Brasil é eleito melhor país do mundo para turismo de aventura
Ranking do portal US News & World Report entrevistou quase 17 mil pessoas que listaram 89 nações pelo mundo
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para turismo de aventura, conforme um ranking global divulgado pelo portal US News & World Report. A lista destacou a diversidade natural e as atividades de aventura que o país oferece aos visitantes.
O ranking, idealizado em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia (EA), é baseado em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas pelo mundo.
O levantamento considerou critérios como qualidade dos destinos, segurança para a prática de esportes radicais, infraestrutura turística e potencial para experiências na natureza. O Brasil se destacou em relação a países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia.
- Brasileiro precisa de visto para viajar para Cancún? Veja as novas regras
- 3 lugares para viajar em fevereiro e aproveitar o verão gastando pouco
- Lençóis Maranhenses é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
Ao todo, 89 países foram listados pelos entrevistados e avaliados em 10 subcategorias: qualidade de vida, mudanças climáticas, negócios, influência cultural, aventura, agilidade, poder, empreendedorismo, herança e propósito social.
Ranking global
Além de liderar a subcategoria de Turismo de Aventura, o Brasil aparece bem posicionado em outras três categorias: 11º em influência cultural (moda e entretenimento); 12º Mudanças (países com economias de alto potencial); e 12º Herança (valoriza a história rica em cultura e geografia).
No ranking geral dos melhores países, o território brasileiro aparece na 30ª posição.
Turismo de aventura
O território brasileiro é conhecido por suas paisagens exuberantes, que vão desde as florestas tropicais da Amazônia, passando pelas imensas cachoeiras de Foz do Iguaçu até os cenários únicos do Pantanal e da Chapada Diamantina. Essa diversidade de ecossistemas permite uma ampla gama de atividades, incluindo rafting, trilhas, escalada, mergulho e surfe, entre outros.
Cidades como Brotas (SP) e Bonito (MS) são exemplos de destinos que se consolidam como polos de aventura, atraindo visitantes do mundo inteiro que buscam adrenalina e contato direto com a natureza.
Além disso, a costa brasileira, com mais de 7.000 km de litoral, é um prato cheio para os praticantes de esportes aquáticos, como o kitesurf e o stand-up paddle.
Impacto na economia
O Ministério do Turismo afirma que os turistas aventureiros têm impacto importante em diversas regiões. Isso porque movimentam pequenos negócios, como pousadas e agências, guias especializados e restaurantes.
No ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25% das viagens a lazer feitas pelos brasileiros no país estão ligadas ao ecoturismo.
O crescimento desse segmento tem impactado positivamente a economia de diversas regiões do país, gerando oportunidades para pequenos negócios, como pousadas, agências de turismo, guias especializados e restaurantes.
O turismo de aventura contribui significativamente para o desenvolvimento econômico local, promovendo o crescimento de comunidades em torno dessas atividades.