Brasileiro planeja viagem com pouca antecedência, diz pesquisa

Levantamento da Decolar revela hábitos de planejamento e permanência de brasileiros em viagens nacionais e internacionais

O velho ditado de que o “brasileiro deixa tudo para a última hora” pode ser encarado como “meia verdade”. É o que revela uma pesquisa feita pela agencia de viagens online Decolar.

Segundo a pesquisa, quando o brasileiro pretende viajar para destinos internacionais, o fechamento da viagem acontece com 72 dias de antecedência, em média. Esse tempo cai para 31 dias quando a viagem é para destinos nacionais.

Female’s point of view from hammock on the beach at sunrise, barefoot.
Créditos: swissmediavision/iStock
Female’s point of view from hammock on the beach at sunrise, barefoot.

“Em um universo ideal, o fechamento dos detalhes principais de uma viagem deveria acontecer com cerca de 6 meses de antecedência. Além disso, quanto antes o viajante definir o destino e o roteiro, maiores são as chances dele encontrar boas ofertas e melhores preços”, diz Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar.

Já com relação ao tempo de descanso, outro dado interessante do levantamento mostra que a média de permanência dos brasileiros em cidades do país é de 4 dias, enquanto nos destinos internacionais é de 15 dias.

Porém, não é tudo que o brasileiro deixa para a última hora e boa parte dos viajantes já costumam seguir para sua viagem com seus passeios garantidos.

Esse comportamento fica claro quando olhamos a busca por ingressos de atrações em destinos nacionais, que aumentou 16% no comparativo de 2017 com 2018. No mesmo comparativo, porém para destinos internacionais, o crescimento foi ainda mais expressivo e chegou a 26%.