Conheça um dos princiapis monumentos naturais da Espanha

O local é visitado por cerca de meio milhão de pessoas todos os anos

Há 60 anos, cinco crianças da pequena cidade de Nerja, em Málaga, na região espanhola da Andaluzia, descobriram por acaso a grande caverna de Nerja quando brincavam no campo, uma das cavernas com as maiores estalactites do mundo.

Essas crianças agora têm mais de 80 anos e não imaginavam naquela época que haviam descoberto o que anos depois se tornaria um dos monumentos naturais mais visitados da Andaluzia e um dos mais antigos da Espanha.

Manuel Muñoz, seu irmão Miguel, Francisco Navas, José Luis Barbero e José Torres Cárdenas são simpáticos, atenciosos ​​e falam sobre esse feito com grande orgulho por terem “dado” ao seu povo e à região de Axarquia uma maravilha que mudou a economia e a vida da região, com uma renda milionária e um fluxo de turistas de todos os lugares e em qualquer estação do ano. De alguma forma, eles carregam um sentimento patrimonial da caverna e a consideram deles.

E o fato é demonstrado com dados. O local é visitado por cerca de meio milhão de pessoas por ano e em 2019 comemorou-se o 60º aniversário da “Descoberta”, promovendo eventos importantes e até um grande festival de verão e música e dança, com a participação de milhares de visitantes de toda a Espanha. com as melhores performances da cena musical nacional e internacional.

A gruta é imensa, pois possui mais de 5 quilômetros de galerias e já foram registradas cerca de 600 pinturas. Nem todas as áreas são acessíveis, mas graças a um novo programa de computador e ao Museu Nerja, o turista pode ter uma visão completa da caverna. Ali também o visitante pode ver pessoalmente a “Pepita” no Museu Nerja. Ela tem 9.900 anos e é um dos esqueletos mais bem preservados do mundo, descoberto na caverna em 1982.

A boa notícia é que um Instituto Científico e de Pesquisa estuda novas descobertas, técnicas modernas e não descarta a possibilidade de aumentar a área aberta à visitação.

Para os visitantes amigos da gastronomia original, você pode saborear alguns pratos baseados na arqueologia pré-histórica oferecida pelo belo Parador de Nerja.

Quem diria que 60 anos após aquelas 5 crianças quebrarem as estalactites com martelos e se esgueirarem em um buraco de 25 centímetros de diâmetro, encontrariam esse dom da natureza que mudaria o curso de sua terra?

Inclua a atração no seu roteiro pela Andaluzia, a Caverna de Nerja fica a 50 minutos de carro de Málaga e o charmoso Parador de Nerja oferece quartos com decoração antiga para quem se apaixonar pelo lugar.

Dica de insider: estenda a viagem até Frigiliana, um povoado descendentes de árabes a 10 minutos de Nerja.

O que fazer na Andaluzia

Segóvia

Sem dúvida, é imperdível a visita à Catedral de Segóvia, e ao Alcazar. Uma opção saudável é fazer um tour privativo com um guia que te conta histórias surpreendentes. Mais incrível ainda é andar de balão seguido de um tour pelos principais pontos da cidade.

Córdoba

Não deixe de conhecer a Mesquita-Catedral, a Medina Azahara e os pátios de Córdoba.

Uma das dicas para aproveitar ao máximo uma visita a Córdoba é usar o ônibus Hop On Hop Off, que passa pelas atrações importantes e você pode subir e descer quantas vezes quiser.

Granada

A estrela de uma viagem a Andaluzia é, sem dúvida, a milenar Granada. Alhambra e os Palácios Nasridas são visitas obrigatórias e você pode aproveitar à noite para assistir a um show de flamenco no Jardines de Zoraya com ou sem jantar. O Museu Grutas de Sacromonte também é muito interessante ou se fizer mais seu estilo, o Patio de los Perfumes, um tour guiado pelos segredos do perfumista.

Como chegar

Há voos para Madrid e Málaga operados pela Iberia. De lá, alugue um carro, é a melhor maneira de se locomover pela Espanha, com excelentes rodovias sem pedágios, e estradas vicinais em cenários pitorescos.

Internet

Recomendo contratar internet de um desses dois provedores: EasySim4You e MySimTravel. O primeiro oferece dados ilimitados de internet; o último oferece pacotes de dados de velocidade rápida e serviços adicionais como geolocalização, número fixo de telefone e chip que não expira.

E lembre-se que é obrigatório contratar seguro viagem para viajar à Europa. Entenda aqui por que a imigração exige seguro viagem e faça a cotação dos melhores planos aqui.

Planejando viajar para Espanha? Veja mais dicas sobre a Espanha aqui.

Em parceria com A Camminare

A Camminare é o espaço onde a jornalista e globetrotter Adriana Lage inspira o viajante a desbravar os melhores destinos da Terra. Hotéis, atrações, gastronomia, cultura, experiências e muito mais.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário A Camminare

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.