‘Cachoeira de lava’ é espetáculo da natureza no parque Yosemite

O fenômeno pode ser visto de diversos pontos do parque

Por: Redação | Comunicar erro

O Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, reúne três das 20 maiores cachoeiras do mundo: Sentinel Fall, Ribbon Fall e Yosemite Falls, a maior da América do Norte, com 729 metros de queda. Mas é em fevereiro que o parque presenteia seus visitantes com um dos espetáculos mais bonitos da natureza: a “cachoeira de lava” (firefall, em inglês).

O fenômeno natural ocorre todos os anos em fevereiro por cerca de três semanas, e, literalmente reflete a convergência de céus claros e a quantidade certa de neve derretida na Horsetail Fall, uma das cachoeiras do parque que é Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1984.

O fenômeno da ‘cachoeira de lava’ acontece quando a luz do pôr do sol atinge a Horsetail Fall, no Parque Nacional Yosemite

Conforme o pôr do sol se aproxima, a névoa capta os raios de sol e cria uma fabulosa ilusão de ótica que dura cerca de 10 minutos, possibilitando imagens extraordinárias.

A ‘cachoeira de lava’ pode ser vista de diversos pontos do parque, mas os mais disputados são a área de piquenique do El Capitan, a mais ou menos 3,2 quilômetros do Yosemite Valley Lodge (antigo Yosemite Lodge).

Yosemite National Park
Crédito: iStockO fenômeno da “cachoeira de lava” pode ser visto de diversos pontos do parque

Turistas e locais também curtem o momento com um coquetel Firefall (chocolate quente com tequila, creme de cacaue pimenta pasilla) no lounge do Majestic Yosemite Hotel (antigo Ahwahnee).

Yosemite é repleto de lugares dos quais o parque pode se orgulhar, das paredes escarpadas do Yosemite Valley ao visual alpino de Tuolumne Meadows, e suas cachoeiras guardam muitas surpresas.

Com uma caminhada de 1,6 km é possível apreciar a vista do topo da mais alta delas, a Yosemite Fall e uma caminhada fácil, de 189 metros na Bridalveil Falls, te leva a um ponto de observação abaixo da cascata ondulada.

 Yosemite National Park
Crédito: Yosemite National ParkO parque Yosemite é um dos mais bonitos dos Estados Unidos

Já a subida até Vernal e Nevada Falls é feita em degraus de pedra que levam à beira de dois declives enormes, onde você pode avistar o rio Merced sob a cordilheira rochosa. No lado sul do parque, perto de Wawona, a Chilnualna Falls esbarra em uma série de cordilheiras de granito.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
4
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
5
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
6
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
7
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
8
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …