Dicas de como acumular milhas aéreas e viajar mais

Quanto mais você viajar, mais pontos acumula. Com mais pontos acumulados, mais descontos em novas passagens aéreas.

Para quem quer começar a acumular milhas aéreas a primeira coisa que deve ser feita é participar de um programa de fidelidade. Como sabemos, a maioria das pessoas usa esses benefícios para resgatar passagens aéreas.

Atualmente, existem três programas de fidelidades de companhias aéreas brasileiras: Latam Pass (Latam), Smiles (Gol) e TudoAzul (Azul), Se ainda não está cadastrado em nenhum deles, este deve ser seu primeiro passo.

Para escolher o melhor programa de fidelidade, pense qual companhia você mais utilizou nos últimos 12 meses.

Na maioria das compras do dia a dia feitas com cartão de crédito é possível acumular milhas aéreas
Créditos: Popartic/iStock
Na maioria das compras do dia a dia feitas com cartão de crédito é possível acumular milhas aéreas

Faz muito mais sentido participar do programa de fidelidade vinculado a companhia que você mais gosta. Além disso, leve em conta a reputação da plataforma. Com um pouco de pesquisa no Google já é possível descobrir o que os clientes da empresa acham do serviço. Por fim, verifique a facilidade de resgatar bilhetes com milhas.

Neste caso, você deve avaliar se o preço cobrado por esse serviço vale a pena ou não. O importante é saber que existem opções mesmo para quem ganha pouco. Por fim, se você não sabe se o seu cartão acumula milhas, é possível consultar essa informação na sua fatura ou no site do banco.

Milhas aéreas acumuladas no cartão de crédito

Com relação aos pontos acumulados no cartão de crédito é preciso ficar atento a dois detalhes básicos. O primeiro deles é a pontuação oferecida. A maioria deles oferecem 1 milha a cada dólar gasto, ou seja, para saber quanto você está ganhando por mês é preciso converter o valor da sua fatura para a moeda americana.

Além disso, a segunda coisa a ficar atenta é saber a validade das milhas aéreas para evitar que eles expirem antes de serem utilizadas.

Conheça as parcerias entre os programas de fidelidade

As parcerias tornam os programas de fidelidade ainda mais interessantes. Inclusive, é graças a elas que você pode trocar os pontos acumulados nos cartões de crédito por milhas. Assim, quanto mais parceiras a plataforma da companhia aérea tiver, melhor. Dessa forma, você expande o uso dos seus benefícios.

Além dos bancos as companhias aéreas têm parcerias com programas de fidelidade de hotéis e postos de combustíveis nos quais é possível acumular benefícios para serem trocados por milhas. Da mesma forma, essas empresas oferecem pontos nas compras em várias lojas de consumo e varejo.

Pode parecer algo óbvio, mas toda vez que você compra uma passagem pode acumular milhas aéreas
Créditos: guvendemir/iStock
Pode parecer algo óbvio, mas toda vez que você compra uma passagem pode acumular milhas aéreas

Por isso, quando estiver escolhendo a sua plataforma, não deixe de verificar quem são os parceiros do programa de fidelidade. Afinal, são eles quem vão ajudar você a acumular mais milhas. Uma dica importante, saiba qual é a regra de conversão entre o seu cartão de crédito e a companhia aérea. O ideal é que a proporção seja 1:1 –1 ponto do cartão igual a 1 milha.

Potencialize os ganhos na transferência

A última dica é aproveitar as promoções com possibilidade de acumular pontos transferindo de um programa para outro. Nessas ocasiões as plataformas oferecem bônus ao realizar esse tipo de operação. Elas são bem comuns entre os programas de cartões de crédito e companhias aéreas. Com elas os participantes podem ganhar de 30% a 120% de pontos extras.

Funciona assim, suponha que você tenha 10 mil pontos no cartão de crédito e deseja transferir para o programa da companhia aérea. De repente, essas empresas lançam uma promoção com 50% de bônus. Se você realizar a operação durante a campanha, vai trocar 10 mil pontos por 10 mil milhas e ainda ganhar 5 mil de bônus.