Descubra Crystal River, a cidade santuário de peixes-boi

Cidade que é casa de centenas de peixes-boi que vivem livres na Flórida

Por: jujunatrip | Comunicar erro

Um emaranhado de rios e nascentes de água cristalina, com centenas de peixes-boi. Crystal River não é apenas casa desses animais, mas também a rota de migração deles, e o único santuário da Flórida onde mergulhar com eles é legalmente permitido.

E como se isso já não bastasse, Crystal River é uma graça, e tem clima de vilarejo praiano. É ir pra se apaixonar. O Juju na Trip, blog de viagem em família, voltou de uma viagem pela Florida e conta mais para sobre esse lugar especial. Confiram!

Os peixes-boi em Crystal River. Não se pode entrar na área demarcada para não estressar os animais
Crédito: Visit FloridaOs peixes-boi em Crystal River. Não se pode entrar na área demarcada para não estressar os animais

Onde fica Crystal River e como chegar ate lá

Esse santuário natural fica no norte do Estado da Flórida, a cerca de uma hora e meia de Orlando, na direção noroeste. A sugestão é ir de carro. O caminho é muito simples e bem sinalizado, basta pegar a Florida’s Turnpike e depois a FL-44 W.

Quanto tempo ficar em Crystal River

O ideal é ter pelo menos dois ou três  dias inteiros na cidade para aproveitar de verdade as atividades e curtir a vibe de lá. Algumas pessoas optam por fazer bate e volta de Orlando, mas na nossa opinião a experiência não é a mesma.

o que fazer em Crystal River
Mergulho em Kings Bay: muitos manatees mesmo com a águas mais turva.

Onde se hospedar em Crystal River

Crystal River é uma cidade pequena, com uma avenida principal  e inúmeras pequenas ruas no entorno onde mora a população local. O que significa que ainda há poucas opções de hotéis e pousadas.

O nosso hotel foi o Plantation on Crystal River. Gostamos muito da estrutura, do café da manhã e do fato do hotel ficar na beira de um dos rios. Isso que dizer que dá pra pegar um SUP e remar até os manatees, longe de tudo e de todos. O hotel também faz passeios de barco para mergulho com os animais (3 horas e custa US$99)

A segunda opção, com estrutura semelhante ao do Plantation, é o Best Western Crystal River Resort, localizado próximo do centro de Crystal River. Vale ressaltar que nenhum dos dois são hotéis de luxo, pois não há essa categoria na cidade.

O Hotel Plantation em Crystal River
E o nosso quarto

O que saber antes de ir para Crystal River:

    • Crystal River é o único lugar na Florida onde o mergulho com os manares é legalizado, ou seja, há regras rigorosas sobre como se comportar durante o mergulho. A experiência é única, mas é preciso te consciência e respeitar o espaço dos animais.
    • Não é permitido tocar nos peixes-boi, mas se você ficar parado, só observando, eles podem chegar bem pertinho e brincar com você. Foi o que fizemos e um deles deu uma cafungada nas minhas costas e foi mágico!
    • A temperatura das nascentes é constante, sempre na faixa de 20-22 graus, e isso faz com que a visita a Crystal River seja ideal durante todos os meses do ano. Entretanto, no inverno, entre novembro e março, a concentração de manatees aumento, por causa das baixas temperaturas no Golfo do México.
    • É quando as águas do golfo do México esfriam no inverno, os manatees se deslocam para as águas de Crystal River
crystal river o que fazer
Kings Bay tem muitos peixes-boi, mas a água não é transparente. Porém, é uma área onde os bichos costumam estar mais ativos.
dicas de Crystal River
Um dos manatees de Kings Bay veio dar um beijo na gente.

O que fazer em Crystal River

O principal: nadar com os Manatees

Nadar com os peixes-boi é a atração principal de Crystal River.  Os locais mais legais são de Homossassa, Kings, Three Sisters Springs, sendo a última a cereja do bolo.

A cor da água na nascente Three Sisters: cereja do bolo
A cor da água na nascente Three Sisters: cereja do bolo

Three Sisters é especial pelo conjunto da obra. De todas, é a mais clara e onde a concentração de peixe-bois é maior. E ela ainda é pública, ou seja, não é preciso pagar nada para entrar.

atrações em Crystal River
A cor absurda da nascente Three Sisters

Dois outros detalhes que devem ser levados em consideração para deixar os passeios melhores: opte por ir bem cedo para os rios e nascentes. Logo pela manhã é quando os animais estão mais ativos e a chance de chegarem pertinho é maior.E quanto mais cedo, menso gente.

A segunda é começar dos rios, onde as águas são mais turvas, e seguir para as nascentes, que são mais cristalinas. Essa ordem vai suprir todas as expectativas de beleza natural.

Outras atividades em Crystal River

Apesar das estrelas da cidade serem os manatees, há também outras atividades ótimas para se fazer em Crystal River. Começando por um divertido passeio de airboat pelas águas do Golfo do México. O barco chega aos 100 km/h, flutuando sobre o mar, e ainda passa por golfinhos, que vivem na costa.

Saindo para o passeio com o Airboat do Captain Tim Baxter
Saindo para o passeio com o Airboat do Captain Tim Baxter

A empresa com que fizemos lo passeio de Airboat foi a  Gypse Sea Adventure, do Captain Tim Baxter,  e recomendamos.

Crystal River dicas
Muitas aves na Costa de Crystal River
Conseguimos ver golfinhos no passeio de airboat
Conseguimos ver golfinhos no passeio de airboat

O charmoso centrinho de Crystal River também é uma parada obrigatória, principalmente na parte da tarde, depois de uma manhã com os peixes-boi.

A animação fica na Heritage Village, North Citrus e no Hunter Spring Park, onde se concentram os restaurantes, lojinhas de lembranças e casas históricas. Como opções de almoço e lanche, nós recomendamos o Highlander Cafe e o Amy’s on the Avenue.

Em janeiro o movimento aumenta pelas ruas, pois a cidade recebe o festival do Manatee.

o que fazer em Crystal River
O charmoso centro histórico da cidade

Dicas úteis

  • Chip Internacional nos Estados Unidos: durante toda a viagem, usamos  o chip internacional da Easysim4u, que funciona até nas áreas mais isoladas, como nos rios e nascentes Crystal River. A velocidade dos dados é ótima, e você pode reutilizar o chip em outras viagens
  • Seguro Viagem nos EUA: os EUA não têm sistema público de saúde, então qualquer imprevisto médico pode custar bem caro. É bom ter um seguro. Se quiser ver  cotaçoes e comprar online, recomendo o Seguros Promo, O seguro que compramos pelo site fdoi o da GTA Assist.
  • Visto: É exigido para entrada nos EUA.

Compartilhe:

Autor: jujunatrip

O Juju na Trip é um blog de viagens que mostra as aventuras de uma família pelo mundo curtindo o melhor da vida. Por Gabriela Temer, Rico Sombra e Juju (a filhota!).

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Juju na Trip da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …