7 castelos imperdíveis para conhecer no Alentejo

Com um rico patrimônio histórico, a região portuguesa tem construções incríveis para visitar ou até mesmo se hospedar

Reconhecido por seus vinhos, paisagens naturais e belas praias quase intocadas, o Alentejo também surpreende os viajantes com seu impressionante patrimônio histórico.

A maior região de Portugal tem vilarejos medievais encantadores que abrigam construções magníficas, como igrejas, conventos e castelos, que transpiram histórias. Em alguns deles, inclusive, é possível se hospedar e desfrutar uma verdadeira vida de realeza.

Confira abaixo sete castelos imperdíveis no Alentejo

Arraiolos

 
Créditos: Victor Carvalho/Turismo do Alentejo
 

Um dos poucos castelos no mundo com uma arquitetura circular, está situado a apenas 20 minutos de Évora, no topo do Monte de São Pedro, rodeado por uma muralha em forma de elipse. Além de visitar o castelo, é possível apreciar uma bela visão maravilhosa dos campos alentejanos.

Beja

 Intereeior do castelo de Beja, no Alentejo
Créditos: Divulgação/VisitAlentejo
 Intereeior do castelo de Beja, no Alentejo

O destaque desta construção é a torre que conta com 40 metros de altura. Mais que o tamanho e a imponência, no entanto, essa parte do castelo tem também uma beleza ímpar. O visitante pode subir seus 200 degraus para conferir uma vista de tirar o fôlego. A torre é composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

Elvas

Vista aérea do Forte da Graça, em Elvas
Créditos: Divulgação/Turismo do Alentejo
Vista aérea do Forte da Graça, em Elvas

Apesar de não ser um castelo, mas sim uma fortaleza, merece destaque. Considerado Patrimônio Mundial da Unesco juntamente com às demais construções históricas de Elvas, é um dos melhores exemplares da arquitetura militar portuguesa. Devido a sua proximidade com a Espanha, até mesmo a cidade foi desenvolvida como uma verdadeira fortaleza e os turistas podem explorar diversos fortes e fortins espalhados pelo destino.

Estremoz

Com a espetacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco, foi construído originalmente para a Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de ter transformado moedas em rosas no século 14. Atualmente, o edifício abriga uma pousada cheia de charme, com decoração e mobiliário que remetem aos tempos medievais.

Evoramonte

 Portão de entrada do castelo de Evoramonte
Créditos: Divulgação/VisitAlentejo
 Portão de entrada do castelo de Evoramonte

O formato peculiar chama a atenção dos viajantes. Formado por quatro torreões arredondados, conta com três pisos nobres no estilo do Renascimento Italiano, e suas salas monumentais têm abóbadas góticas impressionantes.

Marvão

Castelo de Marvão fica no alto da Serra de São Mamede
Créditos: Victor Carvalho/Turismo do Alentejo
Castelo de Marvão fica no alto da Serra de São Mamede

O Castelo de Marvão fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude, esbanjando uma vista e tanto. Todo construído em pedras, do topo da sua torre pode-se ver até mesmo além das fronteiras portuguesas. Ele também impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.

Monsaraz

 O vilarejo medieval de Monsaraz, na região do Alentejo
Créditos: Divulgação/Turismo do Alentejo
 O vilarejo medieval de Monsaraz, na região do Alentejo

Localizado em um charmoso vilarejo medieval nos arredores do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, o castelo é um dos pontos mais visitados por ali. Situado no topo de um monte, por entre pequenas ruas de pedras e casinhas pintadas de branco, o lugar tem ainda uma outra atração muito procurada: seu pôr do sol magnífico.