De Milão a Palermo: trem desbrava famosa costa sul italiana

Roteiro convida viajante a desbravar a famosa costa sul italiana

Recentemente, a conceituada revista “National Geographic” divulgou uma lista imperdível com as experiências de viagem mais incríveis para se viver no mundo. Entre elas, está fazer viagens noturnas de trem pela Europa.

A viagem de trem, além de ser mais ecologicamente sustentável, é mais prática, pois a saída e a chegada se dão no centro das grandes cidades europeias, é possível passar a noite no trem, dormir e chegar descansado no destino.

Milano Centrale, o ponto de partida para viagem noturna de trem até Palermo
Créditos: Divulgação/Unsplash
Milano Centrale, o ponto de partida para viagem noturna de trem até Palermo

Inspirada por essa sugestão, a Railclick, plataforma de venda de bilhetes ferroviários da Europa, selecionou uma das rotas mais encantadoras para que você possa conhecer melhor: a que liga Milão, capital da Lombardia, no norte da Itália, a Palermo, capital da Sicília, no extremo sul do país.

Viagem de trem de Milão a Palermo

A rota noturna

Operada pela Trenitalia, a viagem de Milão para Palermo proporciona uma experiência única que pode durar até 20 horas. O ponto de partida, a deslumbrante estação Milano Centrale, considerada uma das mais belas da Europa, oferece uma introdução memorável à rota noturna.

Trens para Palermo partem da estação Milano Centrale, em Milão
Créditos: anouchka/iStock
Trens para Palermo partem da estação Milano Centrale, em Milão

O ápice da viagem: o Estreito de Messina

O ponto alto do trajeto é o Estreito de Messina, no mar Mediterrâneo, que separa a península Itálica da ilha da Sicília. A bordo de um ferryboat, os viajantes têm a oportunidade única de desfrutar belíssimas paisagens.

Vista da cidade de Messina, na região da Sicília
Créditos: todamo/iStock
Vista da cidade de Messina, na região da Sicília

É uma experiência bastante cênica, com as montanhas da Calábria e da Sicília proporcionando um pano de fundo impressionante.

Comodidades de viajar de trem

A Trenitalia oferece diferentes classes e tarifas para escolher, de acordo com o orçamento e preferências. Na opção mais acessível, que custa, em média, R$ 430 (a depender da data de viagem), o passageiro irá compartilhar um quarto com beliches com outras três pessoas, além de dividirem o banheiro.

Interior de um dos trens da companhia Trenitalia
Créditos: princigalli/iStock
Interior de um dos trens da companhia Trenitalia

As comodidades a bordo incluem café da manhã, wi-fi grátis e TV.

Para quem busca um nível superior de conforto, a classe mais cara custa por volta de 1350 reais e possui um quarto privativo com cama, garrafas de água, casa de banho exclusiva, bebidas e petiscos grátis, ar-condicionado e até mesmo serviço de despertador.

Vista da cidade de Palermo, na Sicília, no sul da Itália
Créditos: holgs/iStock
Vista da cidade de Palermo, na Sicília, no sul da Itália

Horários e estações

Os trens noturnos partem em vários horários. Os três principais, que irão proporcionar a experiência de explorar a Europa a noite, são:

  • às 19:35 da Milano Centrale, com parada em Roma e chegada prevista na estação central de Palermo às 11:57 do dia seguinte;
  • às 20:10, partindo diretamente da Milano Centrale em direção à estação central de Palermo, com previsão de chegada às 16:55;
  • às 22:13 da estação Milano Porta Garibaldi, passando por Nápoles e chegando à estação central de Palermo às 19h.

Os horários estão sujeitos a alterações.