Conheça as melhores praias brasileiras para surfar

Por: Redação

O Brasil é palco de, em média, 20 competições e eventos profissionais de surfe por ano. A etapa brasileira do campeonato mundial de surfe, o World Surf League Championship, começou nesta segunda-feira e vai até o dia 22 na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento acontece com um brasileiro como campeão mundial, Gabriel Medina, enquanto Adriano de Souza é o atual líder do ranking e Filipe Toledo está em terceiro lugar.

Foto: Antonio Melcop/ADEFN
Brasil é um dos melhores países do mundo para a prática do surfe

O surfe brasileiro vive o seu auge e a atual geração de surfistas brasileiros, apelidados de Brazilian Storm (tempestade brasileira), reforçou a imagem do país como um dos mais procurados para a prática do surfe. Confira a seleção do site Trivago, comparador de preços de hotéis,  das melhores praias para a prática do esporte no país.

Se você está pensando em acompanhar a etapa brasileira no Rio de Janeiro, o preço médio da diária na cidade é de R$ 360, o que é significamente mais em conta do que a tarifa média para o mês de maio como um todo –R$ 471.

Barra da Tijuca (Rio de Janeiro – RJ) 

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

A praia da Barra da Tijuca é a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4 km de comprimento e está entre as mais famosas do país. A areia é fina e clara e as águas esverdeadas. A partir da Avenida Ayrton Senna a praia não possui calçadão, por ser uma região de preservação ambiental. Ondas fortes e tubulares são ideais para a prática de surfe, windsurfe e bodyboarding. Diversas etapas de campeonatos brasileiros e mundiais são realizadas na Barra, assim como a etapa do WSL (World Surf League), campeonato mundial de surfe nas categorias masculina e feminina.

Cacimba do Padre (Fernando de Noronha – PE) 

Foto: Antonio Melcop/ADEFN

Sonho de qualquer turista brasileiro que ama a natureza, o arquipélago de Fernando de Noronha reserva um cenário especial também para quem é apaixonado por surfe. Devido à sua formação geológica de características similares às do Havaí, acredita-se que as condições para a prática do esporte também sejam parecidas.

Na praia da Cacimba do Padre, o surfista pode se deparar com tubos de até quatro metros de altura e vivenciar uma experiência única com uma bela paisagem de pano de fundo.

Maresias (São Sebastião – SP)

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo São Sebastião

A praia de Maresias, localizada no litoral de São Sebastião é uma das mais badaladas do país. As ondas estão entre as melhores do Brasil para a prática do surfe. São 5 km de areias brancas e águas cristalinas e a praia oferece ótima infraestrutura. Maresias tem dois picos. O Canto do Moreira é considerado por muitos a melhor e mais tubular direita de São Paulo, podendo chegar a 10 pés. Diversos eventos e campeonatos de surfe, incluindo o Hang Loose, evento das categorias de base do surfe e o O’Neill SP Prime são sediados na praia.

Praia de Itaúna (Saquarema – RJ)

Foto: Pedro Monteiro/Divulgação/Quiksilver Pro Saquarema

Saquarema é considerada a capital do surfe no Brasil, tendo recebido até o honroso apelido de Maracanã do Surfe. Suas ondas de 12 pés (3,6 metros) justificam os elogios e a preferência dos surfistas, que chegam a comparar suas ondas com as do Havaí. Itaúna já foi palco de vários campeonatos internacionais, como o Saquarema Prime, que acontece em maio. 

Praia do Forte (Salvador – BA) 

Foto: Jota Freitas/Divulgação/Turismo Bahia

Segundo especialistas e os próprios surfistas, o fundo de coral do mar da praia do Forte é o que faz das ondas de lá as melhores para a prática do surfe – e a preferida dos soteropolitanos. O pico do Papa Gente e da Casinha são os preferidos por lá. Nos finais de semana, a praia fica lotada, mas durante a semana o espaço só precisa ser dividido com as tartarugas. 

Praia da Baleia (São Sebastião – SP)

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo São Sebastião

A praia da Baleia está localizada em São Sebastião, a 160 km de São Paulo, entre as praias de Barra do Sahy e Camburi. O nome refere-se à uma pequena ilha em frente, cujo formato lembra uma baleia. Procurada por surfistas de longboard e da pranchinha, quando o mar está grande e fechado nas outras praias. No canto direito, apelidado de Canto mágico, as boas ondas são constantes e cheias. A praia é ideal e muito frequentada por surfistas iniciantes quando o mar está pequeno.

Praia do Silveira (Garopaba – SC)

Foto: Raquel Santi

A praia do Silveira está localizada no litoral sul de Santa Catarina, em Garopaba e é considerada uma das melhores do país para a prática do surfe, recomendada para surfistas mais experientes. É rica em vegetação, sendo quase nativa e rodeada por montanhas. O fundo do mar é formado por pedras que garantem a formação de ondas perfeitas e devido ao vento e ondulação do Sul, as ondas estão entre as melhores e maiores do Brasil. Quebra com maior constância no inverno quando as ondas podem passar dos 4 metros. A praia é frequentada quase que exclusivamente por surfistas e é palco de campeonatos nacionais. 

Praia Brava (Matinhos – PR) 

Foto: Divulgação/Paraná Turismo

A praia Brava está localizada em Caiobá, no município de Matinhos, e é situada numa enseada, com águas rasas. Num de seus extremos está o Morro do Boi e no outro a Pedra de Matinhos, onde são realizados campeonatos de surfe. É uma das praias mais badaladas de Matinhos e muito frequentada por surfistas, já que oferece as ondas mais longas do país (cerca de 300 metros).

Compartilhe:

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …