Brotas tem cachoeira para contemplar, banho e até para escorregar

As belas cascatas fazem do destino um destaque do ecoturismo; a maioria é aberta à visitação turística

Contemplar uma cachoeira, absorvendo o barulhinho bom da queda da água e a natureza do entorno, é descrito por muitos como um remédio para o estresse. Não à toa, visitação às cachoeiras é a atividade que os turistas mais realizam em Brotas (SP), na frente, inclusive, do rafting.

As belas cascatas fazem do destino um destaque do ecoturismo. Mas o que nem todos os turistas sabem é que em algumas, além de admirar e tomar banho, há outras atividades possíveis. Entre elas estão hidromassagem natural e rapel, que é uma atividade do turismo de aventura que requer treinamento.

A Cachoeira do Escorregador lembra um tobogã
Créditos: Divulgação
A Cachoeira do Escorregador lembra um tobogã

Mais fácil, mas para quem quer emoção e tem coragem, a sugestão é acomodar-se em uma boia e deslizar sobre as pedras da Cachoeira do Escorregador embalado pela água, semelhante a um tobogã.

Nesta cachoeira, a sequência de pedras em desnível por onde a água corre é de cerca de 80 metros de extensão. A primeira parte tem cerca de 30 metros de extensão por 20 de largura. É onde fica o trecho indicado para escorregar, de cerca de 15 metros de extensão, e ao final cair em uma piscina natural de profundidade média de dois metros. A segunda parte é só para contemplação e banho: uma queda de 7 metros de altura que forma piscina de 1,20 metro.

Cachoeira Véu de Noiva, no Astor
Créditos: Brotas Online
Cachoeira Véu de Noiva, no Astor

A trilha de acesso é curta e fácil, possível ser feita com toda a família, conta Celso Francisco Chauvino, proprietário da fazenda onde fica a atração turística. Com estrutura de lanchonete, camping, quiosques para churrasco e tirolesa, é local para day use com emoção.

Para quem busca cachoeira rústica, em que a atração é somente a natureza, a indicação é a do Astor. A trilha de acesso é curta e de grau de dificuldade fácil. Localizada dentro de uma fazenda, é considerada por muitos como uma joia por sua bela queda de 28 metros.

Cachoeiras apenas para visitação

Também tem cachoeira aberta à visitação o ecoparque Viva Brotas. Lá, a atração é a Santa Eulália, com 47 metros de queda e trilha média e de nível de dificuldade fácil. E há em Brotas sítios turísticos que dão acesso a mais de uma cascata.

A cachoeira Santa Eulália tem 47 metros de queda d’água
Créditos: Divulgação
A cachoeira Santa Eulália tem 47 metros de queda d’água

A Cachoeira do Martello, por exemplo, é um local com duas quedas: a do Martello e a Primavera, ambas com trilha de grau de dificuldade fácil. O Ecoparque Cassorova também tem duas cachoeiras. Uma, que leva o nome da propriedade, é considerada a mais bonita de São Paulo e a única de Brotas que tem duas quedas. A segunda, a dos Quatis, tem uma trilha mais longa por meio da mata com nível de dificuldade moderada.

Cachoeira Cassorova, uma das mais bonitas de Brotas
Créditos: Brotas Online
Cachoeira Cassorova, uma das mais bonitas de Brotas

No Recanto das Cachoeiras, o turista pode visitar a Santo Antonio, com trilha curta e fácil que, inclusive, é acessível a cadeirante, e a Roseira, com trilha média e e de nível de dificuldade moderado. Já no sítio Três Quedas, o turista encontra três cachoeiras: das Andorinhas, da Figueira e das Nascentes, todas de fácil acesso.

No Ecoparque Jacaré são quatro cachoeiras: Patrimônio, Jacaré, Meninas (acessível somente de quadriciclo) e São Sebastião para quem faz a trilha do cânion Jacaré.

 A cachoeira Cristal fica dentro de uma fazenda
Créditos: Divulgação
 A cachoeira Cristal fica dentro de uma fazenda

E há cachoeiras em que a visitação é possível apenas mediante a aquisição de passeio em agência do turismo de aventura de Brotas, o que as torna mais exclusivas. É o caso da Santa Maria, com uma queda de 65 metros de altura, acessível por trilha sob mata fechada de nível moderado de dificuldade, e a Cristal, dentro de uma fazenda com trilha fácil que corta um córrego duas vezes.

O passeio para está última cachoeira inclui, além de transporte, duas tirolesas, as mais extensas de Brotas –de 1.800 metros e de 1.900 metros. Outra cascata exclusiva é a da Frangipani  Hotel Boutique, aberta à visitação somente dos hóspedes da pousada.

Cachoeira Roseira, no Recanto das Cachoeiras
Créditos: Divulgação
Cachoeira Roseira, no Recanto das Cachoeiras

Há, ainda, as cachoeiras do Sítio 7 Quedas. Lá, são três cascatas: Bela Vista (25 metros), Coqueiros (18 metros) e Macacos (35 metros) que estão, momentaneamente, fechadas à visitação.

O sítio está passando por melhorias, como a instalação de decks, e a previsão é reabrir ao público ao final do primeiro semestre de 2020. Na área urbana, no Parque dos Saltos, as corredeiras do Rio Jacaré-Pepira formam várias cascatas e o espaço é aberto ao público gratuitamente. Cada cocheira tem um atrativo e um charme específico. É escolher e curtir. Até por isso, Brotas, merece muito mais que um dia de passeio.