Chegou a primavera! Dicas para aproveitar a estação com um bom vinho

Confira uma listinha de harmonizações de vinhos e pratos com a cara da estação

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Vinho é um ótimo acompanhamento, ou acompanhante, para diversos momentos. E para os apreciadores da bebida, o fim do inverno não é motivo para ficar triste. Foi-se o tempo em que os brasileiros associavam o vinho apenas à estação mais fria, ou que deveria ser, do ano. Coisa do passado, e a primavera, que começa nesta terça-feira,22, está aí para comprovar.

primavera vinho
Crédito: DivulgaçãoConfira uma listinha de harmonizações de pratos com a cara da estação com vinho

Com a temperatura subindo, mas um clima ainda por vezes ameno, há uma grande variedade de novos vinhos para você conhecer. “Vinhos frescos, ou seja, com acidez elevada e que proporcionam uma sensação de leveza em boca, são os mais indicados para os dias que vão ficando mais quentes”, afirma Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

Para as noites de temperatura um pouco mais amena, segundo Jessica, os mais recomendados são tintos menos encorpados, mas brancos passados em barrica são uma boa pedida.

Existem vários vinhos com características que combinam perfeitamente com a primavera, com seu paladar frutado e notas florais. Para te ajudar, a sommelière da Evino listou quatro dicas de harmonização para você experimentar nesta primavera. Confira abaixo:

Salada Caesar e Lorena

As harmonizações de vinho branco com salada e frango são conhecidas entre aqueles que preferem uma combinação mais leve e fresca. A salada Caesar, que combina ambos elementos, é um prato fácil de ser feito em casa e também combina muito bem com este tipo de vinho.

“O Vibra! branco é uma excelente opção para quem quer aproveitar os dias mais quentes que chegam com a primavera”, conta a sommelière. “Produzido com a uva branca Lorena, esse vinho aromático e floral combina com pratos leves como uma salada e vem em lata, porção perfeita para quem não quer tomar uma garrafa inteira”, completa.

Salmão ao molho de alcaparras e Pinot Noir

“O salmão é um peixe mais gorduroso e encorpado que pode harmonizar bem com vinhos tintos”, explica Jessica. “O molho de alcaparras traz ainda mais corpo e vigor ao prato, precisamos de um vinho com a mesma estrutura aromática e de corpo, como o Pinot Noir”, diz.

Para tornar a experiência ainda mais especial, a sommelière indica o Domaine de La Motte Pinot Noir 2019, que possui notas de frutas vermelhas frescas, e toques frutados, macios e equilibrados no paladar.

Ratatouille e blend de uvas

“Outro prato simples, mas clássico, para se fazer em casa é o Ratatouille. As ervas que leva em seu tempero combinam muito bem com a composição e estrutura aromática do Chianti by Castellani 2018, proporcionando uma harmonização por similaridade muito especial”, afirma Jessica.

Tortas à base de frutas e espumante

“Sobremesas à base de frutas se tornam ainda mais populares na primavera, com novas e melhores opções chegando nos supermercados e feiras. Para uma torta de morango ou limão, aposte num espumante frutado”, diz Jessica. A indicação da sommelière para essa combinação é o Maison Castel, vinho perfumado e muito saboroso, com notas de frutas frescas e doçura moderada.

Compartilhe: