CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Conheça Monte Sião, única cidade a produzir porcelanas no Brasil

Por: Redação

Você sabia que no Brasil existe uma cidade onde a porcelana é produzida manualmente uma a uma. E por isso ela é a única cidade a produzir porcelanas azul e branca desta forma no Brasil? Esta cidade é Monte Sião, cidade mineira coladinha com São Paulo.

Também conhecida como a capital nacional do tricô, de onde vêm a renda de cerca de 55% da população. Durante o ano todo as fábricas e confecções da cidade trabalham para produzir 2,5 milhões de produtos dos mais diversos modelos de peças de tricô. Até as árvores são revestidas com peças de tricô, juro! É tricô pra todo lado.

Lívia Soares
Foto próximo a fábrica de porcelanas

Tricô

Na divisa entre os São Paulo e Minas Gerais, Monte Sião mistura aspectos das tradições paulistas e mineiras. Ao mesmo tempo em que o visitante tem a chance de degustar queijos, vinhos e doces, como em uma típica tarde mineira, ele também se depara com a sensação, tão comum a um paulistano, de circular em um shopping center –só que ao ar livre.

Não é exagero: para se ter uma ideia, são mais de 800 lojas e cerca de 1,5 mil malharias distribuídas nos 291 km² que compõem a cidade.

Porcelana de Monte Sião

Porcelana Monte Sião: inaugurada em 1959, foi a principal indústria do município por várias décadas, sendo até hoje a única a produzir nas cores azul e branca no Brasil.
As porcelanas são feitas dos seguintes materiais: Argila, Caulim, Feldspato e Quartzo. Essas matérias primas são extraídas da região. A Porcelana Monte Sião, com 40 anos de tradição, é a única que produz porcelana Azul e Branca no Brasil. A linha de desenho das peças é totalmente artesanal, de modo que nenhuma de suas pétalas são iguais as outras.

A fábrica é auto-suficiente em madeira para queima dos seus fornos, com uma área exclusiva para reflorestamento.O visitante poderá percorrer suas instalações e conhecer todo o processo de fabrico da porcelana. O visitante não poderá deixar de visitar este empreendimento que nos seus 40 anos de existência, todo o maquinário utilizado para produção das porcelanas foi engenhado na própria fábrica e até hoje se rende com sucesso à evolução tecnológica

Além disso…

A Paróquia de Monte Sião é dedicada a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Monte Sião foi o primeiro lugar do Brasil consagrado a N. Sra. da Medalha – 1849 (150 anos).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.