Conheça 10 curiosidades sobre a China que vão te surpreender
Um dos países mais populosos do mundo possui uma cultura única e diversas curiosidades que irão te intrigar
A China é um dos países mais populosos do mundo, com isso, possui uma cultura e costumes únicos que intrigam a todos. Dessa forma, o país atrai milhões de pessoas todos os anos.
Segundo Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, nos três primeiros trimestres de 2024, o país recebeu cerca de 95 milhões de turistas estrangeiros.
Assim, te contamos 10 curiosidades sobre a China que vão te surpreender.
- Melhore seu currículo: conheça 10 plataformas que oferecem cursos gratuitos no Brasil
- Fique alerta! Estes tipos de câncer se desenvolvem no organismo sem dar sinais
- Cadastre-se e Jogue Fortune Dragon com rodadas a partir de R$0,40 na bet365
- Parque aquático Volcano Bay, em Orlando, abrirá à noite pela 1ª vez
A Grande Muralha
Você sabia que a Grande Muralha da China possui mais de 21 mil quilômetros de extensão? Desse modo, é considerada pela Unesco a maior obra de engenharia militar feita pela humanidade.

Assim, começou a ser construída a mando do imperador chinês Qin Shing Huang, por volta do ano 220 a.C., para ser um complexo sistema de defesa contra invasões dos povos do norte. Entretanto, a obra só foi concluída no período da dinastia Ming (1368-1644).
Ano Novo Chinês
Uma das curiosidade sobre a China mais interessantes, é que a virada do ano lá, e em outros países asiáticos não acontece do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro. Isso porque, eles utilizam o calendário lunar ao contrário dos países como o Brasil, que utilizam o calendário gregoriano.

Com isso, a celebração do Ano Novo Chinês dura cerca de 15 dias e é considerado o feriado mais importante do país. Além disso, cada ano é representado por um dos 12 animais do zodíaco chinês, que possuem diferentes significados. Com isso, 2025 é o ano da serpente, que é vista como um símbolo de sabedoria, mistério e transformação.
Invenções chinesas
A China é o berço de muitas invenções que usamos no dia a dia, como o papel, a pólvora e a impressão, que surgiram ainda na antiguidade.

Por outro lado, atualmente, o país é um dos líderes mundiais quando falamos em tecnologia. Assim, a China desenvolve desde robôs até veículos e bicicletas elétricas.
Cidade Proibida
Localizada em Pequim, a Cidade Proibida era a residência dos imperadores chineses e é um dos maiores palácios do mundo, com 720 mil metros quadrados.

Dessa forma, foi construída durante 14 anos, no governo do imperador Yung Lo, o terceiro monarca da dinastia Ming. Com isso, também servia para a distinção entre a realeza e os súditos.
Panda gigante

Esse animal icônico da China é encontrado principalmente na província de Sichuan, é um dos símbolos nacionais do país e pode chegar a 1,50 metro de altura e pesar cerca de 90 quilos.
Assim, o animal, que é originário das montanhas do Sudeste Asiático, já esteve ameaçado de extinção e se alimenta de brotos, folhas e caules de bambu, planta típica de seu habitat.
Maior exportador do mundo

Uma das curiosidades sobre a China, é que o lugar é líder mundial em exportações, fabricando desde eletrônicos até roupas e móveis. Assim, de acordo com o Departamento Geral de Alfândega da China, em 2024, o país arrecadou cerca de US$ 3,48 trilhões em exportações.
Desse modo, os produtos chineses vão para quase todos os países e regiões listados pelo grupo estatístico das Nações Unidas, com exportações para mais de 160 mercados.
Comida autêntica
A culinária chinesa é conhecida por sua variedade, temperos e sabores agridoces. Com isso, vai além dos pratos ocidentalizados, com especialidades como pato laqueado de Pequim, dim sum e hot pot.

Dessa forma, a sua gastronomia é uma das mais exóticas do mundo, principalmente, pelo mix de texturas, sabores e uso de ingredientes diferentes.
A cidade mais populosa
Xangai é a maior cidade da China e uma das mais populosas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes. Assim, possui uma arquitetura composta por edifícios futuristas, ruas largas e muitas luzes coloridas de neon.

Assim, a cidade possui diversos pontos turísticos, como a famosa árvore dos desejos, os históricos templos e monumentos e o jardim Yu Yuan, que possui mais de 400 anos.
Sistema de trem
Uma curiosidade sobre a China, é que o país tem a maior rede ferroviária de trens-bala do mundo, com veículos que ultrapassam 350 km/h.

Além disso, o país quer construir um sistema de trem para conectar as cidades de Xangai e Hangzhou, por túnel com 150 km de extensão. Com isso, a tecnologia usa o sistema hyperloop, que vai permitir que o trem atinja uma velocidade máxima superior a de um avião comercial.
Os Terracotas de Xi’an
Milhares de estátuas de guerreiros de terracota foram enterradas com o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, há mais de 2 mil anos. Assim, essas figuras foram encontradas 50 anos atrás, durante a escavação de um poço na região central da China.

Além disso, sua análise detalhada mostra como era a vida na antiga dinastia Qin, desde as roupas que as pessoas vestiam até os locais de origem dos soldados do exército.