Últimas notícias:

Loading...

Chapada Diamantina pode entrar em lista seleta de parques da Unesco

Atualmente, existem 127 geoparques mundiais da Unesco em 35 países

Por: Redação

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, pode entrar para o seleto grupo dos geoparques mundiais  da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A iniciativa é de um grupo de empresários da região, formada pelos municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, que criou o projeto Geoparque Terra do Sincorá. As informações são do Correio 24 horas.

Chapada Diamantina, Destinos de Carnaval
Crédito: IStockMorro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina

Em função da pandemia, o projeto ainda não foi ainda encaminhado à Unesco. De acordo com os empresários Deoclides Lopes Araújo e Renato Azevedo,  que lidarem a iniciativa, a ideia do projeto é fortalecer as comunidades dos municípios que ficam dentro da Chapada Diamantina e o geoturismo.

Considerado um oásis em pleno sertão nordestino, a Chapada Diamantina tem temperaturas amenas e é reduto para diversas espécies animais e vegetais, além de nascentes. Seus quase 40 mil km² atraem turistas do de todas as partes do mundo.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


O que são os geoparques mundiais da Unesco?

Os geoparques mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.

Atualmente, existem 127 geoparques mundiais da Unesco em 35 países.

No Brasil, o Parque Nacional do Araripe é o único geoparque mundial do país.

Compartilhe: