Brasileiros são mais generosos que franceses, holandeses e russos

Os viajantes brasileiros costumam recompensar um bom serviço com gorjetas extras durante as viagens de férias. Esta é a conclusão de um levantamento feito pelo site Dreamlines, especializado em viagens de navios.

A plataforma ouviu mais de 2.500 passageiros sobre seus hábitos durante viagens de cruzeiro, posicionando o viajante brasileiro entre os mais generosos do mundo.

Viajantes brasileiros são mais generosos que franceses, holandeses e russos quanto o assunto é gorjeta
Créditos: © Michel Verdure
Viajantes brasileiros são mais generosos que franceses, holandeses e russos quanto o assunto é gorjeta

A média diária de gratificações por parte do brasileiro é de US$ 18,11 por dia de cruzeiro, valor bem acima dos franceses, italianos e russos. Apenas 10% dos entrevistados brasileiros afirmaram não deixar nenhum tipo de gorjeta durante a viagem.

Jovens são os mais generosos

Outro resultado surpreendente da pesquisa revela que os viajantes com menos de 30 anos de idade são os que deixam valores mais altos como gratificação durante a viagem, provando que a excelência no serviço é crucial para esta geração.

Viajantes desta faixa etária costumam deixar uma média de US$ 26 ao dia em gorjetas, especialmente para camareiros, bartenders e massagistas. Já os maiores de 60 anos deixam as gorjetas mais baixas entre as categorias entrevistadas.

Brasileiros estão entre que mais dão gorjetas durante os cruzeiros
Brasileiros estão entre que mais dão gorjetas durante os cruzeiros

Camareiros e garçons

Os membros da tripulação que mais recebem gratificações dos viajantes brasileiros são os camareiros da cabine, que costumam receber gorjetas 84% das vezes (34% acima da média internacional). Em segundo lugar estão os garçons dos restaurantes, que ao realizarem um bom serviço recebem gorjetas 77% das vezes.

O momento de dar as gorjetas também difere em relação aos países. Enquanto que brasileiros, franceses e italianos preferem deixar uma gratificação no final do cruzeiro, apenas 30% dos alemães fazem o mesmo. Os viajantes deste país preferem deixar valores menores de gorjetas ao longo de toda a viagem, ao final de cada serviço.

A maioria dos viajantes brasileiros prefere agraciar a tripulação pessoalmente (53%), ao invés de adicionar o valor à conta de bordo (14%) ou deixar um envelope na cabine (23%).