Conheça Prohodna Cave, a mais famosa caverna da Bulgária

A Bulgária abriga uma das cavernas mais inusitadas do mundo –a Prohodna Cave. Por conta de seus dois grandes “olhos” no teto, a atração também é chamada de “Olhos de Deus” ou “Olhos do Diabo”.

A Prohodna Cave é a caverna mais famosa e facilmente acessíveis do país. Localizada na região de Lukovit, a atração natural fica á pouco mais de 100 km da capital Sofia.

A Prohodna Cave é iluminada naturalmente por dois orifícios naturais no teto que a tornaram tão famosa

A caverna é uma ponte de pedra natural de 262 m de comprimento. Tem duas entradas –uma grande e pequena. Um caminho que começa na pequena entrada de aproximadamente 35 m de altura atravessa a caverna e sai pela grande entrada (o maior arco da caverna na Bulgária –45 m).

A Prohodna Cave é naturalmente iluminada graças às suas grandes entradas e pelas duas fendas naturais no teto. Esses orifícios são tão precisos o que torna a caverna única. Situado ao lado um do outro e com formas similares em forma de amêndoa, os orifícios da caverna têm semelhança impressionante com os olhos gigantes que parecem estar olhando para os visitantes.

A caverna é frequentemente usada para praticas de esportes radicais

Não é por acaso que as pessoas locais às vezes se referem a eles como “Olhos de Deus” ou “Olhos do Diabo”. Visto de um ângulo específico, eles até se parecem com um rosto que olha para baixo, e quando está molhado, parece que eles estão “chorando”.

As pessoas que testemunham esse fenômeno natural ficam surpresas e um pouco excitadas –a incrível simetria e a localização dos poços da caverna preenchem um com admiração e uma sensação de mística. A caverna foi declarada patrimônio natural em 1962. Vários filmes búlgaros e estrangeiros foram filmados lá. Um deles é “Time of Violence”, 1987.

A caverna foi declarada patrimônio natural em 1962

Escalada e bungee jump

A Prohodna Cave é muito utilizada para quem gosta de adrenalina. Os saltos de bungee jump são feitos a partir da grande entrada. O local também abriga rotas de escalada esportiva divididas em vários setores. O seu nível de dificuldade varia, mas são considerados alguns dos mais difíceis da Bulgária.

A Prohodna Cave é a caverna mais famosa e facilmente acessíveis da Bulgária

O complexo de Prohodna Cave também dispõe de espaço para acampamento, mas é preciso fazer reserva com antecedência.

A caverna está aberta para turistas durante todo o ano. Não é necessário um guia. Nos dias de inverno frio, é aconselhável que os visitantes se preocupem com os blocos de que se formam no teto e em torno dos orifícios das cavernas e da superfície escorregadia.

Compartilhe:

Tags: #Europa
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …