Como meditar e fazer viagens transformadoras em 2019

Foco, melhora de hábitos, arte em viagens podem transformar seu olhar em 2019

Por: ladobviagem | Comunicar erro

Este foi o ano em que mais pessoas começaram a meditar. Tentaram, aliás, pois não é fácil como parece.

Muitos viajantes também já não me procuram mais para dicas de lugares agitados, mas sim, destinos que inspirem mudanças na vida,  aprendizado e mais tranquilidade na mente.

Alguns caminhos levam a isso. Sigo dois deles, meditação com um profissional e viagens transformadoras. Não consigo fazer sozinha em casa e preciso de ajuda.

Crédito: Andrea Miramontes/Lado B VIagemDe frente para a mata virgem da Serra da Mantiqueira, a clínica, spa e hotel Rituaali propõe mudança de hábitos

“Meditação é uma tentativa de trazer a pessoa para o presente, controlar melhor os pensamentos, medos e ansiedades”, diz o professor Cristiano Collyer, da academia Competition em São Paulo, onde treino pilates e ioga.

É possível focar suas férias em viagens transformadoras. E não precisa ir pra Índia para uma viagem de autoconhecimento e foco. Também dá para fazer aqui, na Serra da Mantiqueira, ou em qualquer lugar em que você consiga mudar seu olhar.

Além da meditação, que comecei a praticar com muito custo,  alguns lugares me ajudaram. Logo abaixo do vídeo com dicas para meditar, descrevo três destinos que me transformaram um pouquinho.

Foi um ano difícil, com reviravoltas na vida, que me gerou muita ansiedade e angústia. Só com a mudança de olhar e muito foco consegui fechar o ano em paz.

1 – Mudança: troque hábitos de vida

Escolha um lugar que você se identifique com a filosofia. Estive em Penedo (RJ), no Rituaali. Mais do que um spa e hotel rodeado pela Serra da Mantiqueira, o lugar é uma clínica que ajuda a reeducar hábitos alimentares e de vida.

O hotel com tudo incluso segue a linha da gastronomia vital, preparada com alimentos de origem vegetal, sem o uso de estimulantes ou agrotóxicos. E assim também vai ser a ceia de Natal.

Tratamentos de hidroterapia, massagens e consultas médicas estão inclusos no programa.

Lá consegui começar a meditar, entre um tratamento e outro.

Para quem quer uma virada de ano focada em saúde, a ceia do Rituaali também será toda orgânica e plant based. No dia 31 o psicoterapeuta Juan Carlos Picasso fará palestras interativas com os hóspedes.

2 – Conhecimento: encante-se com um novo mundo

Visite um novo mundo em 2019. Também consegui me concentrar diante de uma maravilha da arquitetura.

Quando topo com algo que me encanta muito, no momento do choque de beleza, respiro, agradeço (parece clichê, mas não é!) e vivo aquele momento com foco. Isso também é meditação, ou seja, estar presente.

Em setembro, estive na inauguração do V&A Dundee, na Escócia, o primeiro V&A fora de Londres.

O novíssimo prédio à beira do rio Tay, em Dundee, é um daqueles cartões-postais mundiais que você demora a acreditar que está, mesmo, diante dele.

Crédito: V&A Dundee/Hufton CrowO novo museu V & A Dundee fica à beira do Rio Tay na Escócia

V&A Dundee foi projetado pelo mesmo arquiteto responsável pelo estádio olímpico do Japão para 2020, Kengo Kuma, com quem também conversei.

Ainda na Escócia, fiquei em choque com a beleza de Edimburgo e sua área medieval muito bem-reservada, a Old Town.

Na caminhada até o Castelo de Edimburgo, topei com cenas que me ajudaram a focar e centrar ainda mais no que realmente importa para mim.

Crédito: Andrea Miramontes/ Lado B ViagemOld Town, a parte medieval de Edimburgo, fica do ladinho do icônico The Scotsman Hotel

3 – Cultura: deixe a arte te transformar

Arte transforma, ajuda a raciocinar e a deixar a vida mais leve. Também pode ser uma porta de entrada para a concentração e meditação.

Tive uma imersão em arte neste ano, durante uma viagem a Toronto, no Canadá. Trata-se do festival Nuit Blanche (noite branca, em francês).

Crédito: nbto.com/ reprodução Lado B ViagemCentro de Toronto fica lotado com a festa da arte Nuit Blanche, que aconteceu em 29 de setembro

Foram 12 horas de arte gratuita, espalhadas nas ruas da metrópole, durante a madrugada. Uma loucura, experiência inesquecível, que desperta sua criatividade e pode ser um canal para uma mudança na forma de ver a vida.

Em 2019, o Nuit Blanche acontece entre setembro e outubro, e há voo direto do Brasil para Toronto, pela Air Canada.

Essas e mais algumas viagens que fiz me ajudaram a ver a vida fora da caixa, com foco no que busco.

Espero que em 2019 você consiga, quem sabe, ter alguma dessas mesmas experiências transformadoras, ou outras, que te ajudem a meditar, focar e se conhecer.

Depois, me conta pelo Instagram em comentário sobre seus planos de viagens para o ano que vem.

Boas festas e excelentes transformações!

Autor: ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista, viajante e curiosa. Sou vegetariana e jamais divulgo atrações que escravizem animais :) Faço os blogs Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
2
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
3
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …
4
02:07
Catraca Livre e MBL promovem debate sobre a política nacional
Para fortalecer a construção de um debate democrático, a Catraca Livre vai promover, nesta sexta-feira, dia 23, às 12h30, um …
5
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
6
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
7
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
8
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, a possibilidade de não indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, …