Cinco dicas para aproveitar o feriado de Tiradentes em São Paulo

Vai ficar em São Paulo no feriado prolongado de Tiradentes e quer gastar pouco para se divertir?  Confira cinco dicas do que fazer na capital nos quatro dias de feriadão sem precisar gastar muito. Todas as sugestões da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos) têm entrada gratuita.

Praça Pôr do Sol é opção de passeio para relaxar em São Paulo
Praça Pôr do Sol é opção de passeio para relaxar em São Paulo

1 – Explore a gastronomia: Uma das características mais marcantes da capital paulista não pode deixar de ser apreciada neste feriadão. A SPTuris enumerou algumas dicas de lugares que podem proporcionar momentos diferentes e prazerosos.

Feirinha Gastronômica da Magali – Inédita na cidade de São Paulo, ela acontece neste sábado (18) e no domingo (19), em Perdizes, das 11h às 19h. A variedade gastronômica está distribuída em 23 barraquinhas e cada uma corresponde a um personagem da Turma da Mônica.

Os doces ficam na barraca Doçuras & Travessuras, da Turma do Penadinho, as massas na barraca de Comidinha Italiana, do Cebolinha, e os peixes na barraca de Pescados, do Chico Bento. Os pets também têm espaço no passeio: há petiscos e rações na Tenda do Bidu. Os preços variam de R$ 6 a R$ 23.

Brownie de Nutella da barraca da Turma do Penadinho
Brownie de Nutella da barraca da Turma do Penadinho

Feira Gastronômica Urbanóide – Nove food trucks estarão reunidos próximo à estação Trianon-Masp do metrô, na avenida Paulista, das 10h às 22h.  Os pratos gourmet terão preços acessíveis. Alguns dos food trucks confirmados são: Lox Deli, Hamburgueria 162, Mr. Jones, The Originals Fish and Chips e Perrito Caliente.

2 – Passeie com as crianças: Durante o feriadão, aproveite os cantos da cidade de São Paulo que oferecem diversão e, ao mesmo tempo, colaboram para o desenvolvimento das crianças.

Biblioteca de São Paulo. Na manhã e na tarde de sábado (18), a biblioteca oferece o “Bebelê”, atividades que estimulam a leitura das crianças entre seis meses a três anos.

No domingo (19), a mesma atração vai estar no Parque da Juventude, às 11h30. Quem for, pode aproveitar o “Domingo no Parque”, com sessões de contação de histórias. No dia 21, às 14h30, acontece a “Oficina de Produção de Histórias em Quadrinhos, Ilustracinhos e Ilustrações”. A programação é gratuita.

Sesc Interlagos – Em comemoração aos 133 anos do nascimento de Monteiro Lobato, o Sesc Interlagos recebe, no dia 19, o espetáculo Lobato ou o Labirinto dos Sonhos, às 15h, na sede social. A entrada é gratuita.

Cinemateca Brasileira – No domingo (19), o local inaugura o Cine Parque, para que o público possa realizar piquenique nos jardins, brincar, descansar nas redes, adotar pets na feira de animais realizada pela ONG Cão Sem Dono e passear no minimercado de arte e moda independente. No fim do dia, às 19h30, haverá exibição do filme de Maurício de Sousa “Mônica e a Sereia do Rio”.

3 – Explore os cantos culturais: Há uma infinidade de exposições acontecendo na capital e, além disso, existem centenas de museus e centros culturais que podem fazer parte do roteiro de passeios neste feriado. Entre tamanha diversidade, a SPTuris destaca algumas opções:

Bienal Internacional de Grafitti Fine Art – No Parque do Ibirapuera acontece a terceira edição da mostra, composta por murais e quadros pintados com spray, estêncil e pincéis, por instalações, esculturas e vídeoarte representativos da street art. A entrada é franca.

Bienal de Grafitti Fine Art
Bienal de Grafitti Fine Art

Exposição Picasso e a Modernidade Espanhola – Aproveite para visitar a exposição de Pablo Picasso no Centro Cultural Banco do Brasil. São cerca de 90 obras do precursor do Cubismo, além de pinturas de outros nomes importantes que dialogaram com o artista que dá nome à mostra, como Juan Gris, Miró, Dalí, Julio González e Óscar Domínguez. O passeio é gratuito.

Museu de Arte de São Paulo – O museu está com a exposição “Arte do Brasil até 1900” até o dia 28 de junho. A mostra inclui obras de nomes representativos do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Cândido Portinari e Lasar Segall.

Instituto Tomie Ohtake – O Instituto reúne as obras mais recentes da artista que dá nome ao local e exibe a mostra “Tomie Ohtake 100-101”.

4 – Aproveite para descansar: Sombra e água fresca. Assim pode ser um dos dias do feriadão. É só escolher os parques ou áreas ao ar livre e relaxar usufruindo do verde da natureza.

Praça Pôr do Sol – Pode ser romântico ou simplesmente descontraído e relaxante. No Alto de Pinheiros, muitos grupos de amigos costumam levar instrumentos musicais para passar uma tarde divertida e, ao mesmo tempo, relaxante, contemplando o espetáculo da natureza.

Parque da Água Branca – O parque oferece muitas opções de atividades, mas se a intenção é somente descansar, existe muita área verde para um dia relaxante. A entrada é franca.

5 – Aprecie a sétima arte: Para quem gosta de cinema, estão acontecendo pela capital paulista dois festivais de cinema com preços acessíveis.

Cena de “Tempo Suspenso”, de Natalia Bruschtein, é um dos filmes da mostra “É Tudo Verdade”
Cena de “Tempo Suspenso”, de Natalia Bruschtein, é um dos filmes da mostra “É Tudo Verdade”

Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ – mais de cem filmes produzidos em 31 países diferentes fazem parte da programação do festival, que vai só até 19 de abril em seis lugares de São Paulo.

Festival Sesc Melhores Filmes – sucesso de público, a mostra traz produções importantes de 2014, muitas delas vencedoras de prêmios e elogiados pela crítica. O festival acontece até 29 de abril.

Confira mais detalhes das atrações no site cidadedesaopaulo.com