Brasil terá a maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos

Temporada terá quase sete meses de duração; primeiro navio em águas brasileiras será o MSC Preziosa

A temporada brasileira de cruzeiros 2023/2024, que começa no fim de outubro e terá quase sete meses de duração, será a maior dos últimos 11 anos, segundo a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil).

O primeiro navio em águas brasileiras será o MSC Preziosa, que atracará no Porto de Santos já no dia 29 de outubro. Antes, porém, a embarcação que vem da Europa, passa por Maceió, Salvador e Rio de Janeiro.

MSC Grandiosa será o maior navio a navegar em águas brasileiras
Créditos: Divulgação/MSC Cruzeiros
MSC Grandiosa será o maior navio a navegar em águas brasileiras

A expectativa é que o segmento seja responsável por injetar R$ 3,9 bilhões na economia do país e gerar 48 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, a meta é chegar cada vez mais perto do recorde do verão 2011/2012, quando os cruzeiros nacionais receberam 805 mil passageiros.

Finalizada em abril, a última temporada de cruzeiros transportou cerca de 700 mil cruzeiristas, que injetaram R$ 3,6 bilhões na economia, crescimento de 240% em relação a temporada anterior (2021/2022).

Novidades da temporada de cruzeiro 2023/2024

Além de mais longa, a próxima temporada terá muitas novidades. Uma delas é a chegada do MSC Grandiosa, que fará sua rota inaugural no Brasil em novembro.

Com capacidade para 6.334 hóspedes e 1.704 tripulantes, a embarcação é a maior da história a navegar nas águas brasileiras.

MSC Preziosa será o primeiro navio a chegar ao Brasil, no final de outubro
Créditos: Vinicius Stasolla/Divulgação/MSC
MSC Preziosa será o primeiro navio a chegar ao Brasil, no final de outubro

Ao todo, serão nove navios que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), além do estreante Porto de Paranaguá (PR) e percorrerão por 203 roteiros (crescimento de 10%), com 728 escalas (5% de aumento).

Mais uma vez, a MSC será a armadora com maior número de navios com embarque e desembarque no Brasil. Além MSC Grandiosa, a companhia trará outros cinco navios entre 2023 e 2024 –MSC Lirica, MSC Seaview, MSC Armonia, MSC Preziosa e o MSC Musica, este último, apesar da operação dedicada ao mercado argentino, fará cruzeiros regulares por aqui.

O Costa Diadema retorna para a temporada 2023/2024
Créditos: Divulgação/Costa Cruzeiros
O Costa Diadema retorna para a temporada 2023/2024

Já a Costa Cruzeiros terá três navios nesta temporada –Costa Fascinosa, Costa Diadema (que retorna) e o Costa Favolosa, primeira embarcação da armadora italiana a chegar ao Brasil, em 22 de novembro.

Navios de longo curso

A temporada 2023/2024 também reforça o retorno do Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais, como Norwegian Cruise Line (com o Norwegian Star).

Ao todo, ao longo da temporada, serão 35 navios de longo curso, que farão paradas em 45 destinos localizados em 15 estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Norwegian Star é um dos navios com paradas no Brasil
Créditos: Divulgação/NCL
Norwegian Star é um dos navios com paradas no Brasil

No total, serão 19 destinos, nacionais e internacionais. Os navios passarão por Angra dos Reis, Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Fortaleza (CE), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC), Recife (PE), incluindo Buenos Aires (Argentina), Montevidéu e Punta del Este (Uruguai), assim como por portos de embarque e desembarque, além da possibilidade de escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, ambas em Santa Catarina.