Bombinhas e Balneário Camboriú atraem perfis diferentes de viajantes

O litoral de Santa Catarina, como sabemos, é um dos mais belos do Brasil. São diversas praias paradisíacas ao longo da costa catarinense. Para quem já conhece ou quer fugir da badalação da capital Florianópolis, duas das opções mais procuradas do estado são Balneário Camboriú e Bombinhas.

Os viajantes do Dubbi, plataforma colaborativa de dicas de viagem, explicam a diferença entre as duas cidades e contam o que fazer em cada uma delas.

Características

A primeira e mais gritante é o tamanho das cidades. Bombinhas é um pequeno município de pouco mais de 15 mil habitantes, enquanto Camboriú tem mais de 120 mil habitantes e sua economia é uma das mais pujantes do estado. Consequentemente, as opções de lazer são completamente diferentes. Em Bombinhas, o contato com a natureza é maior, enquanto em Camboriú a vida noturna é um dos fortes. Em comum, belas praias, mas em uma são mais desertas e afastadas, enquanto na outra a aglomeração é frequente.

Bombinhas

A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e com muita riqueza natural. São cerca de 40 praias, com as mais diferentes características, como baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, cujo acesso se dá somente por trilhas e costões, satisfazendo assim os mais diversos públicos.

O viajante Leandro Amaral, de São Paulo, relata exatamente o contato com a natureza uma das vantagens de Bombinhas. Ele recomenda fazer passeios de caiaque pela costa da península, que saem por cerca de R$ 15. Caminhadas nas praias, trekking, surfe, mergulho, passeios de barco, de pedalinho, e bicicleta podem ser encontrados em diversas praias.

De praias, o viajante Willian Zachow, de Fraiburgo, gosta das Mariscal e Canto Grande, por serem tranquilas e com água bem limpa. Na Mariscal, ande até o Morro do Macaco, lá tem uma trilha que leva a ponto bem alto onde dá para ter uma visão fantástica.

Como hospedagem, a viajante Ro Ludwig, de Balneário Camboriú, indica o Hostel Toca da Moréia, na rua Sardinha. Para comer gastando pouco, o centro tem vários locais simples para almoço, com valores em torno de 15 reais. Se o viajante quer fazer camping, deve procurar o Retiro dos Padres, localizado ao lado da praia da Sepultura, quase uma praia “privativa” do camping.

Fique esperto com o trânsito para chegar ou se locomover dentro de Bombinhas, principalmente em férias e no verão. Para a cidade é minúscula, todo o deslocamento interno pode ser feito a pé. Fora da temporada de verão o lugar fica praticamente vazio.

Balneário Camboriú

Vida noturna agitada. Esse é o ponto forte de Camboriú. As baladas que bombam são a 1001, no Bairro das Nações, com um som mais eclético, a Shed Western Bar e a Woods, com uma pegada sertaneja, além da luxuoso Green Valley, por onde passam alguns dos melhores DJs do mundo.

A cidade, claro, também conta com muitos barzinhos. O Empório Eldorado é o prato cheio para quem curte apreciar diferentes tipos de cervejas, principalmente as artesanais, enquanto o Chaplin 1500 Pub é um ambiente ideal para aquela paquera.

Camboriú também é conhecida pela adrenalina do parapente. No Morro do Careca, o turista irá desembolsar cerca de R$ 250 para fazer o voo. A vista lá de cima é incrível. A viajante Marcela Yuri, da própria cidade, só dá uma dica aos aventureiros: ligar um dia antes perguntando se está havendo voo, pois, dependendo do vento, o passeio pode estar suspenso temporariamente.

Acesse mais dicas de Bombinhas aqui.