7 curiosidades sobre a Jordânia: de Petra à moeda mais cara que dólar

A língua oficial é o árabe, mas o inglês também é bem aceito e falado, principalmente nos locais mais turísticos do país

Depois que a Jordânia foi parar no Globo Repórter, muitos brasileiros ficaram curiosos para saber mais sobre este país tão distante e diferente do nosso. E se você também quer saber algumas curiosidades sobre a Jordânia, vem comigo!

Curiosidades sobre a Jordânia

Localizado no leste do Rio Jordão e famosa pelas suas reservas naturais, monumentos históricos e por abrigar uma das Sete Maravilhas do Mundo em seu território nacional, este país faz fronteira com Israel, o Iraque, a Síria e a Arábia Saudita!

Neste momento você deve estar se perguntando: será que é seguro viajar para lá? A cada ano que passa, o país recebe mais e mais turistas, incluindo brasileiros ávidos por destinos fora da rota comum.

A língua oficial é o árabe, mas o inglês também é bem aceito e falado, principalmente nos locais mais turísticos do país. Caso você esteja pensando em fazer uma viagem para lá, é interessante aprender algumas palavras na língua local, como shukran (obrigado) e ana āsif (desculpe).

Ficou curioso para saber mais palavras em árabe? Confira esse pequeno dicionário de árabe para viagem.

bandeira da Jordânia
Bandeira da Jordânia

1. Negociação é a palavra-chave nos mercados

A Jordânia é um país árabe e a cultura da negociação está na veia dessas pessoas. Isso significa que muitas vezes vão te cobrar um valor esperando a sua contraproposta, então use e abuse de suas técnicas de negociação!

Em inglês, árabe, com mímica, na calculadora ou no celular… não importa! Negociar preços no país é uma dica de ouro que pode te ajudar em todo o decorrer da viagem!

Leia também: Jordânia: o melhor GUIA para montar o seu roteiro de viagem

2. Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno está na Jordânia

Sabe aquele cenário incrível de Indiana Jones? É o “Tesouro”, cartão postal de Petra! Por esse e outros motivos, o local é um dos destinos mais famosos da Jordânia!

O "Tesouro" de Petra
O “Tesouro” de Petra

Além de ter sido palco de filmes famosos, Petra é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O sítio arqueológico está situado num estreito com tumbas, monumentos esculpidos em penhascos e templos históricos que fazem de Petra algo muito mais especial do que se espera!

Conhecer Petra, com certeza é uma das melhores dicas para viajar para a Jordânia! Quer saber mais sobre este destino? Confira essas curiosidades e dicas de Petra (Jordânia).

Dica de leitura: Petra: conheça uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

3. A moeda da Jordânia é mais cara que o dólar!

A Jordânia não é um lugar muito barato para viajar! A conversão da moeda chega a ser pior do que o dólar para nós brasileiros. A moeda local é o dinar e, pasmem, JOD 1 = R$5,80.

Os hotéis podem custar até JOD 200 por noite. Portanto, tenho certeza que algumas dicas de como economizar em uma viagem para a Jordânia são bem vindas, não é mesmo? O Jordan Pass é uma mão na roda e pode te ajudar bastante a economizar!

4. É realmente impossível não boiar no Mar Morto

Já ouviu falar no Mar Morto da Jordânia? Esse lago de alta salinidade é um dos lugares imperdíveis para conhecer no país! Imagina boiar na água sem fazer esforço algum? Isso se deve ao alto teor de sal contido na água, fazendo com que sua densidade seja muito maior do que o normal!

Boiar no Mar Morto é uma das experiências imperdíveis na Jordânia
Boiar no Mar Morto é uma das experiências imperdíveis na Jordânia

Esse é um local super divertido de conhecer, tirar fotos e experimentar a sensação única de flutuar nas águas do Mar Morto. Mas nem mesmo pense em mergulhar ou provar a água, que é terrível para o paladar e para o contato com olhos e nariz.

Para saber mais, confira: Mar Morto Jordânia: como foi flutuar num dos lagos mais salgados do mundo

5. O deserto da Jordânia que já foi cenário de filme diversas vezes

Um deserto cinematográfico? Sim! Este deserto localizado no sul da Jordânia já foi cenário de diversos filmes, como Perdido em Marte, de 2015 com Matt Damon, Rogue One: Uma História Star Wars, de 2016, e Lawrence da Arábia, de 1962.

O inusitado deserto de Wadi Rum (Jordânia) não possui aquela coloração pastel que vimos em muitos desertos. Ele tem tons alaranjados muito característicos do local. E apesar de ser um destino pouco conhecido, o governo da Jordânia transformou o deserto em um parque nacional para preservação do lugar.

A região ainda é habitada por moradores, os beduínos, que vivem por lá. E para quem quer passar uma noite no deserto, a única opção é acampar com os beduínos, em campings, com tendas confortáveis para as condições do local e que fazem valer toda a experiência!

Wadi Rum Jordânia
O deserto cinematográfico da Jordânia: Wadi Rum

Para saber mais detalhes: Wadi Rum: como foi acampar com os beduínos na Jordânia

6. Sabores diferentes = PIRIRI

Uma viagem para um país exótico como a Jordânia envolve diversas situações em que saímos de nossa zona de conforto e nos vemos em apuros. Apesar de ter adorado a culinária jordaniana, eu tive uma intoxicação alimentar e fiquei com AQUELE piriri durante metade da minha viagem.

Vai por mim, fazer um seguro viagem é um investimento que vale a pena.

7. Apesar de fazer fronteira com países em conflito, a Jordânia é um país seguro para viajantes

Apesar da Jordânia fazer fronteira com países em conflito, o país é considerado um território tranquilo e de paz. Além disso, ele é seguro para viajar e recebe mais de 5 milhões de viajantes por ano!.

Israel e Egito são os lugares favoritos dos turistas para combinar com a Jordânia. E para continuar suas aventuras por essas bandas, clique para saber mais sobre uma viagem para o Egito ou dicas de roteiro em Israel.

Viajar para a Jordânia é uma experiência inesquecível!

Ficou interessado em fazer uma viagem para a Jordânia? Nossa dica é separar ao menos 5 noites no país para conseguir conhecer os principais pontos turísticos da Jordânia e aproveitar bem cada um dos locais. Mas para uma experiência completa, programe uma viagem de, no mínimo, 10 noites.

O mundo tem realmente lugares incríveis para conhecermos, não é mesmo? Para explorá-lo junto com a gente, não deixe de nos seguir no Instagram @maladeaventuras. E para mais inspirações para a sua próxima viagem, dê um pulo no nosso Pinterest!

E para planejar sua viagem para a Jordânia, não deixe de conferir os artigos abaixo:

Visto Jordânia: como tirar o visto de turismo para a Jordânia

O que fazer na Jordânia: 10 lugares imperdíveis para conhecer no país

Roteiro Jordânia: opções para 3, 5 ou 10 dias de viagem

Em parceria com Mala de Aventuras

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário maladeaventuras

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.