Últimas notícias:

Loading...

Pão de Açúcar é um dos cartões-postais mais visitados do mundo

Por: Redação

Todos os anos, aproximadamente 1,5 milhão de visitantes do mundo passam pelas estações do bondinho do Pão de Açúcar, na Urca, no Rio de Janeiro, com destino a um dos cartões-postais mais visitados do país e do mundo.

O primeiro trecho, que leva ao Morro da Urca, é percorrido em pouco mais de três minutos e inclui vistas deslumbrantes da praia Vermelha e das orlas do Leme e Copacabana, pelo lado direito, e da enseada de Botafogo com o Cristo ao fundo, pela esquerda.

Casal observa vista da orla do Rio de Janeiro no mirante do Morro da Urca[/img]

À direita está a Via Verde, mirante que circunda uma das faces do Morro da Urca e é um excelente ponto de observação da fauna e da flora do Complexo. Também é no Morro da Urca que está localizado o Cota 200 Restaurante. Contornado por varandas, o local é ideal para relaxar e apreciar o melhor da gastronomia brasileira.

Seguindo em direção à estação que leva ao Pão de Açúcar, fica o Anfiteatro, espaço com palco e arquibancada para 700 pessoas que pode ser usado para vários tipos de eventos; o Espaço Baía de Guanabara, ambiente charmoso com lojas e restaurantes; o Espaço Cultural Cocuruto, que traz a história do teleférico por meio da exposição de maquinário e de recursos audiovisuais; e o Mirante Maria Ercília Leite de Castro –com vista para o Pão de Açúcar– ideal para a realização de coquetéis, jantares, festas de casamentos, eventos promocionais e corporativos.

No Morro da Urca também há um serviço privativo de voo panorâmico de helicóptero oferecido por empresa terceirizada.

Pão de Açucar

A 396 metros acima do nível do mar, no segundo desembarque, o bondinho oferece uma vista 360o ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro. Além da orla da zona sul, é possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo, o Centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus.

O ponto mais alto do complexo também conta com lanchonetes e lojas com opções de presentes e souvenirs, ideal para quem deseja presentear parentes e amigos; além de um mirante de tirar o fôlego do mais exigente dos visitantes. 

História

Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o bondinho do Pão de Açúcar inseriu o Rio de Janeiro no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais. Hoje, o seu deslizar tranquilo já faz parte da paisagem da cidade. O trecho inicial, entre a praia Vermelha e o Morro da Urca transportou, durante a inauguração, aproximadamente 570 passageiros. O segundo trecho, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar entrou em funcionamento poucos meses depois, em 18 de janeiro de 1913.

Bondinho do Pão de Açúcar
Onde: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2546-8433
Horário: Diariamente, das 8h às 19h50
Ingresso (trajeto completo): R$ 62 (adultos) e R$ 31 (6 a 21* anos, idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais
www.bondinho.com.br

* Mediante apresentação da documentação comprovante necessária

Compartilhe: