
Créditos: R.M. Nunes/iStock
Vista das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina

Para tornar a experiência ainda mais positiva para os visitantes, incluindo aqueles que escolhem se locomover pela região com o sistema público de transporte, a prefeitura da cidade sancionou uma lei que obriga as empresas a instalarem ar condicionado nos veículos.

Conheça abaixo os cinco principais motivos que levam os turistas até Foz do Iguaçu!

Parque Nacional do Iguaçu

Essa é a principal atração da região. Dentro do Parque estão as Cataratas, então é a melhor opção para conhecer essas quedas d’águas que são consideradas uma das maravilhas naturais do mundo.

Ver as Cataratas do Iguaçu de pertinho é passeio imperdivel
Créditos: Zig Koch/MTur
Ver as Cataratas do Iguaçu de pertinho é passeio imperdivel

Além de uma visão privilegiada desse espetáculo das águas, o visitante também pode fazer trilhas ou optar pelo “Macuco Safari”, um passeio imersivo nas áreas do parque, por terra e pelas águas do Rio Iguaçu. Há também uma outra opção de passeio similar do lado argentino do parque, uma excelente opção para os turistas que estão em busca de novas aventuras.

Parque das Aves

 Flamingos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
Créditos: Zig Koch/MTur
 Flamingos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

No Parque das Aves o viajante irá conhecer mais sobre a grande biodiversidade do Brasil e seus vizinhos. O parque foi criado em 1994, mas já se tornou uma das atrações mais tradicionais entre as opções de turismo em Foz do Iguaçu.

Além das aves, o parque tem um espaço dedicado às borboletas (borboletário) e um outro espaço exclusivo dos répteis, em que os visitantes podem ver de perto algumas espécies de cobras e jacarés.

Itaipu Binacional

Essa é a maior usina de energia hidrelétrica do mundo, produzindo energia para milhões de famílias usando uma forma limpa e renovável. A usina utiliza a força das águas do Rio Paraná para a produção de energia, que abastece o Brasil e o Paraguai.

Vista da Usina de Itaipu, que abre para visitação
Créditos: Zig Koch/MTur
Vista da Usina de Itaipu, que abre para visitação

O passeio pela Usina é feito com um ônibus de dois andares, pois as dimensões da construção são enormes. Desta forma, o ônibus permite que os visitantes conheçam os principais mirantes e vejam de perto essa grande conquista da engenharia.

Marco das três fronteiras

Dizem que é impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas quem visita Foz do Iguaçu consegue quebrar essa regra e estar em três lugares ao mesmo tempo!

Vista do Marco das três fronteiras, em Foz do Iguaçu
Créditos: Marcos Labanca/Divulgação
Vista do Marco das três fronteiras, em Foz do Iguaçu

Na divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina foram construídos pequenos obeliscos, pintados com as cores de cada país. Do mirante brasileiro, é possível ter uma bela visão dos três países, além de uma vista panorâmica para o encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná.

Puerto Iguazú

Para os turistas que buscam uma vida noturna mais agitada, a recomendação é uma visita a Puerto Iguazú. A cidade fica no território argentino e traz boas opções de restaurantes, bares e espetáculos para quem deseja conhecer mais da região.